Buscar

Democracia e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Democracia e Cidadania
Será apresentando um estudo de caso que contemple os conceitos de democracia e cidadania. Após a exposição do caso, o(a) aluno(a) deverá:
1 - Refletir sobre os conceitos indicados.
2 - Associar os conceitos com exemplos do cotidiano (que deverá ser indicado pelo (a) aluno(a) a partir de suas vivências.
3 - Apresentar o resultado de suas reflexões e associações no fórum (sem limites mínimos ou máximo para escrita). O objetivo é fomentar reflexões e associações do cotidiano nos (as) alunos(as).
Contextualização
“Exército dispara 80 tiros em carro de família no Rio e mata músico. Para delegado, tudo indica que militares fuzilaram veículo com família por engano” (PAULUZE; NOGUEIRA, 2019).
Ganhou destaque na mídia nacional e internacional o fato ocorrido com a família do músico brasileiro Evaldo Rosa dos Santos, que faleceu após seu carro, onde estava com sua família dirigindo-se para um chá de fraldas, ser alvejado com 80 tiros de fuzil. 
A família pertence a uma comunidade do Rio de Janeiro que, à época, estava sob intervenção do exército, como solução para conter o crime e tráfico na capital do Estado.
A situação chamou atenção pela desproporcionalidade dos tiros efetuados contra à família que em nenhum momento teve como se defender. Situações como essa, infelizmente, são corriqueiras no Brasil e, via de regra, atingem uma população com um perfil: moradores de comunidades pobres e negras.
As violações dos Direitos Humanos são assíduas nas comunidades, que não se sentem protegidas pelo Estado no que se refere à efetividade mínima dos seus direitos fundamentais, tais como: saúde, educação, segurança, lazer, habitação.
Pensar sobre os conceitos de Democracia e Cidadania tornar-se imprescindível no atual contexto frente a fatos que violam os Direitos Humanos.
O caso apresentado é um exemplo da violação de direitos fundamentais de uma família que foi vítima da ação desproporcional do exército. Democracia é um sistema político que deve garantir a participação dos cidadãos nas decisões políticas do Estado e garantir seus direitos e liberdades individuais. Nesse sentido, a democracia deve ser um meio para que todos os cidadãos tenham uma vida digna e justa.
No entanto, o caso do músico e sua família mostra uma realidade muito diferente, onde o Estado, ao invés de garantir a segurança e proteção dos cidadãos, age de forma violenta e desproporcional, violando os direitos humanos e fundamentais.
A cidadania é um conceito que se relaciona diretamente com a democracia, pois se refere aos direitos e deveres do cidadão dentro do Estado. Ser cidadão significa ter participação ativa na sociedade, exercer sua cidadania e lutar por seus direitos. A cidadania é, portanto, um papel ativo que deve ser exercido pelos indivíduos na sociedade.
Exemplos do cotidiano:
No cotidiano, podemos encontrar diversos exemplos de violação de direitos humanos e fundamentais, muitas vezes associados à discriminação de gênero, raça, etnia ou orientação sexual. Por exemplo, situações em que mulheres são vítimas de violência doméstica, pessoas LGBTQIA+ são discriminadas e marginalizadas, ou jovens negros são mortos pela polícia.
Esses exemplos mostram que a democracia e a cidadania ainda precisam ser aprimoradas em nossa sociedade. É importante que todos os cidadãos exerçam sua cidadania de forma ativa, lutando pelos seus direitos e pelo cumprimento dos deveres do Estado.
Resultado das reflexões e associações:
A violação dos direitos humanos é um problema grave em nosso país e exige uma reflexão profunda sobre os conceitos de democracia e cidadania. A democracia deve ser um meio para que todos os cidadãos tenham seus direitos garantidos e uma vida digna, mas é evidente que essa não é a realidade atual.
Por isso, é fundamental que cada um exerça sua cidadania de forma ativa e lutem por uma sociedade mais justa e igualitária. É preciso cobrar dos governantes o cumprimento dos seus deveres e fiscalizar as ações do Estado para evitar situações como a que ocorreu com a família do músico. A cidadania é um papel ativo que deve ser exercido por todos os cidadãos e somente assim será possível construir uma sociedade mais democrática e justa.

Outros materiais