Buscar

importância da tireoide

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

importância da tireoide
A glândula tireóide é uma glândula em forma de borboleta localizada na frente do pescoço e ao redor da traqueia. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina respectivamente) afetam nosso corpo e metabolismo desde a concepção até a senilidade. Isso significa que é uma glândula pequena em termos de tamanho e função executiva.
Conhecimento
Devido a esta importância, e porque o seu funcionamento insuficiente altera o funcionamento de vários órgãos vitais, em 2008 a Federação Internacional da Tireóide lançou e estabeleceu o dia 25 de maio como sua data de memória internacional para conscientizar a população sobre os problemas da tireoide e seus desafios.
Quando você produz menos...
Então, quando a tireoide não está funcionando normalmente, ela pode produzir mais ou menos do hormônio. Com isso em mente, podemos dizer que com produção insuficiente temos hipotireoidismo e todo o organismo começa a funcionar lentamente: coração mais lento, metabolismo mais lento, ganho de peso, constipação intestinal, pele seca, sonolência, falta de concentração e memória, fadiga e às vezes depressão, entre outras alterações.
Quando você produz mais...
Quando a produção de hormônios aumenta, instala-se o hipertireoidismo e todo o organismo acelera, como o coração, que aumenta o número de batimentos, o que pode representar arritmias graves, aumento do número de defecações, pele úmida, muito calor e suor. irritabilidade, mau humor, insônia, tremores, sente-se muito forte, ao mesmo tempo cansado, emagrece e, dependendo do fator causador, pode apresentar aumento dos olhos (exoftalmia), externos, outras alterações.
No entanto, tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem causar um aumento da glândula tireoide, que é chamado de bócio.
Uma fase que pode ocorrer
Essas alterações podem ocorrer em qualquer momento da vida, desde o nascimento até a terceira idade, e afetam tanto homens quanto mulheres. Existe tratamento para ambas as alterações.
Por isso, esse dia, e sem falar na semana, é sempre marcado pelas Sociedades de Endocrinologia de todo o mundo através de seus departamentos de tireoide como um alerta público e um guia para buscar a ajuda de um especialista específico para o seu tratamento. , que é endocrinologista.

Continue navegando

Outros materiais