Buscar

texto 1

Prévia do material em texto

Se o indivíduo não pode vir até o psi, o psi pode ir até ele
TEXTO: Psicologia da Saúde X Psicologia Hospitalar: Definições e possibilidades de inserção profissional 
Saúde se refere a um conceito amplo, relativo às funções orgânicas, físicas e mentais.
Hospital se refere a uma instituição concreta em que se trata doentes.
Saúde: intervenção primária, secundária e primária
Hospital: intervenção secundária e primária
O QUE É PSICOLOGIA DA SAÚDE 
· Planeja compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença.
· Avalia, diagnostica, trata, modifica e previne os problemas físicos e mentais.
· Esse trabalho pode ser realizado em hospitais, centros de saúde comunitários, ONGs ou residencialmente.
· A psicologia da saúde utiliza conhecimentos das ciências biomédicas, psicologia clinica e da psicologia social-comunitária.
· Fundamenta o trabalho na promoção e na educação para a saúde, que objetiva intervir com a população em sua vida cotidiana antes que haja riscos ou se instale algum problema de âmbito sanitário. Capacitar a própria comunidade para ser agente de transformação da realidade, pois aprende a lidar, controlar e melhorar sua qualidade de vida.
O QUE É PSICOLOGIA HOSPITALAR 
· O psi hospitalar realiza atividades como: atendimento psicoterapêutico, grupos psicoterapêuticos, atendimento ambulatorial, pronto atendimento…
· CRITICA: esse termo é inadequado, pois, pertence à lógica que toma como referência o local para determinar às áreas de atuação, e não prioritariamente as atividades desenvolvidas. Seria melhor o termo Psicologia no contexto hospitalar,
· é então o conjunto de contribuições cientificas, educativas e profissionais que fornece uma melhor assistência ao paciente. O psi reúne conhecimentos e técnicas para aplica-los de maneira coordenada e sistemática, sem se limitar, por isso, ao tempo específico da hospitalização.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, A REALIDADE BRASILEIRA E O MERCADO DE TRABALHO 
· O psi tem que ser comprometido socialmente, estar preparado para lidar com os problemas de saúde de sua região e ter condições de atuar em equipe com outros profissionais.
· A formação do psi na América-latina está vinculada ao tratamento individual do modelo clinico, sendo a base de sua identidade profissional.
É importante poder discutir, compreender e assumir a função e o papel que nos cabe para transformar a realidade sanitária no país.

Continue navegando