Buscar

Estudo de caso

Prévia do material em texto

Estudo de caso
Tema: Redução das desigualdades
Um dos países que mais possuem problemas com desigualdades é a Namíbia, entre esses problemas estão: a distribuição de renda desigual entre as raças, enquanto brancos possuem maior parte da riqueza e os negros vivem na pobreza; o país hoje tem cerca de 12% da população analfabeta e a taxa de mortalidade infantil é de 32 óbitos a cada mil nascidos vivos.
No país há pouco interesse em busca de mudanças, pois não existem programas para auxiliar na melhora das condições relacionadas à igualdade.
No Brasil temos alguns órgaos e programas sociais, um deles é o MEC (Ministério da Educação), que realiza desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a educação de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
No Paraná temos vários institutos que bsucam a melhoria pela igualdade, um deles é o Instituto Aurora, que possui o projeto Novas Lentes, Novas Mentes (NLNM), que tem por objetivo fortalecer o respeito aos Direitos Humanos no espaço de trabalho e também a igualdade de gênero, raça e diversidade. 
Na minha região seria interessante promover projetos utilizando os meios de comunicação que temos para mostrar às pessoas, independente de gênero ou classe social, a importância da educação, para que possam exercer os seus direitos e deveres, todos de forma igualitária. 
Estudo de caso
Tema: Saúde e Bem-Estar
O projeto Women Choose Health, desenvolvido por especalistas da Universidade de Coimbra de Portugal, tem por objetivo de promover a saúde mental materna, durante e após a gravidez, período que é bastante vulnerável para as mulheres, que podem desenvolver perturbações psicológicas como ansiedade ou depressão.
Segundo Ana Fonseca, investigadora principal do projeto, “ainda há uma percentagem muito significativa de mulheres que não recebe tratamento para as perturbações psicológicas no período da gravidez e pós-parto”.
As ações que poderiam contribuir na minha realidade social são oferecer mais tratamentos às mulheres e perceber o nível de conflito em que elas se encontram, proporcionando apoio à elas e aos familiares para que vivam um relacionamento de qualidade.
O Projeto Papo Preta – Saúde e Bem-estar da Mulher Negra é um projeto de Psicologiacriado e m 2016, fundado pelas psicólogas Shenia Karlsson e Claudina Damasceno nascomunidades e Ongs no Rio de Janeiro. Com foco no cuidado da saúde mental e bem-estar emocional da mulher negra, ampliou suas ações a toda população negra de difusão africana e hoje atua no Brasil e em Portugal, com objetivo de propiciar a construção de um espaço para apromoção de saúde emocional e bem-estar psicológico onde as experiências oriundas do racismopossam ser acolhidas e superadas.
Os benefícios que esse projeto traria a minha região caso fosse aplicado, seria uma forma de encorajar novos engajamentos com a história negra, visando criar um espaço seguro para compartilhar experiências.
Maio furta-cor é um projeto que tramita na Câmara Municipal de Curitiba, dedicado às ações de conscientização e promoção da saúde mental materna. Foi criado com o objetivo de sensibilizar a população a olhar com mais carinho para todas as mães, que muitas vezes se desdobram em várias funções para atenderem suas famílias. 
Sabemos que a pandemia tem afetado emocionalmente muitas pessoas, programas com apoio à saúde mental dos profissionais de educação e consequentemente aos estudantes e toda comunidade, são de alta relevância, visto que quando estamos bem físicos e emocionalmente, reflete em nosso cotidiano, que nos promove saúde e tranquilidade para desenvolver as tarefas do dia a dia.
Encontros regionais e campanhas que enfatizem a importância da saúde mental da mulher podem ser vistos como uma ótima estratégia a ser abordada pela ODS (Objetivos de Desenvolvimeto Sustentável). Estes encontro e campanhas poderiam se tornarem políticas públicas, deveriam ser introduzidos.
Portfólio 
Tema: Turismo, Esporte e Cultura.
	Origem do jogo: 
	
De origem indígena, o jogo foi regulamentado como esporte no ano de 1985. Antes era confeccionada com palha de milho,com enchimento de areia ou serrageme com penas de galinha. Era utilizada para treinamento militar, pensava-se que tal tipo de jogo melhorava as habilidades físicas do soldado. 
A palavra peteca na língua Tupi significa “bater”. 
Segundo os registros do passado, antes mesmo da chegada dos portugueses os nativos já jogavam peteca como forma de recreação.
Foi em Minas Gerais que a peteca tomou a forma que tem hoje, também onde foram criadas as primeiras regras do jogo. 
	Competência Geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contemplada:
	Corpo, gestos e movimentos
	Competência específica de uma das áreas dos anos iniciais do Ensino Fundamental contemplada com o trabalho:
	Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias atividades artísticas, entre outras possibilidades
	Número de participantes:
	A partir de 3 participantes, não há quantidade máxima de jogadores.
	Regras do jogo:
	· Consiste em manter a peteca sempre no ar
· Devolver para o adversário, dificultando sua jogada,
· Quem deixar a peteca cair sai do jogo.
· O ganhador do jogo será quem não deixou a peteca cair nem uma vez. 
	Como se joga ou como se brinca?
	· As crianças formam um círculo com pelo menos três integrantes. 
· Quem começa deve segurar a peteca com uma mão e golpeá-la debaixo para cima com a outra mão, lançando aos companheiros de jogo. 
· O jogador seguinte golpeia a peteca passando para o outro sem deixar cair. 
· Quando a peteca cair, o jogador sai da brincadeira.
	Foto do jogo ou brincadeira:
	
	Referências:
	KISHIMOTO,T.M. Jogos infantis: a peteca. Terra brasileira,1997. Disponível em: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/i29-jpete.html
Acesso em: 07 de fevereiro de 2022.
CONEXÃO ESCOLA. Jogos e brincadeiras. Prefeitura de Goiania. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/jogos-e-brincadeiras/#:~:text=Quem%20come%C3%A7a%20a%20brincadeira%20deve,o%20outro%20sem%20deixar%20cair.&text=quem%20n%C3%A3o%20deixou%20a%20peteca%20cair%20nem%20uma%20vez.
Acesso em: 07 de fevereiro de 2022.
Portfólio
Tema: Boa saúde e bem-estar
	Pense na sua região e crie uma campanha de divulgação
	Escolha um item dos ODS 3
	Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas
entorpecentes e uso nocivo do álcool;
	Defina um problema 
	A dependência química é uma doença que afeta todos os aspectos da vida do indivíduo e pode ser causada por múltiplos fatores. A facilidade de acesso às substâncias aumenta a ocorrência desse transtorno. O uso das substâncias começa com fins recreativos, com o tempo o usuário torna-se dependente, apresentando distúrbios físicos, mentais e emocionais.
	Qual a importância de praticar tal ação? Em que contribuirá? 
	A prevenção do uso das drogas reduz os danos pessoais, familiares e comunitários. O primeiro cuidado que uma pessoa deve ter para se manter distante do consumo de drogas é saber recusar seu consumo, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas.
A harmonia em ambientes familiares é uma ótima estratégia para contribuir para a prevenção do uso de drogas na adolescência, mas também na vida adulta. Para pessoas que enfrentam dificuldades em ambientes familiares, a participação em grupos comunitários, ou até mesmo religiosos, pode ser uma ótima alternativa para que eles se mantenham distantes dos problemas e do uso de drogas.
	A que público se destina? 
	Esta campanha é destinada a adolescentes e jovens.
	Descreva sua ação?
	Incentivar os adolescentee jovens a criarem hobbies, atividades que sejam atraentes, por exemplo; esportes, videogames, instrumentos musicais, colecionismo. Atividades que obtenham a atenção deles, pois geralmente o uso de drogas aparece como um pretexto para preencher um vazio que poderia ser facilmente preenchido por uma atividade recreativa.
Outra estratégia está relacionada com a família; não ter medo de falar abertamente sobre esse assunto e do dano que o uso das drogas pode causar para a saúde, relacionamentos, etc. 
Oferecer cursos aos adolescentes e jovens, que falem sobre a importância de se manter longe das drogas, violência, más companhias e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. 
Flyer da campanha :
Portfólio
Tema: Redução das desigualdades.
	Nome do projeto:
Inclusão de crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais na sociedade.
	Cidade onde será executado:
Santa Helena 
	O púbico atendido:
Todos aqueles que são portadores de quelquer deficiência física ou intelectual.
	Identifique no projeto três metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10: Empoderar promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra; 
 Facilitar a migração e a mobilidade ordenada, segura, regular e responsável das pessoas,
Incentivar a assistência oficial ao desenvolvimento e fluxos financeiros, incluindo o
investimento externo direto, para os Estados onde a necessidade é maior.
	Destaque os objetivos do projeto: promover a boa qualidade de vida e bem estar das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
	Ações que serão realizadas para atender aos objetivos do projeto e as metas da ODS: serão realizadas atividades em que essas crianças, jovens e dultos com deficiência possam participar, como por exemplo: mutirão de limpeza, horta comunitária, aulas gratuitas de reforço escolar, engajamento em campanhas, cursos gratuitos para os professores de escolas públicas para que estes possam auxiliar no desenvolvimeto dessas pessoas portadoras de deficiência. Palestras de incentivo, para que todos os portadores de deficiência sintam-se acolhidos pela sociedade. 
Estudo de caso
Tema: Intelectuais e Personalidades: Representação Social.
Paulo Freire foi importante educador e filósofo brasileiro, que ganhou destaque no meio literário nacional após apresentar seus pensamentos e versões para uma educação revolucionária. As suas obras defendiam uma educação na qual o aluno apresentaria protagonismo, por intermédio de pensamentos críticos acerca da sociedade. Isso corroboraria com a libertação dos indivíduos. Isso é explicitado na obra "Pedagogia do Oprimido". O Mobral foi um projeto inspirado nos pensamentos de Paulo Freire e adequado quanto a sua proposta de palavras geradoras em prol de se educar jovens e adultos no Brasil. A finalidade desse projeto era promover uma adequação do ensino na rotina agitada de jovens e adultos trabalhadores, portanto, sua proposta era de entender o contexto ao qual estavam inseridos e utilizar de seus conhecimentos prévios para a sua educação formal. A minha região seria beneficiada com um projeto desse tipo, pois há sempre aqueles que não puderam estudar em razão de suas atividades profissionais desempenhadas. Paulo Freire buscava introduzir os círculos de cultura a partir da humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação. O papel da educação é de formar os indivíduos para a sociedade. O Desenvolvimento da educação está associado ao processo de socialização, comunicar com o caráter coletivo da sociedade. A prática pedagógica está presente na formação do indivíduo, ela se destaca de outras práticas sociais pois transmite o conhecimento e auxilia na socialização, onde a prática desse aprendizado se dará também os outros espaços sociais. No Estado do Paraná um intelectual importante na Educação Pedagógica foi Erasmo Pilotto. Um dos principais articuladores do Movimento pela Escola Nova – MEN, nas quais a arte era apresentada como uma atividade, entre outras, úteis para o desenvolvimento dos aspectos biológicos e psicológicos do desenvolvimento da criança. A proposta de Pilotto traz a centralidade da questão ligada a uma concepção filosófica espiritualista, contrastante portanto com a então crescente cientificização do campo educacional. Segundo Pilotto, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
Estudo de caso
Tema: Paz, Justiça e Instituições eficazes.
A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembléia Geral da ONU em setembro de 1990, ratificada por 196 países. Essa convenção inspirou muitos governos a mudar leis e políticas, fazer investimentos para que mais crianças recebam os cuidados essênciais para se desenvolverem, para que tivessem suas vozes ouvidas e que participassem da sociedade. Como é mencionado no artigo 2, parágrafo 2: “ Os Estados Partes devem adotar todas as medidas apropriadas para assegurar que a criança seja protegida contra todas as formas de discriminação ou punição em função da condição, das atividades, das opiniões manifestadas ou das crenças de seus pais, representantes legais ou familiares.” Há também o artigo 3, parágrafo 2 : “Os Estados Partes comprometem-se a assegurar à criança a proteção e o cuidado que sejam necessários ao seu bem-estar, levando em consideração os direitos e deveres de seus pais, tutores legais ou outras pessoas legalmente responsáveis por ela e, com essa finalidade, tomarão todas as medidas legislativas e administrativas adequadas.” E por fim, o artigo 12 parágrafo 2: “Para tanto, a criança deve ter a oportunidade de ser ouvida em todos os processos judiciais ou administrativos que a afetem, seja diretamente, seja por intermédio de um representante ou de um órgão apropriado, em conformidade com as regras processuais da legislação nacional.” A proteçao à criança é um assunto que vem sendo muito repercutido, para que todas essas ações sejam cumpridas precisamos reconhecer a importância da mobilização do Estado e sociedade para que as crianças e os adolescentes sejam vistos de forma indissociável de seu contexto familiar e comunitário.
O projeto de lei nº 373/2018, do Poder Executivo, que institui no Paraná o Programa Criança e Adolescente Protegidos. Trata-se de um projeto que tem por objetivo a garantia de direitos para os agentes atuarem com agilidade e eficácia no atendimento de casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. No estado do Paraná, esse projeto é de grande importância para a segurança pública de crianças e adolescentes, na identificação e localização de crianças desaparecidas, o que ocorre muito ainda nos dias atuais. 
O Programa de Guarda Subsidiada para Crianças e Adolescentes em situação de risco social e de outras providências. Sancionada pelo prefeito municipal Silom Schimidt, em julho de 2002. Segundo o artigo 1: “ As crianças e adolescentes, em caso de falecimento, abandono, negligência, ameaça e violação dos seus direitos fundamentais por parte de seus pais ou responsável, em havendo destituição de guarda ou tutela, suspensão ou destituição de pátrio poder e verificada a impossibilidade de colocação sob guarda ou tutela de pessoas de sua família, serão colocadas em família substituta na forma de guarda subsidiada, nos termos da presente Lei.” Esta Lei é de extrema importância, pois permite que crianças e adolescentes em situações de risco sejam cuidadas por famílias substitutas, que possam lhes garantir conforto e segurança para que elas cresçam e se desenvolvam dentro de um ambiente acolhedor. 
Portfólio
Tema: Paz, Justiça e Instituições eficazes.

Continue navegando