Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com relação aos anticorpos, é incorreto afirmar que:
a) existem cinco classes de imunoglobulinas (IgM, IgD, IgG, IgA, IgE).
b) são as primeiras moléculas participantes do reconhecimento imunológico específico.
c) são moléculas solúveis, em formato de Y.
d) são formas secretadas dos receptores de célula T e B.
e) são constituídos por uma unidade básica de quatro cadeias polipeptídicas - 2 pares de cadeias leves (L) e pesadas (H) ligadas covalentemente por pontes dissulfeto.

A respeito das IgEs, considere as seguintes proposições: I - estão presentes em baixas concentrações no soro sanguíneo, mas tem um papel significativo no início da resposta inflamatória aguda, na proteção contra parasitas e nas reações alérgicas. II – é uma imunoglobulina que medeia reações de hipersensibilidade e reações anafiláticas. III - alergias estão associadas com a produção desta imunoglobulina. Após estímulo antigênico, células plasmáticas produzem IgE, a qual se liga a receptores específicos nos mastócitos e basófilos, induzindo a libertação de aminas bioativas. Conclui-se que:
a) todas as proposições estão corretas.
b) somente as proposições I e II estão corretas.
c) somente as proposições I e III estão corretas.
d) somente as proposições II e III estão corretas.
e) somente a proposição I está correta.

A resposta imunológica pode ser definida como um conjunto de eventos desencadeados pelo contato do organismo com substâncias estranhas, e pode ser dividida em respostas inata e adquirida. A resposta imunológica inata a um determinado patógeno depende:
a) da replicação do patógeno no organismo hospedeiro.
b) do reconhecimento de padrões moleculares presentes no patógeno por receptores de células do hospedeiro.
c) do contato prévio do hospedeiro com o patógeno, com produção de anticorpos específicos contra ele.
d) da administração de antibióticos efetivos contra o patógeno em questão.
e) da destruição das células infectadas pelo patógeno por linfócitos NK.

Com relação à presença de infecção por microrganismos e à resposta do hospedeiro frente à agressão, assinale a alternativa incorreta.
a) essa resposta envolve o organismo como um todo, independentemente do tecido injuriado.
b) a proliferação de microrganismos desencadeará, no tecido infectado, um conjunto de alterações no organismo do hospedeiro frente à agressão, ou seja, a chamada resposta de fase aguda.
c) a resposta do organismo dá-se apenas no local da infecção, sendo difícil se valer de exames laboratoriais como recurso auxiliar e/ou complementar para o diagnóstico.
d) a medula óssea tem contribuição fundamental na efetivação do processo inflamatório, por meio da liberação e aumento na produção dos leucócitos.
e) alguns tipos de antibióticos, anti-inflamatórios não esteroidais, antivirais, quimioterapia oncológica e até mesmo analgésicos, podem afetar a produção e a sobrevida de neutrófilos.

A respeito da estrutura da Imunoglobulina G, está correto afirmar que:
a) todas estão corretas.
b) é a imunoglobulina mais abundante no sangue (cerca de 70%), presente sobretudo na resposta secundária a um antígeno, sendo constituida por 2 cadeias leves e 2 cadeias pesadas.
c) divide-se em quatro classes: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4, com sequências de aminoácidos e atividades funcionais ligeiramente diferentes.
d) IgG1, IgG3 e IgG4 são capazes de atravessar a placenta e providenciar ao feto alguma imunidade humoral.
e) a IgG3 é a mais eficiente ativadora de Sistema Complemento.

As respostas imunológicas adquiridas se caracterizam por dois tipos: a imunidade humoral e a imunidade celular. Essas respostas decorrem de diferentes componentes do sistema imunológico que têm a função de eliminar diversos tipos de microrganismos. Sobre esses dois tipos de imunidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) a imunidade celular é mediada por moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas, chamadas anticorpos, produzidas pelos linfócitos T.
( ) a imunidade humoral é o principal mecanismo de defesa contra um microrganismo extracelular e suas toxinas.
( ) a imunidade celular promove a destruição dos microrganismos localizados em fagócitos ou a destruição de células infectadas.
( ) a imunidade celular apresenta anticorpos especializados e diferentes tipos podem ativar mecanismos efetores diferentes.
( ) a imunidade humoral apresenta alguns tipos de anticorpos que promovem a ingestão de microrganismos por células do hospedeiro, enquanto outros ligam e estimulam a liberação de mediadores da inflamação celular.
a) V, V, F, F, F.
b) F, F, V, V, F.
c) V, F, F, V, V.
d) V, F, F, V, F.
e) F, V, V, F, V.

O diagnóstico de diversas patologias pode ser feito através da busca do agente etiológico ou pesquisa de anticorpos específicos no soro de pacientes infectados. Assinale a alternativa que indique quais os testes imunológicos que pesquisa a presença de anticorpos específicos no soro do paciente infectado:
a) ELISA indireto, imunufluorescencia indireta e teste de hemaglutinação.
b) ELISA direto e indireto, imunofluorescencia e látex.
c) ELISA, imunofluorescencia direta e hemaglutinação.
d) Western Blot, Reação em Cadeia da Polimerase e ELISA direto.
e) Western Blot, Elisa sanduíche e Látex.

O sistema composto de proteínas que funcionam de maneira integrada na defesa do organismo contra infecções e na produção de quadros inflamatórios, apresentando como funções principais a indução e a liberação de mediadores inflamatórios, opsonização, promoção de fagocitose e lise bacteriana é denominado:
a) sistema humoral.
b) sistema proteico plasmático de reparação.
c) sistema de coagulação.
d) sistema complemento.
e) sistema das cininas.

Marque a alternativa incorreta sobre o sistema imunológico:
a) As principais células de defesa atacadas pelos retrovírus são os linfócitos B. Após serem infectadas pelo vírus, essas células não conseguem responder adequadamente e perdem sua capacidade de defender de forma eficaz o organismo.
b) O Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) é um locus amplo com genes altamente polimórficos que codificam as moléculas das classes I e II, assim como outras proteínas. Essas moléculas têm a função de se ligar a peptídeos antigênicos e apresentá-los aos linfócitos T específicos.
c) Os linfócitos B, também chamados de células B, quando ativados, proliferam e se diferenciam em plasmócitos, que são as células efetoras da linhagem B, cuja função principal é a secreção de anticorpos.
d) Os linfócitos T, ou células T se apresentam em duas classes principais. Uma se diferencia, quando ativada, em células T CD8+ ou citotóxicas, que matam as células infectadas, ao passo que a outra classe de células T, chamadas de células T CD4+ ou auxiliares atuam na ativação de outras células, como os linfócitos B e os macrófagos, além de coordenar a resposta imunitária.
e) A resposta imune primária se desenvolve quando o indivíduo entra em contato com o antígeno pela primeira vez, havendo a produção de anticorpos e desenvolvendo células B de memória. Quando o indivíduo entra em contato pela segundo vez, a produção de anticorpos será muito mais rápida e eficiente, pois as células B de memória vão reconhecer o antígeno e produzir anticorpos (resposta imune secundária, como nas vacinas).

O ensaio de imunoabsorção ligado a enzima (ELISA), é uma técnica imunológica sensível utilizada em vários imunoensaios. No teste de Elisa indireto, para detecção de anticorpos contra o vírus da Leucemia Felina (FelV)), assinale a alternativa correta quanto à ordem das amostras.
a) 2, 1, 4 e 3.
b) 1, 3, 2 e 4.
c) 4, 1, 2 e 3.
d) 3, 2, 1 e 4.
e) 1, 4, 3 e 2.

A resposta alérgica está inserida no contexto da inflamação. Com relação a essa resposta, é incorreto afirmar que:
a) o perfil característico desta resposta é a presença das interleucinas IL-2, IL-12 e interferon gama.
b) a desgranulação de mastócitos e basófilos ocorre a partir de uma ligação cruzada entre anticorpos IgE e um antígeno chamado de alérgeno.
c) já no primeiro contato com o alérgeno, é possível ocorrer a sensibilização de mastócitos e basófilos.
d) a IgE permanece ligada aos seus receptores de alta afinidade presentes nas membranas de mastócitos e basófilos ativado.
e) mastócitos e basófilos apresentam uma série de funções semelhantes e mediadores comuns.

Os tumores surgem a partir da proliferação e disseminação descontroladas de células transformadas. Em relação à imunologia tumoral, é correto afirmar que:
a) as respostas imunes são eficazes na prevenção do crescimento dos tumores.
b) por serem derivados de células do hospedeiro, os tumores não expressam antígenos que sejam reconhecidos como estranhos pelo sistema imune do hospedeiro.
c) as células NKs (natural killers) destroem tumores que têm uma expressão reduzida do complexo maior de histocompatibilidade (MHC) classe I.
d) o principal mecanismo de imunidade tumoral é a destruição via linfócitos T CD4+.
e) os anticorpos não atuam na imunidade tumoral.

A imunização ativa é um mecanismo em que:
a) se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.
b) se introduz uma grande quantidade de anticorpos que se ligam às células de defesa do organismo.
c) o próprio corpo do indivíduo, sem a introdução de antígenos, gera células de defesa.
d) se introduz uma grande quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.
e) se introduzem antígeno e anticorpo juntos para que sejam gerados anticorpos específicos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com relação aos anticorpos, é incorreto afirmar que:
a) existem cinco classes de imunoglobulinas (IgM, IgD, IgG, IgA, IgE).
b) são as primeiras moléculas participantes do reconhecimento imunológico específico.
c) são moléculas solúveis, em formato de Y.
d) são formas secretadas dos receptores de célula T e B.
e) são constituídos por uma unidade básica de quatro cadeias polipeptídicas - 2 pares de cadeias leves (L) e pesadas (H) ligadas covalentemente por pontes dissulfeto.

A respeito das IgEs, considere as seguintes proposições: I - estão presentes em baixas concentrações no soro sanguíneo, mas tem um papel significativo no início da resposta inflamatória aguda, na proteção contra parasitas e nas reações alérgicas. II – é uma imunoglobulina que medeia reações de hipersensibilidade e reações anafiláticas. III - alergias estão associadas com a produção desta imunoglobulina. Após estímulo antigênico, células plasmáticas produzem IgE, a qual se liga a receptores específicos nos mastócitos e basófilos, induzindo a libertação de aminas bioativas. Conclui-se que:
a) todas as proposições estão corretas.
b) somente as proposições I e II estão corretas.
c) somente as proposições I e III estão corretas.
d) somente as proposições II e III estão corretas.
e) somente a proposição I está correta.

A resposta imunológica pode ser definida como um conjunto de eventos desencadeados pelo contato do organismo com substâncias estranhas, e pode ser dividida em respostas inata e adquirida. A resposta imunológica inata a um determinado patógeno depende:
a) da replicação do patógeno no organismo hospedeiro.
b) do reconhecimento de padrões moleculares presentes no patógeno por receptores de células do hospedeiro.
c) do contato prévio do hospedeiro com o patógeno, com produção de anticorpos específicos contra ele.
d) da administração de antibióticos efetivos contra o patógeno em questão.
e) da destruição das células infectadas pelo patógeno por linfócitos NK.

Com relação à presença de infecção por microrganismos e à resposta do hospedeiro frente à agressão, assinale a alternativa incorreta.
a) essa resposta envolve o organismo como um todo, independentemente do tecido injuriado.
b) a proliferação de microrganismos desencadeará, no tecido infectado, um conjunto de alterações no organismo do hospedeiro frente à agressão, ou seja, a chamada resposta de fase aguda.
c) a resposta do organismo dá-se apenas no local da infecção, sendo difícil se valer de exames laboratoriais como recurso auxiliar e/ou complementar para o diagnóstico.
d) a medula óssea tem contribuição fundamental na efetivação do processo inflamatório, por meio da liberação e aumento na produção dos leucócitos.
e) alguns tipos de antibióticos, anti-inflamatórios não esteroidais, antivirais, quimioterapia oncológica e até mesmo analgésicos, podem afetar a produção e a sobrevida de neutrófilos.

A respeito da estrutura da Imunoglobulina G, está correto afirmar que:
a) todas estão corretas.
b) é a imunoglobulina mais abundante no sangue (cerca de 70%), presente sobretudo na resposta secundária a um antígeno, sendo constituida por 2 cadeias leves e 2 cadeias pesadas.
c) divide-se em quatro classes: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4, com sequências de aminoácidos e atividades funcionais ligeiramente diferentes.
d) IgG1, IgG3 e IgG4 são capazes de atravessar a placenta e providenciar ao feto alguma imunidade humoral.
e) a IgG3 é a mais eficiente ativadora de Sistema Complemento.

As respostas imunológicas adquiridas se caracterizam por dois tipos: a imunidade humoral e a imunidade celular. Essas respostas decorrem de diferentes componentes do sistema imunológico que têm a função de eliminar diversos tipos de microrganismos. Sobre esses dois tipos de imunidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) a imunidade celular é mediada por moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas, chamadas anticorpos, produzidas pelos linfócitos T.
( ) a imunidade humoral é o principal mecanismo de defesa contra um microrganismo extracelular e suas toxinas.
( ) a imunidade celular promove a destruição dos microrganismos localizados em fagócitos ou a destruição de células infectadas.
( ) a imunidade celular apresenta anticorpos especializados e diferentes tipos podem ativar mecanismos efetores diferentes.
( ) a imunidade humoral apresenta alguns tipos de anticorpos que promovem a ingestão de microrganismos por células do hospedeiro, enquanto outros ligam e estimulam a liberação de mediadores da inflamação celular.
a) V, V, F, F, F.
b) F, F, V, V, F.
c) V, F, F, V, V.
d) V, F, F, V, F.
e) F, V, V, F, V.

O diagnóstico de diversas patologias pode ser feito através da busca do agente etiológico ou pesquisa de anticorpos específicos no soro de pacientes infectados. Assinale a alternativa que indique quais os testes imunológicos que pesquisa a presença de anticorpos específicos no soro do paciente infectado:
a) ELISA indireto, imunufluorescencia indireta e teste de hemaglutinação.
b) ELISA direto e indireto, imunofluorescencia e látex.
c) ELISA, imunofluorescencia direta e hemaglutinação.
d) Western Blot, Reação em Cadeia da Polimerase e ELISA direto.
e) Western Blot, Elisa sanduíche e Látex.

O sistema composto de proteínas que funcionam de maneira integrada na defesa do organismo contra infecções e na produção de quadros inflamatórios, apresentando como funções principais a indução e a liberação de mediadores inflamatórios, opsonização, promoção de fagocitose e lise bacteriana é denominado:
a) sistema humoral.
b) sistema proteico plasmático de reparação.
c) sistema de coagulação.
d) sistema complemento.
e) sistema das cininas.

Marque a alternativa incorreta sobre o sistema imunológico:
a) As principais células de defesa atacadas pelos retrovírus são os linfócitos B. Após serem infectadas pelo vírus, essas células não conseguem responder adequadamente e perdem sua capacidade de defender de forma eficaz o organismo.
b) O Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) é um locus amplo com genes altamente polimórficos que codificam as moléculas das classes I e II, assim como outras proteínas. Essas moléculas têm a função de se ligar a peptídeos antigênicos e apresentá-los aos linfócitos T específicos.
c) Os linfócitos B, também chamados de células B, quando ativados, proliferam e se diferenciam em plasmócitos, que são as células efetoras da linhagem B, cuja função principal é a secreção de anticorpos.
d) Os linfócitos T, ou células T se apresentam em duas classes principais. Uma se diferencia, quando ativada, em células T CD8+ ou citotóxicas, que matam as células infectadas, ao passo que a outra classe de células T, chamadas de células T CD4+ ou auxiliares atuam na ativação de outras células, como os linfócitos B e os macrófagos, além de coordenar a resposta imunitária.
e) A resposta imune primária se desenvolve quando o indivíduo entra em contato com o antígeno pela primeira vez, havendo a produção de anticorpos e desenvolvendo células B de memória. Quando o indivíduo entra em contato pela segundo vez, a produção de anticorpos será muito mais rápida e eficiente, pois as células B de memória vão reconhecer o antígeno e produzir anticorpos (resposta imune secundária, como nas vacinas).

O ensaio de imunoabsorção ligado a enzima (ELISA), é uma técnica imunológica sensível utilizada em vários imunoensaios. No teste de Elisa indireto, para detecção de anticorpos contra o vírus da Leucemia Felina (FelV)), assinale a alternativa correta quanto à ordem das amostras.
a) 2, 1, 4 e 3.
b) 1, 3, 2 e 4.
c) 4, 1, 2 e 3.
d) 3, 2, 1 e 4.
e) 1, 4, 3 e 2.

A resposta alérgica está inserida no contexto da inflamação. Com relação a essa resposta, é incorreto afirmar que:
a) o perfil característico desta resposta é a presença das interleucinas IL-2, IL-12 e interferon gama.
b) a desgranulação de mastócitos e basófilos ocorre a partir de uma ligação cruzada entre anticorpos IgE e um antígeno chamado de alérgeno.
c) já no primeiro contato com o alérgeno, é possível ocorrer a sensibilização de mastócitos e basófilos.
d) a IgE permanece ligada aos seus receptores de alta afinidade presentes nas membranas de mastócitos e basófilos ativado.
e) mastócitos e basófilos apresentam uma série de funções semelhantes e mediadores comuns.

Os tumores surgem a partir da proliferação e disseminação descontroladas de células transformadas. Em relação à imunologia tumoral, é correto afirmar que:
a) as respostas imunes são eficazes na prevenção do crescimento dos tumores.
b) por serem derivados de células do hospedeiro, os tumores não expressam antígenos que sejam reconhecidos como estranhos pelo sistema imune do hospedeiro.
c) as células NKs (natural killers) destroem tumores que têm uma expressão reduzida do complexo maior de histocompatibilidade (MHC) classe I.
d) o principal mecanismo de imunidade tumoral é a destruição via linfócitos T CD4+.
e) os anticorpos não atuam na imunidade tumoral.

A imunização ativa é um mecanismo em que:
a) se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.
b) se introduz uma grande quantidade de anticorpos que se ligam às células de defesa do organismo.
c) o próprio corpo do indivíduo, sem a introdução de antígenos, gera células de defesa.
d) se introduz uma grande quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.
e) se introduzem antígeno e anticorpo juntos para que sejam gerados anticorpos específicos.

Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA – EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 
 
 
1.Com relação aos anticorpos, é incorreto afirmar que: 
a) existem cinco classes de imunoglobulinas (IgM, IgD, IgG, IgA, IgE). 
b) são as primeiras moléculas participantes do reconhecimento imunológico específico. 
c) são moléculas solúveis, em formato de Y. 
d) são formas secretadas dos receptores de célula T e B. 
e) são constituídos por uma unidade básica de quatro cadeias polipeptídicas - 2 pares de cadeias 
leves (L) e pesadas (H) ligadas covalentemente por pontes dissulfeto. 
 
2.A respeito das IgEs, considere as seguintes proposições: 
I - estão presentes em baixas concentrações no soro sanguíneo, mas tem um papel significativo 
no início da resposta inflamatória aguda, na proteção contra parasitas e nas reações alérgicas. 
II – é uma imunoglobulina que medeia reações de hipersensibilidade e reações anafiláticas. 
III - alergias estão associadas com a produção desta imunoglobulina. Após estímulo antigênico, 
células plasmáticas produzem IgE, a qual se liga a receptores específicos nos mastócitos e 
basófilos, induzindo a libertação de aminas bioativas. 
Conclui-se que: 
a) todas as proposições estão corretas. 
b) somente as proposições I e II estão corretas. 
c) somente as proposições I e III estão corretas. 
d) somente as proposições II e III estão corretas. 
e) somente a proposição I está correta. 
 
3.A resposta imunológica pode ser definida como um conjunto de eventos desencadeados pelo 
contato do organismo com substâncias estranhas, e pode ser dividida em respostas inata e 
adquirida. A resposta imunológica inata a um determinado patógeno depende: 
a) da replicação do patógeno no organismo hospedeiro. 
b) do reconhecimento de padrões moleculares presentes no patógeno por receptores de células 
do hospedeiro. 
c) do contato prévio do hospedeiro com o patógeno, com produção de anticorpos específicos 
contra ele. 
d) da administração de antibióticos efetivos contra o patógeno em questão. 
e) da destruição das células infectadas pelo patógeno por linfócitos NK. 
 
4.Com relação à presença de infecção por microrganismos e à resposta do hospedeiro frente à 
agressão, assinale a alternativa incorreta. 
a) essa resposta envolve o organismo como um todo, independentemente do tecido injuriado. 
b) a proliferação de microrganismos desencadeará, no tecido infectado, um conjunto de 
alterações no organismo do hospedeiro frente à agressão, ou seja, a chamada resposta de fase 
aguda. 
c) a resposta do organismo dá-se apenas no local da infecção, sendo difícil se valer de exames 
laboratoriais como recurso auxiliar e/ou complementar para o diagnóstico. 
d) a medula óssea tem contribuição fundamental na efetivação do processo inflamatório, por 
meio da liberação e aumento na produção dos leucócitos. 
e) alguns tipos de antibióticos, anti-inflamatórios não esteroidais, antivirais, quimioterapia 
oncológica e até mesmo analgésicos, podem afetar a produção e a sobrevida de neutrófilos. 
 
5.A respeito da estrutura da Imunoglobulina G, está correto afirmar que: 
a) todas estão corretas. 
b) é a imunoglobulina mais abundante no sangue (cerca de 70%), presente sobretudo na 
resposta secundária a um antígeno, sendo constituida por 2 cadeias leves e 2 cadeias pesadas. 
c) divide-se em quatro classes: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4, com sequências de aminoácidos e 
atividades funcionais ligeiramente diferentes. 
d) IgG1, IgG3 e IgG4 são capazes de atravessar a placenta e providenciar ao feto alguma 
imunidade humoral. 
e) a IgG3 é a mais eficiente ativadora de Sistema Complemento. 
 
6.As respostas imunológicas adquiridas se caracterizam por dois tipos: a imunidade humoral e a 
imunidade celular. Essas respostas decorrem de diferentes componentes do sistema 
imunológico que têm a função de eliminar diversos tipos de microrganismos. Sobre esses dois 
tipos de imunidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) a imunidade celular é mediada por moléculas presentes no sangue e nas secreções das 
mucosas, chamadas anticorpos, produzidas pelos linfócitos T. 
( ) a imunidade humoral é o principal mecanismo de defesa contra um microrganismo 
extracelular e suas toxinas. 
( ) a imunidade celular promove a destruição dos microrganismos localizados em fagócitos ou a 
destruição de células infectadas. 
( ) a imunidade celular apresenta anticorpos especializados e diferentes tipos podem ativar 
mecanismos efetores diferentes. 
( ) a imunidade humoral apresenta alguns tipos de anticorpos que promovem a ingestão de 
microrganismos por células do hospedeiro, enquanto outros ligam e estimulam a liberação de 
mediadores da inflamação celular. 
A sequência correta está em: 
a) V, V, F, F, F. 
b) F, F, V, V, F. 
c) V, F, F, V, V. 
d) V, F, F, V, F. 
e) F, V, V, F, V. 
 
7.O diagnóstico de diversas patologias pode ser feito através da busca do agente etiológico ou 
pesquisa de anticorpos específicos no soro de pacientes infectados. Assinale a alternativa que 
indique quais os testes imunológicos que pesquisa a presença de anticorpos específicos no soro 
do paciente infectado: 
a) ELISA indireto, imunufluorescencia indireta e teste de hemaglutinação. 
b) ELISA direto e indireto, imunofluorescencia e látex. 
c) ELISA, imunofluorescencia direta e hemaglutinação. 
d) Western Blot, Reação em Cadeia da Polimerase e ELISA direto. 
e) Western Blot, Elisa sanduíche e Látex. 
 
8.O sistema composto de proteínas que funcionam de maneira integrada na defesa do 
organismo contra infecções e na produção de quadros inflamatórios, apresentando como 
funções principais a indução e a liberação de mediadores inflamatórios, opsonização, promoção 
de fagocitose e lise bacteriana é denominado: 
a) sistema humoral. 
b) sistema proteico plasmático de reparação. 
c) sistema de coagulação. 
d) sistema complemento. 
e) sistema das cininas. 
 
9.Marque a alternativa incorreta sobre o sistema imunológico: 
a) As principais células de defesa atacadas pelos retrovírus são os linfócitos B. Após serem 
infectadas pelo vírus, essas células não conseguem responder adequadamente e perdem sua 
capacidade de defender de forma eficaz o organismo. 
b) O Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) é um locus amplo com genes altamente 
polimórficos que codificam as moléculas das classes I e II, assim como outras proteínas. Essas 
moléculas têm a função de se ligar a peptídeos antigênicos e apresentá-los aos linfócitos T 
específicos. 
c) Os linfócitos B, também chamados de células B, quando ativados, proliferam e se diferenciam 
em plasmócitos, que são as células efetoras da linhagem B, cuja função principal é a secreção 
de anticorpos. 
d) Os linfócitos T, ou células T se apresentam em duas classes principais. Uma se diferencia, 
quando ativada, em células T CD8+ ou citotóxicas, que matam as células infectadas, ao passo 
que a outra classe de células T, chamadas de células T CD4+ ou auxiliares atuam na ativação de 
outras células, como os linfócitos B e os macrófagos, além de coordenar a resposta imunitária. 
e) A resposta imune primária se desenvolve quando o indivíduo entra em contato com o 
antígeno pela primeira vez, havendo a produção de anticorpos e desenvolvendo células B de 
memória. Quando o indivíduo entra em contato pela segundo vez, a produção de anticorpos 
será muito mais rápida e eficiente, pois as células B de memória vão reconhecer o antígeno e 
produzir anticorpos (resposta imune secundária, como nas vacinas). 
 
10.O ensaio de imunoabsorção ligado a enzima (ELISA), é uma técnica imunológica sensível 
utilizada em vários imunoensaios. No teste de Elisa indireto, para detecção de anticorpos contra 
o vírus da Leucemia Felina (FelV)), assinale a alternativa correta quanto à ordem das amostras. 
1) Soro do animal. 
2) Partículas fragmentadas do vírus (antígeno). 
3) Substrato enzimático. 
4) Anticorpos anti-IgG conjugados à enzima. 
Asequência correta é: 
a) 2, 1, 4 e 3. 
b) 1, 3, 2 e 4. 
c) 4, 1, 2 e 3. 
d) 3, 2, 1 e 4. 
e) 1, 4, 3 e 2. 
 
11.A resposta alérgica está inserida no contexto da inflamação. Com relação a essa resposta, é 
incorreto afirmar que: 
a) o perfil característico desta resposta é a presença das interleucinas IL-2, IL-12 e interferon 
gama. 
b) a desgranulação de mastócitos e basófilos ocorre a partir de uma ligação cruzada entre 
anticorpos IgE e um antígeno chamado de alérgeno. 
c) já no primeiro contato com o alérgeno, é possível ocorrer a sensibilização de mastócitos e 
basófilos. 
d) a IgE permanece ligada aos seus receptores de alta afinidade presentes nas membranas de 
mastócitos e basófilos ativado. 
e) mastócitos e basófilos apresentam uma série de funções semelhantes e mediadores comuns. 
 
12.Os tumores surgem a partir da proliferação e disseminação descontroladas de células 
transformadas. Em relação à imunologia tumoral, é correto afirmar que: 
a) as respostas imunes são eficazes na prevenção do crescimento dos tumores. 
b) por serem derivados de células do hospedeiro, os tumores não expressam antígenos que 
sejam reconhecidos como estranhos pelo sistema imune do hospedeiro. 
c) as células NKs (natural killers) destroem tumores que têm uma expressão reduzida do 
complexo maior de histocompatibilidade (MHC) classe I. 
d) o principal mecanismo de imunidade tumoral é a destruição via linfócitos T CD4+. 
e) os anticorpos não atuam na imunidade tumoral. 
 
13.Os linfócitos B ativados darão origem aos plasmócitos. Com relação aos anticorpos 
produzidos por esses plasmócitos, é correto afirmar que: 
a) a resposta humoral secundária é induzida por antígenos protéicos. 
b) na resposta primária, produz-se mais IgG que IgM. 
c) o pico da resposta primária é maior que o da secundária. 
d) o linfócito T é célula apresentadora de antígeno para o linfócito B. 
e) os anticorpos não maturam sua afinidade. 
 
14.A imunização ativa é um mecanismo em que: 
a) se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo. 
b) se introduz uma grande quantidade de anticorpos que se ligam às células de defesa do 
organismo. 
c) o próprio corpo do indivíduo, sem a introdução de antígenos, gera células de defesa. 
d) se introduz uma grande quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo. 
e) se introduzem antígeno e anticorpo juntos para que sejam gerados anticorpos específicos.