Buscar

Apresentação terça

Prévia do material em texto

https://youtu.be/f3id4k9XFKA
O documentário teve como principais pontos e que me chamou atenção:
O uso demasiado dos recursos naturais do planeta; 
A produção de produtos de má qualidade onde podem atingir diretamente a saúde das pessoas; 
O coração do sistema é o consumismo, onde os bens de consumo se sobressaíram outros meios como: cuidados médicos, segurança, justiça.
Obsolescência planejada: Algo criado pra ir para o lixo, coisas são produzidas para serem descartadas o mais rápido possível para voltar a comprar, ou seja, as empresas programam o tempo de vida útil do produto. 
Obsolescência perceptiva: Quando um produto ou serviço que funciona perfeitamente é considerado obsoleto pelo surgimento de uma nova versão.
Mostra e alerta que o sistema linear pode ser de certa forma prejudicial para o meio ambiente e demostra que uma nova percepção com uma nova escola de pensamento seria muito importante, sabendo que reciclar ajuda más não é o suficiente, porém as coisas poderão se mover quando as pessoas ao longo do sistema se unirem e reivindicarem esse sistema linear em algo novo, um sistema que não desperdice recursos nem pessoas, algo de forma sustentável.
RESÍDUOS GERADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL:
Hoje em dia a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior, e a construção civil é responsável por muita poluição no planeta. A construção consome cerca de 50 a 75 por cento dos recursos naturais do mundo considerando todo o seu ciclo de vida. O entulho produzido pelas empresas é na maioria das vezes depositados em aterros sanitários ou muitas das vezes jogados na rua. 
São vários os materiais descartados em uma obra, desde terra, madeira, resíduo de vegetação, resíduo de concreto, estruturas de aço, gesso, tijolos, blocos cerâmicos dentre outros resíduos sólidos.
Existem empresas de engenharia que hoje separam todos esses materiais e cada um tem um destino específico, separados em caçambas dando um tratamento especial para esses materiais.
As madeiras vão pra reciclagem e voltam como compensado pra serem reutilizados, todo este material condicionado em lugares próprios. 
O concreto pode ser reciclado voltando a ser reutilizado, ele é triturado e usado para refazer algum tipo de trabalho, como por exemplo calçadas e trabalhos não estruturais além de deixar de poluir o meio ambiente tem também uma economia por não ter gasto com o transporte do entulho.
O gesso é triturado e encaminhado pra empresas de cimento, e também para fazer novas placas de drywall.
No final de cada obra, se forem feitos trabalhos adequados para essa redução pode ser reduzido de forma significativa a quantidade de toneladas de lixo nos aterros.
INTERESSANTE:
Em campinas existe um aterro onde 300 empresas fazem parte do cadastro para depositarem esses entulhos.
Uma cooperativa faz a segregação e comercialização desses materiais para a reutilização, a trituração de tijolos, telhas, “Entulho vermelho” volta para aterros e preparação de solos para construção, setores rurais sem pavimentação.
 O Material cinza” de cimentos e blocos de concreto” é triturado e faz britas e pedriscos.
O material misto, o de entulho com reciclável misturado, pvc, ferros, madeiras, é feito uma separação para sua destinação correta.

Continue navegando