Buscar

Avaliação 2 - Governança Estratégica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação 2 - Governança Estratégica , Respostas em amarelo
1. A gestão de desempenho de TI refere-se ao monitoramento dos objetivos de desempenho das operações de serviços em termos de desenvolvimento de aplicações, suporte aos serviços, entrega dos serviços, segurança da informação e o seu monitoramento, assim como os acordos de níveis de serviços, acordos de nível operacional e contratos de apoio. Dentro da Governança de TI, esse componente se refere a:
a) Estrutura, processo, operação e gestão.
b) Alinhamento estratégico e compliance.
c) Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos.
d) Medição de desempenho.
2. Quais foram os motivos que levaram o Senador Paul Sarbanes e o Deputado Michael Oxley a criarem a lei Sarbanes-Oxley (SOX)?
a) Determinar mecanismos para que a Tecnologia da Informação tivesse maior controle sobre nos relatórios financeiros emitidos.
b) Proteger os acionistas das empresas, no sentido de garantir o recebimento dos dividendos.
c) Evitar fuga de investidores causada pela insegurança e perda de segurança em relação às escriturações contábeis e os princípios de governança nas empresas.
d) Permitir aos gestores maior controle das operações financeiras da empresa.
3. Segundo a lei americana Sarbane-Oxley, mais conhecida como SOX, é de responsabilidade da Diretoria Corporativa e da Diretoria de Tecnologia da Informação da organização:
a) assinem todos os relatórios financeiros da empresa atestando conferência dos mesmos.
b) que eles supervisionem os projetos dos sistemas responsáveis por emissão de relatórios financeiros da empresa.
c) sejam responsáveis pela divulgação dos resultados financeiros da organização a todos os acionistas, inclusive aos minoritários.
d) definam conjuntamente qual deve ser a missão crítica da organização quanto a sua estrutura organizacional.
4. O Acordo de Basileia estipula requisitos para instituições financeiras em função dos seus riscos de créditos operacionais. Como os bancos no Brasil estão em estágio extremamente avançado no que diz respeito à integração, uso de tecnologias, diversidade de canais e de produtos, a questão de risco operacional de TI é primordial. A TI é um dos principais elementos do risco operacional de um banco, juntamente a pessoas e processos de negócio. Sobre esses pontos, podemos destacar, entre as responsabilidades da Governança de TI no tocante a mitigar riscos operacionais:
a) Executar um programa de reconhecimento para os melhores colaboradores dentro da área de TI da empresa.
b) A governança de TI tem responsabilidade pela segurança das informações, mas não faz parte desse escopo um plano de continuidade nos negócios, que garantam uma contingência em caso de incidente grave.
c) Efetuar um planejamento da capacidade de atendimentos às operações que envolvem o uso de TI pela instituição.
d) Definir uma estratégia de alinhamento entre a governança corporativa e a governança de TI para que sejam estabelecidos meios de alavancar novos negócios para o setor bancário.
5. Assim como a SOX e o Acordo de Basiléia, o Brasil também tem regulamentações legais para possibilitar controle dos riscos operacionais quanto às instituições bancárias que operam no mercado nacional. Um destaque é a Resolução 3380 do Banco Central do Brasil. O principal framework utilizado pelas instituições bancárias brasileiras como suporte na validação dos requisitos exigidos pelo BASEN é o:
a) ISO 27001.
b) COBIT.
c) ITIL.
d) PMBOK.

Continue navegando