Buscar

Conceito do Direito do trabalho doméstico e os direitos e deveres básicos do empregado e do empregador doméstico

Prévia do material em texto

Conceito do Direito do trabalho doméstico e os direitos e deveres básicos do empregado e do empregador doméstico
INTRODUÇÃO
Sabemos que a professora solicitou um conceito mais sintético sobre o conceito do trabalho doméstico, porém ao iniciar a pesquisa me de deparei com um assunto um tanto complexo e acabei me aprofundando um pouco mais através do contexto histórico do assunto e que com certeza poderia dar mais riqueza ao trabalho. 
Após a alteração da Constituição Federal de 1988 com a publicação da Emenda Constitucional nº 72/2013, os(as) empregados(as) domésticos(as) passaram a gozar de direitos que ainda não usufruíam, como por exemplo: seguro-desemprego, FGTS, relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa remuneração do trabalho noturno superior ao diurno; salário família; fixação de jornada de trabalho remuneração do trabalho extraordinário; redução dos riscos inerentes ao trabalho; assistência gratuita aos filhos e dependentes; reconhecimento das convenções e acordos coletivos; seguro contra acidente de trabalho; isonomia salarial, proibição de qualquer discriminação, proibição do trabalho noturno, perigoso ou insalubre ao menor de 18 (dezoito) anos
Mas ainda existiam alguns direitos que dependiam de regulamentação, foi ai que em 1º de Junho de 2015 foi editada a Lei Complementar que viria regulamentar os direitos dos empregados (as) domésticos(as)
Simples Doméstico ???
A Lei Complementar nº 150, de 2015, estabeleceu a aplicação, das Leis nº 605, de 1949 (repouso semanal remunerado); nº 4.090, de 1962, e nº 4.749, de 1965 (ambas sobre gratificação natalina - 13º salário), e nº 7.418, de 1985 (vale transporte), observadas as peculiaridades do trabalho doméstico, e, também, a aplicação subsidiária da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Sendo assim, as disposições da CLT podem ser aplicadas à relação de emprego doméstico sempre que houver lacuna na Lei Complementar nº 150, de 2015, naquilo em que com esta não conflitarem.
A partir do fundamento legal 
Que está exposto no Art. 1º da lei complementar de N° 150 de 2015 e que acabou ficando conhecida como a PEC das domésticas.
Art. 1º - Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta lei.
Entende-se que:	
Considera-se empregado(a) doméstico(a) aquele(a) maior de 18 (dezoito) anos que presta serviços de natureza contínua (frequente, constante), subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana.
E assim eu concluo que:
O emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida regularmente no âmbito residencial do(a) empregador(a) com subordinação, de forma pessoal, onerosa e sem finalidade lucrativa, por pessoa capaz que seja maior de 18 anos.
Direitos básicos do empregado doméstico 
Carteira de Trabalho e Previdência Social
Jornada de trabalho
Salário
Salário Mínimo
Irredutibilidade salarial
Vale-transporte
13º (décimo terceiro) salário
Férias
Aviso prévio 
Seguro-desemprego
Aposentadoria
DEVERES DO (A) EMPREGADO(A) DOMÉSTICO(A) 
Ao ser admitido(a) no emprego, o(a) empregado(a) doméstico(a) deverá apresentar os seguintes documentos:
Carteira de Trabalho e Previdência Social
Comprovante de inscrição no NIS
Atestado de saúde fornecido por médico, caso o (a) empregador (a) julgue necessário.
EMPREGADOR DOMÉSTICO - Considera-se empregador(a) doméstico(a) a pessoa física ou família que admite a seu serviço, sem finalidade lucrativa, empregado(a) doméstico(a). 
Direitos do empregador doméstico 
Receber a CTPS do empregado
Abonar ou compensar a falta do empregado
Controlar a folha de ponto
Escolher o período de férias do empregado
Decidir se obedece ou não ao aviso prévio
Descontar 6% do salário do empregado a título de vale-transporte
Os deveres do empregador doméstico
Pagar o salário do empregado
Conceder férias anuais
Irredutibilidade salarial
Pagar as horas extras
Pagar o 13º salário
Conceder a licença-maternidade
Conceder o aviso prévio
Pagar o valor restante a título de vale-transporte

Continue navegando