Buscar

Metabolismo da bilirrubina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Patologia clínica
Alguns conceitos importantes:
Hematopoese – processo de produção das células sanguíneas 
Hemocaterese – processo em que as hemácias envelhecidas são destruídas por meio da fagocitose e o ferro contido nas partículas de hemoglobina são liberadas de volta ao organismo 
Hemólise – vem de hemo, significa sangue e lise, que é ruptura. Se dá com o rompimento da parede da hemácia, que faz com que a hemoglobina, contida no seu interior, se misture com o plasma.
Hemólise intravascular – ocorre nos vasos sanguíneos, onde as mudanças de permeabilidade da membrana da hemácia levam ao seu fragmento
Hemólise extravascular – ocorre geralmente em órgãos como o fígado e baço. 90% da hemocaterese fisiológica ocorre extravascular. 
Hemácias senescentes – velhas, retiradas da corrente sanguínea, há um equilíbrio natural entre produção e destruição.
*Os macrófagos do fígado e do baço são quem metaboliza essas hemácias, nessa metabolização o ferro e outros componentes são reaproveitados.
*O macrófago produz a proteína apoferritina, e o ferro se liga a essa proteína, formando a ferritina 
*Haptoglobina é uma proteína plasmática produzida pelo fígado responsável pelo transporte de hemoglobina livre até o macrófago, se a destruição for intensa ela fica saturada. 
* 1/3 da hemácia é formada por hemoglobina 
	 
Processo do metabolismo da bilirrubina
Heme ferro + protoporfirina 
Globina aa
Ferritina ferro estocado no macrófago 
Protoporfirina se transforma em biliverdina por ação de macrófagos 
Tudo começa com as hemácias sendo transportadas até o baço para serem metabolizadas em hemoglobina, globina, grupo heme e ferro. A porção heme é formada ferro + protoporfirina 
A protoporfirina se transforma em biliverdina por ação enzimática (ainda no macrófago). Então, a bilirrubina relutasse age na biliverdina formando a bilirrubina indireta (BI), essa BI vai para o sangue, sai do macrófago e se liga a albumina (molécula de transporte). A albumina + a bilirrubina indireta continuam ligadas até a BI chegar no fígado. Ela vai entrar nos hepatócitos graças as proteínas receptoras (a albumina não entra), no hepatócito essa bilirrubina indireta vai se conjugar com o ácido glicuronico, fazendo parte da estrutura, formando a bilirrubina direta. Ou seja, após chegar no fígado e se ligar com o acido glicuronico ela vira BD. No fígado ela vai ser excretada e ser lançada no intestino. No intestino ela sofre ação de enzimas/bactérias que pegam a BD e convertem em um composto chamado urobilinogenio, esse composto vai ser excretado 90% nas fezes e 10% volta pelo sistema porta para o fígado, 9% o fígado reaproveita e 1% vai para os rins que libera uma parte do urobilinogenio que sai na urina. 
Protoporfirina biliverdina bilirrubina indireta BI + albumina BI + ácido glicuronico bilirrubina direta urobilinogenio 
Parte da coloração fecal vem do urobilinogenio e pequena parte sai pela urina. 
· Problemas nesse sistema causam icterícia
Tipos de icterícia
Ictericia acúmulo de bilirrubina no sangue que causa uma coloração amarelada na pele e mucosas, pode ser causa por BD, DI ou as duas, podendo estar acumulada no sangue causando icterícia. 
Predomínio de BD – não tem potencial nefrotóxico
Predomínio de BI – aumento de BI no sangue pois ela não passa para a urina devido a estar ligada a albumina, que tem um alto peso molecular. Vem de um quadro de hemólise.
Aumento de ambas bilirrubinas – alteração grave no fígado 
*Bilirrubinúria – aumento da bilirrubina na urina, causando uma coloração escura.
hemólise
Icterícia pré- hepática – aumento da bilirrubina indireta, urobilinogenio urinário aumentando, pode ocorrer hemoglobinúria (intravascular) e bilirrubinuria (sobrecarga hepática, o fígado está produzindo muita BD e ela anda livremente pelo plasma por ser solúvel) 
Icterícia - hepática – hepatócito com problema/lesão no fígado, elevação do BT com predomínio da bilirrubina direta, urobilinogenio urinário normal a diminuído e bilirrubinúria (hepatite mais leve). Presença de fezes mais claras por falta de urobilinogenio. O animal consegue conjugar, porém não consegue excretar direito 
Icterícia pós - hepática – obstrução, como cálculos e neoplasias, há elevação do BT com predomínio da BD, urobilinogenio urinário diminuído a ausente e bilirrubinuria. Pode haver um bloqueio geral ou parcial, se for geral não vai chegar bilirrubina nenhuma no intestino, tendo uma marcante bilirrubinuria. Não tem urobilinogenio na urina quando a obstrução é total, quando parcial uma pequena quantidade passa.
Em cada um dos casos é imprescindível a anamnese, exames clínicos e complementares, como o teste de função hepática. 
· Nos casos dos cavalos que não tem vesícula biliar o aumento da indireta acontece não só nos hemolíticos 
· Hemoglobina na urina é indicativo de hemólise intravascular

Outros materiais