Buscar

ATIVIDADE 1 - CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta:
Ao longo da unidade, os estudantes puderam conhecer os principais conceitos relativos ao clima e ao tempo. Dentre os temas muito debatidos cientificamente, bem como divulgados pela mídia atualmente, encontramos a influência das áreas urbanas sobre o clima em destaque, como podemos ler:
“As mudanças e variações climáticas representam na atualidade uma das grandes preocupações da humanidade, principalmente pelos efeitos e repercussões que os elementos do clima exercem sobre a vida na terra” (AYOADE, 1991; SANT’ ANNA NETO; ZAVATINI, 2000; SILVA; RIBEIRO, 2004).
“Muitos estudos sugerem a relação do crescimento urbano com variações climáticas locais e regionais, uma vez que a urbanização e a troca dos materiais da superfície foram os maiores tipo de mudança no uso e cobertura do solo da história da humanidade” (GOLDREICH, 1995; COSTA, 2004; WENG, 2001; COSTA 2004) (Fragmentos retirados de COLTRI et al. 2007).
É evidente a necessidade de compreender os elementos climáticos e as implicações práticas desses conceitos em nosso cotidiano. Assim, defina cada um dos elementos climáticos e, por meio da leitura de reportagens e artigos científicos, descreva a influência da urbanização sobre cada um desses elementos.
COLTRI, P. P. et al. Variabilidade dos principais elementos climáticos e urbanização na região de Piracicaba, SP. BioEng, Campinas, n. 1, v. 2, p. 197-208, maio/ago. 2008. Disponível em: < http://seer.tupa.unesp.br/index.php/BIOENG/article/viewFile/23/25 >. Acesso em: 4 fev. 2019.
Resposta: 
Os elementos climáticos ou atmosféricos, são aqueles que atuam na atmosfera e que são direta e indiretamente modificados pelos fatores de influência, possuem seu próprio funcionamento e interferem-se mutuamente, dessa forma, eles descrevem o clima e o estado do tempo de um modo quantitativo. São eles: pressão atmosférica, temperatura, umidade, radiação solar, precipitações, nebulosidade e ventos. 
  
- Pressão atmosférica: A pressão atmosférica representa a pressão que o ar exerce sobre nós, embora não necessariamente percebamos a sua atuação. Isso ocorre, principalmente, pela força da gravidade sobre as moléculas de ar
- Temperatura: A temperatura pode ser conceituada em termos do movimento de moléculas, ela é influenciada por praticamente todos os elementos e fatores climáticos, incluindo a umidade, a radiação solar, a latitude, as massas de ar e muitos outros agentes atmosféricos. Algumas áreas localizadas em altitudes elevadas, por exemplo, costumam ser mais frias, pois possuem menos contato com o calor absorvido e refletido pela superfície terrestre, além da menor pressão atmosférica. Áreas de latitudes próximas aos polos, por receberem menos raios solares, também costumam ser mais frias, enquanto zonas equatoriais costumam ser mais quentes.
- Radiação solar: A radiação solar é a energia adquirida pela Terra na forma de ondas eletromagnéticas provenientes do Sol. As áreas da Terra que recebem esses raios com maior intensidade (Linha do Equador) costumam ter temperaturas médias maiores, enquanto as áreas que recebem menos esses raios costumam ser mais frias, salvo quando há interferência de outros fatores.
- Precipitações: A precipitação é o resultado de um estado avançado de condensação. Ela ocorre quando a força gravitacional supera a força que mantém a umidade suspensa e está atinge o solo sob a forma líquida (chuva ou chuvisco/garoa) ou sólida (granizo, saraiva e neve).
- Nebulosidade: Estado em que o ceú encontra-se encoberto por nuvens. É comum, em algumas regiões, sentir-se alguns dias mais “abafados”. Isso pode ocorre porque há aumento de umidade transportada diariamente que promovem o aumento de nebulosidade, principalmente à tarde e à noite, causando maior desconforto térmico, muitas vezes sem ocorrer a precipitação.
- Umidade: A umidade é a quantidade de vapor presente na atmosfera. Em geral, quanto mais úmida está uma determinada localidade, menores são as variações de temperatura, pois a água possui a propriedade de receber e armazenar o calor por ela recebido. Nas áreas mais quentes, a umidade tende a ser maior, já nas áreas mais frias, menor, pois quanto mais o ar está aquecido, maior é a sua capacidade de absorver água.
- Ventos: O vento representa a movimentação do ar tanto no sentido vertical, como horizontal.
Assim sendo, os elementos climáticos formam os atributos básicos que constituem o clima das diferentes partes do mundo. A presença ou ausência desses elementos está condicionada a diversos outros fenômenos, chamados de fatores climáticos, que incluem o relevo, a vegetação, a altitude e outros.

Continue navegando

Outros materiais