Buscar

Canais de íons na transmissão nervosa e muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A transmissão nervosa e contração muscular se dão por alterações na permeabilidade dos íons sódio (Na+) e dos íons potássio (K+) através de canais voltagem dependentes. Descreva esses canais e qual a importância deles para a geração do potencial de ação.
R- O canal de sódio voltagem-dependente é um canal transmembranar que é ativado por alterações de diferença de potencial elétrico perto do canal. Esse canal é um importante agente causador da despolarização e repolarização da membrana neural durante o potencial de ação. Já o canal de potássio voltagem-dependente, também é um canal transmembranar, porém específico para potássio e sensível a mudança de voltagem no potencial de membrana da célula, esse canal é importante para o aumento da velocidade da repolarização da membrana. 
2. Diferencie canais de vazamento, canais de voltagem dependente e canais químicos. Dê exemplos.
R- Os canais de vazamento, também conhecidos como canais de repouso, é uma proteína que fica na membrana da célula e que permite a passagem de íons, um exemplo são os canais de vazamento de K+. Os canais voltagem dependente são canais que podem ser abertos ou fechados por comportas que são reguladas por sinais elétricos, como exemplo de canal voltagem dependente pode-se citar os canais de sódio voltagem-dependente e de potássio voltagem-dependente. Já os canais químicos, são canais que podem ser abertos ou fechados por comportas que são reguladas por sinais químicos que se ligam a proteínas do canal, como por exemplo o caso dos neurotransmissores

Mais conteúdos dessa disciplina