Buscar

Potencial de membrana e de ação


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Potencial de Membrana em Repouso
→Tecidos excitáveis: São aqueles capazes de gerar e propagar estímulos elétricos.
→ Em repouso o LIC é negativo, e LEC positivo.
Eu tenho muito sódio no meio extracelular e muito potássio no meio intracelular, cloreto muito mais fora do que dentro, e a célula é negativa sempre dentro porque ela tem outras substâncias como proteínas carregadas negativas, fosfatos, sulfatos que ficam no interior da célula e são carregados negativamente.
Em todas as células eu tenho canais vazantes de potássio e canais vazantes de sódio, que ficam abertos o tempo inteiro, então o tempo inteiro o potássio está saindo da célula e o sódio entrando, mas as células excitáveis são muito mais permeáveis ao potássio do que ao sódio, então eu tenho o tempo todo muito mais potássio saindo do que sódio entrando e a bomba trabalhando para manter isso.
→ Três fatores que mantem a célula em repouso: a difusão do potássio, difusão do sódio e a bomba sódio/potássio. 
→ A bomba de sódio e potássio: é extremamente importante para a manutenção e equilíbrio dos potenciais de membrana das células. Ela faz com que o meio interno fique negativo uma vez que a cada dois íons potássio são lançados ao interior, três íons sódio são lançados ao exterior.
Potencial de ação
→ É a inversão momentânea de cargas.
→ O potencial de ação neural inicia-se quando cargas positivas são lançadas ao interior da membrana provocando uma rápida despolarização. 
→Na etapa de despolarização o potencial varia rapidamente no sentido da positividade, com a abertura dos canais de Na.. A etapa de repolarização, os canais de Na fecham-se rapidamente e os canais de K abrem-se mais que o normal, eliminando potássio para fora da célula fazendo assim retornar o estado de negatividade em seu interior. 
→ Para ocorrer a despolarização e repolarização é necessário o canal de Na voltagem dependente e o canal de K voltagem dependente.
→ Como?
Despolarização→ A variação do potencial de repouso tende à positividade as comportas de ativação dos canais de sódio voltagem dependentes se abrem e enorme quantidade de íons sódio passam para o meio intracelular. Aqui os canais de potássio voltagem dependentes encontram-se a maioria fechados impedindo assim a passagem de grande quantidade de íons potássio para o exterior. 
Repolarização→ Quando as comportas dos canais de sódio voltagem dependentes começam a ser fechadas impedindo a passagem de sódio para o interior, os canais de potássio voltagem-dependentes se abrem rapidamente permitindo a passagem de grande quantidade de potássio para o exterior. Dessa forma, o potencial de repouso é restabelecido. 
→ Participação de outros íons no Potencial de Ação:
•Íons impermeantes com cargas negativas no interior do axônio: Esses íons não influenciam, pois eles não alteram, independente de estarem no repouso ou com o potencial de ação deflagrado eles não saem dai. São eles que dão a característica negativa, apesar de ter muito potássio na célula. A célula é carregada negativamente dentro, pois existem proteínas carregadas negativamente e íons sulfatos, fosfatos.
•Íons de cálcio: Canais de cálcio voltagem dependentes, importantes em células como músculo liso, músculo cardíaco.
•Íons de cloreto: Se difundem, mas a difusão deles não altera o potencial de ação ou repouso.
OBS: Os canais voltagem dependentes são para o Sódio e o Potássio, são eles que mudam, pois no repouso a difusão é de uma forma (só pelos canais vazantes), o fluxo de outra e quando ativamos uma célula e atingimos o limiar, ela muda, porque as comportas de ativação do sódio e potássio abrem e fecham em determinadas situações.
→ Limiar: É uma alteração de voltagem em torno de 15 a 30 mV capaz de deflagrar o potencial de ação. É uma voltagem necessária para abrir a comporta de ativação do sódio voltagem dependente. 
→O potencial de ação é gerado pelos canais de na+ voltagens dependentes, começa a ser gerado na zona de estimulo/gatilho/disparo que fica no limite entre o corpo do neurônio e o axônio, e segue até o terminal axonal...
→ Condução do potencial de ação 
1: Um potencial acima do limiar chega na zona de estímulo;
2: Abre canais de Na+ voltagem dependentes e Na+ entra no axônio;
3: O Na+ entra e despolariza a membrana, o que abre canais de Na+ adicionais;
4: Cargas positivas fluem para dentro das seções adjacentes do axônio pelo fluxo local; Vai em direção ao terminal axonal.
5: A zona de estímulo esta em seu período refratário. Os canais de k+ foram abertos, e os canais de inativação de Na+ foram fechados. A perda de K+ leva a repolarização da membrana;
6: Nas partes distais do axônio o fluxo de corrente local a partir da região ativa faz com que novas partes da membrana despolarizem. 
→Aspectos especiais da transmissão do sinal:
• Ocorre de forma saltatória, devido a célula ser mielinizada.. A mielina é isolante, onde ela ocorre nenhum canal está presente. 
Na fibra mielínica, o espessamento é menor e ela possui nas células de Schuwann os nódulos de Ranvier, que fazem com que a propagação do sinal ocorra de forma mais rápida, pois o fluxo de íon só ocorre nos nódulos, logo, acontece de forma saltatória. Além de mais rápido, gasta menos energia, pois a bomba de na+/k+ precisa trabalhar menos já que a inversão de cargas só ocorre nos nódulos e não na membrana toda.
Na fibra amilínica, a inversão de cargas ocorre na membrana toda, logo, o fluxo de íons ocorre na membrana toda, e a propagação do sinal demora mais. A bomba de sódio e potássio trabalha mais, gasta mais energia.
→ Princípio do tudo ou nada: Ou o estímulo é suficiente para deflagrar o Potencial de Ação ou é como se ele não existisse, não desencadeasse resposta celular.
→Período refratário:
Absoluto: quando todos os canais de sódio estão fechados, inativados e não adianta dar outro sinal, pois não irá responder.
Relativo: se dermos um estímulo mais forte do que o normal, ele pode desencadear, porque está hiperpolarizado então está mais distante do limiar.
→ Potencial de ação no músculo cardíaco
O platô é importante para o coração, pois impede a taquicardia. Ele faz com que a célula demore mais para repolarizar (pois demora mais para abrir os canais de K+, logo, demora mais para o repouso). Além disso, há canais específicos que fazem com que demore mais para entrar cálcio, são os canais de cálcio lentos.
Resumo de como ocorre o potencial de ação
1 – Potencial de membrana em repouso
2 – Estimulo para despolarização
3 – A membrana despolariza até o limiar. Os canais de Na+ voltagem dependentes se abrem e o Na+ entra na célula. Os canais de K+ começam abrir lentamente. 
4 - A entrada rápida de Na+ leva a DESPOLARIZAÇÃO.
5 - Os canais de Na+ se fecham e os canais de K+ mais lentos se abrem
6 – O K+ move-se para LEC, iniciando a REPOLARIZAÇÃO
7 – Os canais de K+ permanecem abertos e mais K+ deixa a célula levando a HIPERPOLARIZAÇÃO.
8 – Os canais de K+ voltagem dependente e um pouco de K+ entra na célula 
9 – A célula retorna a permeabilidade iônica de repouso e ao potencial de membrana em repouso 
Função do canal vazante o potencial de ação.? Durante o potencial de ação o canal vazante fica aberto e funcionando, o fluxo por ele ocorre normal, mas na repolarização como a concentração de Na+ é maior dentro da célula o canal vazante pode estar exteriorizando Na+ e interiorizando K+. 
Os canais de Na+ e de K+ no potencial de ação? A partir do momento que o potencial de ação atinge o limiar, os dois canais vazantes de NA+ e K+ se abrem. Os canais de na se abrem rapidamente e se fecham rapidamente. No pico do potencial de ação todos os canais de NA+ estão abertos, e se inativam. E os canais de K+ se abrem mais lentamente 
Repusos: os dois fechados. Na despolarização: os dois abertos. Repolarização: na inativos, k+ ativos. Hiperpolarização: canais de na+ fechados, não mais inativados, e os de K+ estão se fechando.

Continue navegando