Buscar

Diuréticos: Mecanismos e Classificação

Prévia do material em texto

Fármacos que aumentam a velocidade do fluxo de urina. Aumentam a excreção de Na+ (natriurese).
FORMAÇÃO DA URINA
1. Ultrafiltração do plasma pelo glomérulo;
2. Reabsorção de água e solutos do filtrado;
3. Secreção de água e solutos do ultrafiltrado.
OSMOLARIDADE
Número de partículas osmoticamente ativas de soluto em um litro de solução.
Excesso de água -> redução na osmolaridade do líquido corpóreo -> urina com baixa osmolaridade.
Falta de água -> aumento na osmolaridade do líquido corpóreo -> urina com alta osmolaridade.
 
Eliminação de Na+ sem diurético: 1% com diurético: 6%
DIURÉTICOS
O uso de diuréticos é amplamente difundido na clínica médica de cães e gatos, especialmente em pacientes com cardiopatia ou outras enfermidades que tenham como consequência a formação de edema ou coleções líquidas em diferentes locais do organismo.
· Equilíbrio positivo persistente do Na+ -> sobrecarga de volume, com edema pulmonar.
· Equilíbrio negativo persistente do Na+ -> depleção de volume e colapso cardiovascular.
· Diuréticos -> natriurese limitada -> Mecanismos compensatórios:
✓Ativação do sistema nervoso simpático;
✓Eixo Renina-angiotensina-aldosterona;
✓Diminuição da pressão arterial;
✓Hipertrofia das células epiteliais renais;
✓Maior expressão de transportadores epiteliais renais;
✓Alterações nos hormônios natriuréticos, como o ANP.
CLASSIFICAÇÃO DOS DIURÉTICOS
Diuréticos de alça
Os diuréticos de alça possuem alta potência diurética e se caracterizam por atuar na porção espessa e ascendente da alça de Henle dos túbulos renais dos néfrons (Figura 1). Estes diuréticos podem inibir em até 20% a reabsorção de sódio, cloro e consequentemente a água, além de aumentar a excreção de potássio. Os principais representantes desde grupo de diuréticos são a furosemida e a torasemida.
A furosemida inibe o transporte de sódio e água no ramo ascendente da alça de Henle e atua inibindo a reabsorção de sódio e cloro junto com a perda de potássio. A diurese por furosemida resulta dessa excreção aumentada de sódio, cloreto, potássio, hidrogênio, cálcio, magnésio e, possivelmente, fosfato. É considerada uma droga valiosa em situações de emergência, pois tem rápido início de ação e curta duração. Ela possui propriedades vasodilatadoras, aumentando a perfusão renal e diminuindo a pré-carga cardíaca. Pode ser administrada dentro de uma ampla faixa de doses, além da utilização crônica ou em terapia emergencial.
A torasemida é outro representante dos diuréticos de alça, considerada um fármaco potente com estrutura química semelhante aos tiazídicos, combinando assim, efeitos de ambos os grupos. Comparada a furosemida, a torasemida apresenta mecanismo de ação semelhante, porém existem diferenças entre o tempo de ação e duração do efeito desses dois fármacos. Sua utilização vem aumentando, mas ainda é considerado restrito a casos específicos devido a refratariedade ao tratamento com outros diuréticos.
REAÇÕES ADVERSAS:
· Perda excessiva de sódio -> hipotensão;
· Perda de potássio (digitálicos);
· Desequilíbrio eletrolítico;
· Alcalose metabólica;
· Ototoxicidade (associado a aminoglicosídeos).
Tiazídicos
Os diuréticos tiazídicos são considerados diuréticos de potência média e tem como local de ação o túbulo renal contornado distal (Figura 1). Inibem entre 5 e 10% a reabsorção de sódio, cloro e potássio e possuem farmacocinética semelhante à furosemida e ação sinérgica quando associados a mesma. A hidroclortiazida, clorotiazida, flumetiazida, hidroflumetiazida, clortalidona são os principais fármacos pertencentes a este grupo de diuréticos.
Poupadores de potássio (pk) 
Os diuréticos poupadores de potássio, como a espironolactona, apresentam baixa potência diurética, pois o bloqueio na reabsorção de sódio na porção distal dos túbulos contornados distais e ductos coletores é menor que 5% (Figura 1). A espironolactona exerce efeito competidor com os receptores de aldosterona e por este motivo é considerado um fármaco antagonista da aldosterona retardando a fibrose miocárdica presente no processo de ICC.
- triantereno
- amilorida (jejum): bloqueia canal de Na+ na porção final dos túbulos distais e contorcidos.
Inibidores da anidrase carbônica (IAC) 
Os inibidores da anidrase carbônica possuem baixa potência diurética e inibem a reabsorção de bicarbonato (HCO3-), principalmente nos túbulos contornados proximais e distais e em outros segmentos do organismo (Figura 1) que envolvem transporte iônico de H+ ou HCO3- . Os principais representantes dos inibidores da anidrase carbônica é a acetazolamida, diclorfenamida e metazolamida. (Agravam acidose metabólica e respiratória).
Usos: glaucoma, epilepsia, para corrigir a alcalose metabólica, alcalinizar a urina e favorecer a eliminação de ácidos. 
Diuréticos osmóticos
Os principais representantes deste grupo de diuréticos são o manitol e a glicose. O manitol exercerá sua ação principalmente no túbulo contornado proximal e nos ramos descendente, ascendente e delgado da alça de Henle. O manitol que não é absorvido no túbulo contornado proximal, diminui a reabsorção de sódio, promovendo a diurese. No ramo descendente da alça de Henle ocorre redução da reabsorção de água devido a hipotonicidade que se desenvolve na medula renal, em decorrência do aumento de fluxo sanguíneo medular causado pela ação deste tipo de diurético. A glicose, por sua vez, atua de forma mais ampla por toda extensão do néfron, impedindo a absorção de água e sódio.
FUROSEMIDA
Usos:
· Edema agudo de pulmão;
· Edema cerebral (bumetanida);
· Insuficiência cardíaca congestiva (ICC);
· Insuficiência renal;
· Tratamento das hipercalcemias após reposição de fluídos com NaCl;
· Fase oligúrica/anúrica da insuficiência renal;
· Hemorragia pulmonar durante exercícios em equinos (furosemida antes do início da atividade física- 120 a 240’).
RESUMO DOS DIURÉTICOS
DA – furosemida e torasemida
T - hidroclortiazida, clorotiazida, flumetiazida, hidroflumetiazida, clortalidona.
PK – espironolactona, triantereno, amilorida.
IAC - acetazolamida, diclorfenamida e metazolamida.
DO - manitol e a glicose.

Continue navegando