Buscar

1 Contextualizada - Gestão de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da disciplina e da escolha criteriosa de medidas de desempenho na utilização do Balanced Scorecard.
Carlos Eduardo dos Santos Dutra
01288372
Administração
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo auxiliar no acompanhamento e avaliação do desempenho da organização. Ele permite a análise do negócio sob diversas perspectivas, como financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
Porém, a utilização do BSC não garante o sucesso na gestão dos projetos. Assim como destacado no texto apresentado, a disciplina é um fator-chave para o sucesso na implantação de qualquer ferramenta de gestão. É necessário que os usuários compreendam a importância dos resultados a serem atingidos e estejam engajados em alimentar o sistema com informações precisas e atualizadas.
Além disso, a escolha das medidas de desempenho a serem utilizadas no BSC deve ser cuidadosamente planejada. É preciso que essas medidas estejam alinhadas com a estratégia da organização e reflitam as suas metas de longo prazo. Caso contrário, a ferramenta pode se tornar apenas um conjunto de métricas desconexas, que não contribuem para a tomada de decisão.
Outro aspecto importante é a definição de indicadores que possam ser medidos de forma objetiva e confiável. O sucesso do BSC depende da qualidade das informações que são inseridas no sistema. Por isso, é fundamental que os indicadores sejam definidos de forma clara e que as fontes de dados sejam confiáveis e precisas.
Em resumo, o Balanced Scorecard é uma ferramenta poderosa para a gestão dos projetos, mas não garante o sucesso por si só. É necessário que os usuários estejam engajados e disciplinados na utilização da ferramenta e que as medidas de desempenho sejam cuidadosamente planejadas e alinhadas com a estratégia da organização. Somente assim o BSC poderá contribuir efetivamente para a tomada de decisão e para o sucesso dos projetos.
Referências utilizadas:
· SCHOENINGER, C. Linha cruzada: as interferências que acabam com o seu projeto. In: VIGNOCHI, L.; SCHOENINGER, C.; GIORDANI, F.; BARTELLE JR., F.; ARANDA, MH Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.
· Apostila do Curso de Gerenciamento de Projetos do PMI (Project Management Institute), 6ª edição, 2018.

Continue navegando