Buscar

Gestão de Contratos - Ativ. Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão de Contratos
Aluno (a): 
Data: 27/ 03 /2023
Atividade de Pesquisa
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Esta Atividade contém 8 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Você deve preencher os dados no Cabeçalho para sua identificação - Nome / Data de entrega
· O prazo de correção é de até 07 (sete) dias úteis. 
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em PDF ou WORD.
Atividade de Pesquisa
1 – Qual a consequência da perda do equilíbrio econômico-financeiro em um contrato celebrado com a Administração Pública?
Resp.: A perda do equilíbrio econômico-financeiro pode afetar a estrutura financeira das empresas contratadas a prejudicar o andamento dos serviços a serem prestados para a Administração Pública.
2 – Uma prefeitura contrata uma empresa para realizar o serviço de pintura de um edifício público. A empresa contratada espera, pelas especificações do órgão governamental, quando o edifício sofre um sinistro qualquer, impossibilitando a realização da obra, como um incêndio ou uma demolição parcial, por exemplo. Qual deve ser o procedimento a ser seguido por ambas as partes?
Resp.: A rescisão consensual, ou amigável, é consequente de conveniência entre ambas as partes, o Poder Público e a parte contratada, mas apenas pode ser colocada em prática quando ficar comprovado que o interesse público sairá intacto da ocorrência.
3 – Na prática, os contratos de gestão não possuem qualquer respaldo na legislação brasileira. Por que essa afirmação pode ser feita?
Resp.: Os contratos de gestão também são denominados como falsos contratos, desde que analisados sob o prisma da legislação brasileira, que buscou no direito administrativo da legislação francesa, como se utilizava essa prática, que era rotineira. Acabou, neste processo, não realizando qualquer adaptação à nossa realidade legal vigente.
4 – Mesmo sem haver um consenso em relação ao exercício do controle por partes dos órgãos governamentais, ele está previsto em lei e deve ser realizado. Quais são os impactos, considerando não somente a parte financeira, que o controle teria de maneira positiva para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população?
Resp.: Nesta situação, o exercício do controle externo com característica politica é realizado pela gestão do chefe do Poder Executivo, neste representado pela figura dos governadores de Estado. Já o julgamento realizado por cada um deles encara o processo de gestão de maneira ampla, em termos gerais da Administração Pública.
5 – Há dois tipos de controle exercidos em nosso país. Cite-os e indique em qual dos dois está inserido o controle por parte dos Tribunais de Contas, apresentando, também a quantidade de Tribunais de Contas existentes no nosso país.
Resp.: O controle interno e o controle externo. O primeiro deles, o interno, está amparado pela Carta Magna, em seu artigo 74, o qual estabelece os Três Poderes com autonomia equivalente para atuar em um sistema interno de controles com alguns objetivos relacionados ao controle externo. Aos procuradores cabe defender a ordem jurídica e, por fim, os técnicos são responsáveis pela instrução dos processos de prestação de contas e elaboração de relatórios de auditoria, os quais serão julgados em tempo seguinte. Ao todo, no Brasil, há o Tribunal de Contas da União e 27 Tribunais de Contas dos Estados, estando entre eles o Tribunal de Contas do Distrito Federal e alguns Tribunais de Contas de Municípios, além dos Tribunais de Contas das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
6 – Os Municípios, quando forem pontos de investigação por parte do Tribunal de Contas da União, podem ter essa tarefa delegada para outros Tribunais. Apresente a configuração de investigação a ser realizada nos municípios brasileiros, deixando clara a atuação do Tribunal e sua designação completa.
Resp.: Investigam os atos do Poder Público que potencialmente gerem efeitos negativos para o erário público, tais como licitações e contratos administrativos com indicios ou ocorrências de fraudes, contratação ilegal de recursos humanos por meio da Administração Pública e enriquecimento ilícito de agentes públicos, ocasionado por atos de corrupção. Esta discussão sobre os limites de atuação do Ministério Público e sua consequente competência ou não para realizar investigações criminais caminha, há muito, pelos corredores do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte Superior analisou situações em que o Ministério Público, ao utilizar s eu poder funcional e institucional, estaria investigando pessoas e fatos por conta própria para, em um momento futuro, oferecer ação penal baseada nesta investigação criminal realizada por ele mesmo.
7 – Uma empresa pretende obter vista de autos de um processo que tramita perante o Tribunal de Contas do Estado, do qual constam cópias de representação formulada por terceiros relativamente a contrato em que figura como prestadora de serviços de órgão da Administração direta estadual. O presidente da Corte de Contas, que funciona como julgador singular no caso em tela, indefere o pedido. Nessa hipótese, a fim de ver sua pretensão acolhida, poderá a empresa valer-se, na esfera judicial, de um remédio constitucional. Qual é esse remédio e qual é sua competência de expedição?
Resp.: Mandado de Segurança, de competência do Tribunal de Justiça do Estado.
8 – Analisando a seguinte afirmativa: “O Ministério Público abrange o Ministério Público da União, que compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público Militar, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, mas não abrange o Ministério Público junto ao TCU nem o Ministério Público do Trabalho.”, julgue a questão como certa ou errada, comentando sua escolha.
Resp.: Errado, Como órgão, Ministério Público único, mas estruturalmente é dividido em Ministério Público da União e dos Estados. O da União dividido entre Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e, ainda, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Continue navegando