Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Reflexologia podal
 Thalita, mykelly 
A reflexologia podal é uma técnica em que o profissional pressiona, de forma controlada, pontos no pé que contém terminações nervosas e que são correspondentes a vários órgãos do corpo. Assim, ao estimular essas terminações, há favorecimento do processo de autocura, além de levar ao aumento da produção de óxido nítrico, que é um composto importante para o organismo, já que possui propriedades vasodilatadoras e analgésicas.
Esta técnica proporciona bem estar e relaxamento, umas vez que leva à liberação de toxinas do organismo, sendo utilizada para prevenir e tratar doenças e outras condições de saúde como insônia, estresse, problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, prisão de ventre, labirintite, cálculo renal, asma, hipertensão, enxaqueca, dores nas costas, e sinusite, por exemplo.
A reflexologia podal ou massagem relaxante nos pés tem vários benefícios, entre os principais estão:
 Reequilibrar e relaxar o corpo;
 Reduzir stress e tensões;
 Melhorar a circulação sanguínea;
 Aliviar de dores nos pés;
 Relaxamento muscular;
 Diminuição de edemas.
Por que a escolha reflexologia podal?
Qual importância da reflexologia podal na sua cliente ?
A reflexologia é como um tratamento complementar para distúrbios mentais como a depressão, a ansiedade, o estresse e a insônia, promovendo uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Qualidade do paciente visa estimular pontos específicos das plantas dos pés, que pode proporcionar alívio de dores, relaxamento e melhora na circulação sanguínea.
As contraindicações da reflexologia se aplicam em casos de pessoas com diabetes que apresentem machucados nos pés, mulheres em gestação, pessoas que fazem uso do marca-passo, pessoas em processos de alergia na pele ou dermatite, pessoas que apresentam varizes expostas, trombose ou fraturas.
Quem não pode fazer reflexologia podal?
Massagem relaxante 
A massagem relaxante é, antes de tudo, um ato de carinho, cuidado com seu corpo e autoamor. Ela promove, além do relaxamento, como o nome já sugere, inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental. Além disso, a sensação de bem estar após uma boa sessão é indiscutível. Se você nunca fez uma massagem relaxante, conheça um pouco mais dos benefícios dessa prática.
Como é a massagem relaxante?
A massagem relaxante é uma técnica milenar indicada para quem busca diminuir a tensão muscular, o estresse diário, aliviar as dores do corpo e relaxar também a mente. Com movimentos suaves e contínuos aplicados sempre com óleos ou cremes corporais, o massoterapeuta vai manipulando cada parte do corpo do massageado com alguma pressão de modo a relaxar completamente os músculos e articulações.
Quais os benefícios da massagem relaxante
São inúmeros os benefícios da massagem relaxante para quem a recebe. Podemos listar aqui alguns deles:
 Combate as enxaquecas e dores de cabeça, além do estresse e ansiedade;
 É indicada para aliviar dores na coluna, nos ombros e no pescoço;
 Atua na melhora da elasticidade dos músculos corporais e da pele;
Promove a ativação da circulação sanguínea e linfática no corpo;
 É indicada para quem tem crises de ansiedade, problemas emocionais, desmotivação e insônias;
 Elimina toxinas e resíduos do metabolismo;
 Combate o envelhecimento precoce da pele;
 Fortalece a imunidade;
 Melhora a digestão e acelera o metabolismo;
 Equilibra o funcionamento do intestino;
 Diminui o cansaço e a sensação de sono constante;
 É indicado para o tratamento de artroses;
 Promove a valorização e intimidade com nosso próprio corpo;
 Libera hormônios que aumentam a sensação de bem estar;
 Diminui a pressão arterial.
Outros tipos de massagem relaxante
Além da massagem relaxante tradicional, há outros tipos de massagens que também promovem o relaxamento do corpo e músculos. Cada uma apresenta técnicas de aplicação diferentes. Conheça algumas:
Ayuvérdica
Essa técnica, oriunda do ioga, tem três pilares principais: a energia vital, a circulação sanguínea e a respiração constante. Aplicada com o auxílio de óleos corporais essenciais, ela melhora o fluxo de energia corporal, além de ter poder desintoxicante. A prática traz o fortalecimento da imunidade, estímulo dos músculos, eliminação das toxinas corporais, além de atuar no realinhamento da estrutura óssea e da estrutura corporal muscular.
Shiatsu
É uma técnica da medicina oriental que atua diretamente na saúde e no bem estar através da aplicação de pressão feita com os dedos, mão e até mesmo com cotovelos e joelhos. A finalidade é eliminar dores musculares e tensões corporais e promover uma melhor circulação sanguínea, além de melhorar o fluxo energético de quem recebe a massagem.
Drenagem linfática
A drenagem linfática é muito usada para fins estéticos, mas ela também traz diversos benefícios para a saúde, além de atuar no relaxamento corporal. Através da compressão leve de pontos específicos do corpo, ela elimina o inchaço, diminui a flacidez muscular e promove o relaxamento corporal.
Por que a escolha da massagem relaxante ?
Qual importância da massagem relaxante na sua cliente?
Quem não pode fazer massagem relaxante ?
Contraindicações?
Mesmo que a massagem relaxante seja uma técnica segura e que seja capaz de promover uma série de benefícios, assim como qualquer outro procedimento, possui as suas contraindicações, são elas:
 Infecções;
 Lesões ou pequenos traumas no corpo;
 Feridas abertas;
 Fraturas ósseas;
 Hemorragias;
 Descalcificações graves – osteoporose;
 Trombose;
 Feridas abertas;
 Queimaduras recentes;
 Doenças mentais graves;
 Câncer;
 Embolias;
 Alterações cardíacas e 
vasculares
 Doenças contagiosas.
A massagem relaxante, também chamada de massoterapia relaxante, é uma técnica que é capaz de trazer uma série de benefícios, indo muito além da promoção de tranquilidade e bem-estar.
Por que os seus benefícios podem estar associados ao fortalecimento do sistema imunológico, melhora do sistema circulatório, linfático e respiratório, e da diminuição da pressão arterial.

Mais conteúdos dessa disciplina