Buscar

contextualizada met do ensino da lingua portuguesa

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
Márcia Maria Rodrigues de Souza Dantas
01435765
Pedagogia
Trabalhar com textos literários tem fundamental importância para a formação na educação infantil e no ensino fundamental, pois desperta nas crianças o interesse e o gostar de ler. Estimula a curiosidade, através de um mundo de fantasias, pois dentro de uma história, a criança se coloca no lugar dos personagens. Assim, expandirá a sua forma de ver o mundo e enfrentar seus desafios, ajudando a refletir sobre si e sobre o outro. A literatura e a arte de um modo geral irão contribuir para questionar o senso comum, estimulando atitudes críticas fundamentais para o processo de transformação social.
Na escola, desde o início, a criança passa a criar um vínculo de intimidade com a literatura infantil, pois o mundo dela é repleto de muita fantasia e imaginação. A intimidade com os livros leva ao estímulo da linguagem, melhora o vocabulário, leva a criança a estabelecer diálogo em sala com seus colegas e com a família, leva o leitor a interpretar com mais facilidade, contribuindo para seu desenvolvimento para uma boa aprendizagem.
A criança em processo de desenvolvimento tem bastante curiosidade e é por isso, que a literatura infantil deve ser oferecida de maneira prazerosa, comunicativa e muito divertida. Para que esse interesse aconteça, o professor deve fazer um trabalho que seja prazeroso para a turma, como trazer livros de fácil entendimento com belas gravuras e textos ricos e interessantes para a faixa etária, fazer roda de história, teatro com fantoches, visitar à biblioteca frequentemente para que os alunos tenham mais contato com os livros, deixar que eles escolham o livro que acham mais interessante.
A Literatura Infantil é uma porta aberta para que a criança tenha acesso ao mundo da cultura e do desenvolvimento.
REFERÊNCIAS:
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/literatura-infantil
https://novaescola.org.br/conteudo/11820/como-trabalhar-classicos-da-litetatura-no-ensino-fundamental

Continue navegando