Buscar

ESTUDO DE CASO Campanha de Vacinação

Prévia do material em texto

O PNI, Programa Nacional de Imunizações foi formulado em 1973, por determinação do Ministério da Saúde, ele é um dos maiores programas de vacinação do mundo que, nos últimos 49 anos, levou o Brasil a eliminação e controle de várias doenças imunopreveníveis. É ele o responsável por elaborar a política de vacinação do Brasil, desde a compra das vacinas de rotina até a definição do público que será imunizado.
O PNI é um programa brasileiro que através do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece gratuitamente mais de 20 imunizantes para diversas doenças, sendo 17 vacinas para crianças, sete para adolescentes, cinco para adultos e idosos e três para gestantes, tudo é seguido de acordo com o Calendário Nacional de Vacinações.
 O PNI é um dos maiores programas de vacinação do mundo, reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), como referência mundial.
Todos têm o mesmo objetivo, promover a saúde dos cidadãos, de acordo com suas expectativas. No Reino Unido tem o NICE, todos os gastos de saúde são pagos pelo Governo, com o uso do dinheiro dos Impostos, e quase todos os remédios são gratuitos. É o governo também o responsável pela contratação e pagamento dos médicos, e a gestão dos hospitais. 
Nos Estados Unidos, é um dos poucos países que não conta com o Sistema Universal de Saúde, a maioria dos hospitais e médicos são particulares, tendo a melhor opção ter um plano de saúde. Todo cidadão tem direito a saúde, todos pagadores de impostos. Assim como no Brasil, também em outros países existem muitas pessoas de renda baixa, em estado de pobreza extrema, como nos Estados Unidos, que não tem condição financeira de pagar por um tratamento médico e remédios, então todo o governo pensando no bem de sua população deveria adotar um sistema de saúde e ofertar tratamentos e remédios gratuitos. 
A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos. Com o final da escravidão e a e economia cafeeira, a população carioca aumentou desenfreadamente, e também o fluxo de pessoas, como os imigrantes, tudo isso permitiu que uma série de doenças ganhassem espaço. 
Ao meu ver, o programa de vacinação no Brasil é de suma importância, visto que, as vacinas têm uma grande importância na vida de cada um, protegendo de muitas doenças, qual algumas delas levam a morte. A campanha tem sido bem atrativa e bem instalada, mas, há muitos incrédulos, e focados nesses, idealizar campanhas que expliquem de forma mais clara e objetiva a importância da vacinação, qual é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra doenças infecciosas. 
Hoje muito é usado as redes sociais, e ela pode ser uma importante plataforma de comunicação com a população, onde pode ser postado inúmeros vídeos, com atores de várias faixas etárias, para todo o público, explicando como a vacinação é importante em nosso dia a dia, como uma dieta bem feita, tudo para nossa saúde e bem-estar, onde esses mesmos vídeos/filmes podem ser usados em escolas, pois é desde pequenos que se deve saber a importância da vacinação, e em televisores de hospitais e espaços públicos.

Continue navegando