Logo Passei Direto
Buscar

PERICIA CRIMINAL I - AVALIAÇÃO I UNIASSELVI

User badge image
Rebeca Lopes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O artigo 158 do Código de Processo Penal ensina sobre a necessidade do exame de corpo de delito, quando a infração deixar vestígios. Acerca do Código Penal sobre corpo de delito à vida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O corpo de delito é composto pelos vestígios materiais deixados pelo crime. ( ) O próprio corpo de delito pode ser feito somente de forma direta, não podendo ser de forma indireta. ( ) Corpo de delito é o conjunto de elementos materiais perceptíveis aos sentidos humanos (vestígios) e deixados por ocasião do cometimento da infração penal. ( ) É o cadáver que comprova a materialidade de um homicídio; as lesões deixadas na vítima com relação ao crime de lesões corporais; a coisa subtraída no crime de furto ou roubo; a substância entorpecente no crime de tráfico de drogas; o documento falso no crime de falsidade material ou ideológica etc. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - F - F - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.

O Código de Processo Penal dispõe em seu 158 que, quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo à confissão do acusado.
A respeito quando afirma que os vestígios são aqueles indícios materiais (rastros, impressões) que deixados pelo investigado no lugar do crime auxiliam na formação da convicção sobre o fato, ou em outras palavras, são os vestígios que possibilitam a reconstrução histórica do fato praticado. Considerando tal afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
A Vestígios morfológicos: poeiras, solos, tintas, explosivos.
B Vestígios inorgânicos ou não biológicos: vestígios lofoscópicos, pegadas, rastros, marcas de objetos.
C Vestígios orgânicos ou biológicos: saliva, sangue, líquido seminal, dentes, suor, pelos, cabelos, unhas, larvas, pólens, plantas.
D Físico-químicos: dactiloscópicos, quiroscópicos, pelmatoscópicos.

A doutrina conceitua o crime sob dois aspectos: o formal e o substancial.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I - A caracterização de crime é a conduta praticada pelo indivíduo, deve ajustar-se a um fato descrito na lei como crime, contrariando o ordenamento jurídico. II- Para que incida a pena sobre o autor em razão da transgressão, não é necessário que o indivíduo tenha capacidade de entendimento e determinação na ocasião da prática. III - Crime permanente: a consumação se prolonga com o tempo, a depender da ação do agente infrator. IV- Crime continuado: quando o sujeito ativo, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie, e pelas condições de tempo, lugar, devem os subsequentes ser havidos como continuação dos primeiros. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

A Perícia Criminal faz parte do título das provas do Código de Processo Penal. Na perícia, são aplicados os conhecimentos técnicos-científicos por profissionais altamente capacitados, que após exames detalhados nas cenas de crimes, elaborarão laudos periciais, objetivando auxiliar a justiça na elucidação de delitos.
Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir: I- A perícia criminal é a atividade típica do município, pois ainda não é reconhecida pelo estado, de cunho técnico-científico, prevista no Código Penal, que visa analisar vestígios, sendo dispensável para a elucidação de crimes. II- Os peritos são os profissionais que, através de observações e técnicas, e valendo-se, muitas vezes, de equipamentos e até de deduções pessoais, observam de forma minuciosa o objeto, pessoal e local para, então, emitir o parecer, ou laudo pericial que servirá de auxílio para a elucidação do fato criminoso. III- O Perito criminal, Servidor público, concursado, de nível superior, especialista nas mais diversas áreas do conhecimento, tem a responsabilidade de interpretar as evidências de um crime, sempre amparado pelos limites impostos pela ciência. IV- Com a Lei n° 12.030, sancionada em 17 de setembro de 2009, passou-se a prever, em nível federal, que: no exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é assegurada a autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial (art. 2º). Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

O Código de Processo Penal não traz uma definição exata do que seja Laudo Pericial. No entanto, podemos extrair a definição do Código de Processo Civil, que, em seu artigo 473 e parágrafos, traz os requisitos necessários para o laudo válido.
Podemos entender por laudo pericial um documento técnico, elaborado pelos peritos que, após realização de vistorias e concretização de exames, formaliza sua convicção de perito de como foi a dinâmica da ocorrência. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- O perito deve apresentar sua fundamentação em linguagem específica, técnica e com coerência lógica, indicando como alcançou suas conclusões, sendo que o perito pode dar opiniões pessoais que excedam o exame técnico ou científico do objeto da perícia. II- O laudo pericial é organizado, seguindo uma sequência lógica, para facilitar o entendimento e abordar todas as fases necessárias para a correta apuração dos fatos e chegar a uma conclusão plausível e fundamentada. III- Não é permitido ao perito instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos. IV- Não é permitida às partes durante o curso do processo indicar assistentes técnicos, que poderão apresentar pareceres. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.

O Código de Processo Penal dispõe em seu 158 que, quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo à confissão do acusado.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Os vestígios são aqueles indícios materiais (rastros, impressões) que deixados pelo investigado no lugar do crime auxiliam na formação da convicção sobre o fato, ou em outras palavras, são os vestígios que possibilitam a reconstrução histórica do fato praticado. II- Podemos afirmar que vestígios são as lesões na vítima de agressão, as fechaduras quebradas nos furtos, as manchas de sangue nos homicídios, os materiais queimados em um incêndio. III - Podemos afirmar que não é qualquer material encontrado na cena do crime que servirá como evidência de um fato criminoso. Significa dizer que, apenas os vestígios relevantes serão colhidos, utilizados e periciados. IV- O conceito de vestígio engloba toda a modificação física e psíquica provocada por conduta humana de ação ou omissão que permite tirar conclusões quanto ao acontecimento que causou o ato criminoso. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa III está correta.
B Somente a afirmativa I está correta.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

A complexidade da dinâmica criminal atinente aos crimes contra a pessoa exige dos profissionais que atuam na área pericial capacitação para o desenvolvimento de suas atividades, seja por meio da adoção de metodologias, técnicas, tecnologias, procedimentos e rotinas operacionais que aumentem a efetividade de seu trabalho investigativo.
Acerca do Código Penal, sobre os crimes contra a vida, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Homicídio. ( ) Induzimento, auxílio ou instigação ao suicídio. ( ) Infanticídio. ( ) Aborto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V - V.
B V - F - F - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.

Os termos vestígios, indícios e evidências, muitas vezes, são utilizados como sinônimos, no entanto, na esfera criminal, existe uma importante diferença entre eles.
Vamos conhecê-las. O indício apresenta uma conceituação legal prevista no artigo 239, do Código de Processo Penal Brasileiro. O conceito de vestígio é bem abrangente, podendo ser direta ou indiretamente relacionado ao fato delituoso, pode ser ainda considerado mediato ou imediato, interno ou externo ao evento penal. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Nem toda evidência é um indício, porém, o contrário é sempre verdadeiro, pois o segundo incorpora, além do primeiro, elementos outros de ordem subjetiva.
B As evidências, por decorrerem dos vestígios, não são elementos exclusivamente matérias e são somente de natureza puramente objetiva.
C As evidências podem ser colhidas de diferentes formas, através de documentos, imagens, oitivas e perícias, entre outras formas. Para nós interessa apenas as evidências coletadas por perícias.
D Nem todas evidências em uma investigação criminal, são consideradas como fontes de provas.

O local do crime demonstra o lugar onde o incidente ocorreu, e contém registros das atividades anteriores que ali aconteceram.
Logo, cada local de crime tem suas características próprias, que serão cuidadosamente analisadas e registradas pelos peritos. Considerando tal afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
A Locais quanto à natureza do fato: são aqueles que apresentam pontos de contato, por tratar-se de uma mesma ocorrência ilícita, como o crime de homicídio praticado em um local, sendo o cadáver deixado em outro lugar.
B Conhecer o local do crime é fundamental para o início das investigações. Uma vez identificado o lugar, dá-se início à atividade dos profissionais de perícia, com métodos de delimitação, isolamento e preservação do ambiente.
C Locais relacionados: considera-se a natureza da ocorrência, e por não se ter o real conhecimento do fato, é usada a terminologia de 'local de achado de cadáver'.
D Locais relacionados: para todos os locais onde realmente exista cadáver, podemos ter como local de: homicídio, suicídio, afogamento, acidente de trânsito, acidente de trabalho, estupro, disparo de arma de fogo, jogo ilícito, furto qualificado, incêndio, desabamentos e outros.

A doutrina conceitua o crime sob dois aspectos: o formal e o substancial. Sob o aspecto formal, crime é o fato individual que viola a conduta definida em lei como crime. Pelo aspecto substancial, crime é a conduta que molesta ou expõe a perigo um bem jurídico.
Acerca do conceito de Crime e a classificação das infrações penais, assinale a alternativa CORRETA:
A Crime progressivo: está consumado apenas com a possibilidade de dano.
B Crime permanente: a consumação se prolonga com o tempo, a depender da ação do agente infrator.
C Crime de perigo: o sujeito ativo para realizar um delito mais grave, pratica outro menos grave, no qual o delito mais grave contém o menos grave.
D Crime doloso: quando o sujeito ativo, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie, e pelas condições de tempo, lugar, devem os subsequentes ser havidos como continuação dos primeiros.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O artigo 158 do Código de Processo Penal ensina sobre a necessidade do exame de corpo de delito, quando a infração deixar vestígios. Acerca do Código Penal sobre corpo de delito à vida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O corpo de delito é composto pelos vestígios materiais deixados pelo crime. ( ) O próprio corpo de delito pode ser feito somente de forma direta, não podendo ser de forma indireta. ( ) Corpo de delito é o conjunto de elementos materiais perceptíveis aos sentidos humanos (vestígios) e deixados por ocasião do cometimento da infração penal. ( ) É o cadáver que comprova a materialidade de um homicídio; as lesões deixadas na vítima com relação ao crime de lesões corporais; a coisa subtraída no crime de furto ou roubo; a substância entorpecente no crime de tráfico de drogas; o documento falso no crime de falsidade material ou ideológica etc. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - F - F - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.

O Código de Processo Penal dispõe em seu 158 que, quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo à confissão do acusado.
A respeito quando afirma que os vestígios são aqueles indícios materiais (rastros, impressões) que deixados pelo investigado no lugar do crime auxiliam na formação da convicção sobre o fato, ou em outras palavras, são os vestígios que possibilitam a reconstrução histórica do fato praticado. Considerando tal afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
A Vestígios morfológicos: poeiras, solos, tintas, explosivos.
B Vestígios inorgânicos ou não biológicos: vestígios lofoscópicos, pegadas, rastros, marcas de objetos.
C Vestígios orgânicos ou biológicos: saliva, sangue, líquido seminal, dentes, suor, pelos, cabelos, unhas, larvas, pólens, plantas.
D Físico-químicos: dactiloscópicos, quiroscópicos, pelmatoscópicos.

A doutrina conceitua o crime sob dois aspectos: o formal e o substancial.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I - A caracterização de crime é a conduta praticada pelo indivíduo, deve ajustar-se a um fato descrito na lei como crime, contrariando o ordenamento jurídico. II- Para que incida a pena sobre o autor em razão da transgressão, não é necessário que o indivíduo tenha capacidade de entendimento e determinação na ocasião da prática. III - Crime permanente: a consumação se prolonga com o tempo, a depender da ação do agente infrator. IV- Crime continuado: quando o sujeito ativo, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie, e pelas condições de tempo, lugar, devem os subsequentes ser havidos como continuação dos primeiros. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

A Perícia Criminal faz parte do título das provas do Código de Processo Penal. Na perícia, são aplicados os conhecimentos técnicos-científicos por profissionais altamente capacitados, que após exames detalhados nas cenas de crimes, elaborarão laudos periciais, objetivando auxiliar a justiça na elucidação de delitos.
Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir: I- A perícia criminal é a atividade típica do município, pois ainda não é reconhecida pelo estado, de cunho técnico-científico, prevista no Código Penal, que visa analisar vestígios, sendo dispensável para a elucidação de crimes. II- Os peritos são os profissionais que, através de observações e técnicas, e valendo-se, muitas vezes, de equipamentos e até de deduções pessoais, observam de forma minuciosa o objeto, pessoal e local para, então, emitir o parecer, ou laudo pericial que servirá de auxílio para a elucidação do fato criminoso. III- O Perito criminal, Servidor público, concursado, de nível superior, especialista nas mais diversas áreas do conhecimento, tem a responsabilidade de interpretar as evidências de um crime, sempre amparado pelos limites impostos pela ciência. IV- Com a Lei n° 12.030, sancionada em 17 de setembro de 2009, passou-se a prever, em nível federal, que: no exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é assegurada a autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial (art. 2º). Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

O Código de Processo Penal não traz uma definição exata do que seja Laudo Pericial. No entanto, podemos extrair a definição do Código de Processo Civil, que, em seu artigo 473 e parágrafos, traz os requisitos necessários para o laudo válido.
Podemos entender por laudo pericial um documento técnico, elaborado pelos peritos que, após realização de vistorias e concretização de exames, formaliza sua convicção de perito de como foi a dinâmica da ocorrência. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- O perito deve apresentar sua fundamentação em linguagem específica, técnica e com coerência lógica, indicando como alcançou suas conclusões, sendo que o perito pode dar opiniões pessoais que excedam o exame técnico ou científico do objeto da perícia. II- O laudo pericial é organizado, seguindo uma sequência lógica, para facilitar o entendimento e abordar todas as fases necessárias para a correta apuração dos fatos e chegar a uma conclusão plausível e fundamentada. III- Não é permitido ao perito instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos. IV- Não é permitida às partes durante o curso do processo indicar assistentes técnicos, que poderão apresentar pareceres. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.

O Código de Processo Penal dispõe em seu 158 que, quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo à confissão do acusado.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Os vestígios são aqueles indícios materiais (rastros, impressões) que deixados pelo investigado no lugar do crime auxiliam na formação da convicção sobre o fato, ou em outras palavras, são os vestígios que possibilitam a reconstrução histórica do fato praticado. II- Podemos afirmar que vestígios são as lesões na vítima de agressão, as fechaduras quebradas nos furtos, as manchas de sangue nos homicídios, os materiais queimados em um incêndio. III - Podemos afirmar que não é qualquer material encontrado na cena do crime que servirá como evidência de um fato criminoso. Significa dizer que, apenas os vestígios relevantes serão colhidos, utilizados e periciados. IV- O conceito de vestígio engloba toda a modificação física e psíquica provocada por conduta humana de ação ou omissão que permite tirar conclusões quanto ao acontecimento que causou o ato criminoso. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa III está correta.
B Somente a afirmativa I está correta.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

A complexidade da dinâmica criminal atinente aos crimes contra a pessoa exige dos profissionais que atuam na área pericial capacitação para o desenvolvimento de suas atividades, seja por meio da adoção de metodologias, técnicas, tecnologias, procedimentos e rotinas operacionais que aumentem a efetividade de seu trabalho investigativo.
Acerca do Código Penal, sobre os crimes contra a vida, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Homicídio. ( ) Induzimento, auxílio ou instigação ao suicídio. ( ) Infanticídio. ( ) Aborto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V - V.
B V - F - F - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.

Os termos vestígios, indícios e evidências, muitas vezes, são utilizados como sinônimos, no entanto, na esfera criminal, existe uma importante diferença entre eles.
Vamos conhecê-las. O indício apresenta uma conceituação legal prevista no artigo 239, do Código de Processo Penal Brasileiro. O conceito de vestígio é bem abrangente, podendo ser direta ou indiretamente relacionado ao fato delituoso, pode ser ainda considerado mediato ou imediato, interno ou externo ao evento penal. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Nem toda evidência é um indício, porém, o contrário é sempre verdadeiro, pois o segundo incorpora, além do primeiro, elementos outros de ordem subjetiva.
B As evidências, por decorrerem dos vestígios, não são elementos exclusivamente matérias e são somente de natureza puramente objetiva.
C As evidências podem ser colhidas de diferentes formas, através de documentos, imagens, oitivas e perícias, entre outras formas. Para nós interessa apenas as evidências coletadas por perícias.
D Nem todas evidências em uma investigação criminal, são consideradas como fontes de provas.

O local do crime demonstra o lugar onde o incidente ocorreu, e contém registros das atividades anteriores que ali aconteceram.
Logo, cada local de crime tem suas características próprias, que serão cuidadosamente analisadas e registradas pelos peritos. Considerando tal afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
A Locais quanto à natureza do fato: são aqueles que apresentam pontos de contato, por tratar-se de uma mesma ocorrência ilícita, como o crime de homicídio praticado em um local, sendo o cadáver deixado em outro lugar.
B Conhecer o local do crime é fundamental para o início das investigações. Uma vez identificado o lugar, dá-se início à atividade dos profissionais de perícia, com métodos de delimitação, isolamento e preservação do ambiente.
C Locais relacionados: considera-se a natureza da ocorrência, e por não se ter o real conhecimento do fato, é usada a terminologia de 'local de achado de cadáver'.
D Locais relacionados: para todos os locais onde realmente exista cadáver, podemos ter como local de: homicídio, suicídio, afogamento, acidente de trânsito, acidente de trabalho, estupro, disparo de arma de fogo, jogo ilícito, furto qualificado, incêndio, desabamentos e outros.

A doutrina conceitua o crime sob dois aspectos: o formal e o substancial. Sob o aspecto formal, crime é o fato individual que viola a conduta definida em lei como crime. Pelo aspecto substancial, crime é a conduta que molesta ou expõe a perigo um bem jurídico.
Acerca do conceito de Crime e a classificação das infrações penais, assinale a alternativa CORRETA:
A Crime progressivo: está consumado apenas com a possibilidade de dano.
B Crime permanente: a consumação se prolonga com o tempo, a depender da ação do agente infrator.
C Crime de perigo: o sujeito ativo para realizar um delito mais grave, pratica outro menos grave, no qual o delito mais grave contém o menos grave.
D Crime doloso: quando o sujeito ativo, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie, e pelas condições de tempo, lugar, devem os subsequentes ser havidos como continuação dos primeiros.

Prévia do material em texto

Rebeca Ribeiro Lopes
Investigação Forense e Perícia Criminal (3420857)
PERICIA CRIMINAL I
Peso da Avaliação 1,50
Prova 61790135
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
1O artigo 158 do Código de Processo Penal ensina sobre a necessidade do exame de corpo de delito, quando a infração deixar vestígios. Acerca do Código Penal sobre corpo de delito à vida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O corpo de delito é composto pelos vestígios materiais deixados pelo crime. ( ) O próprio corpo de delito pode ser feito somente de forma direta, não podendo ser de forma indireta. ( ) Corpo de delito é o conjunto de elementos materiais perceptíveis aos sentidos humanos (vestígios) e deixados por ocasião do cometimento da infração penal. ( ) É o cadáver que comprova a materialidade de um homicídio; as lesões deixadas na vítima com relação ao crime de lesões corporais; a coisa subtraída no crime de furto ou roubo; a substância entorpecente no crime de tráfico de drogas; o documento falso no crime de falsidade material ou ideológica etc. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código Processo Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 24 out. 1941.
A
V - F - V - V.
B
V - F - F - F.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - V.
2O Código de Processo Penal dispõe em seu 158 que, quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo à confissão do acusado. A respeito quando afirma que os vestígios são aqueles indícios materiais (rastros, impressões) que deixados pelo investigado no lugar do crime auxiliam na formação da convicção sobre o fato, ou em outras palavras, são os vestígios que possibilitam a reconstrução histórica do fato praticado. Considerando tal afirmação, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código Processo Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 24 out. 1941.
A
Vestígios morfológicos: poeiras, solos, tintas, explosivos.
B
Vestígios inorgânicos ou não biológicos: vestígios lofoscópicos, pegadas, rastros, marcas de objetos.
C
Vestígios orgânicos ou biológicos: saliva, sangue, líquido seminal, dentes, suor, pelos, cabelos, unhas, larvas, pólens, plantas.
D
Físico- químicos: dactiloscópicos, quiroscópicos, pelmatoscópicos.
3A doutrina conceitua o crime sob dois aspectos: o formal e o substancial. Sob o aspecto formal, crime é o fato individual que viola a conduta definida em lei como crime. Pelo aspecto substancial, crime é a conduta que molesta ou expõe a perigo um bem jurídico. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- A caracterização de crime é a conduta praticada pelo indivíduo, deve ajustar-se a um fato descrito na lei como crime, contrariando o ordenamento jurídico. II- Para que incida a pena sobre o autor em razão da transgressão, não é necessário que o indivíduo tenha capacidade de entendimento e determinação na ocasião da prática. III- Crime permanente: a consumação se prolonga com o tempo, a depender da ação do agente infrator. IV- Crime continuado: quando o sujeito ativo, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie, e pelas condições de tempo, lugar, devem os subsequentes ser havidos como continuação dos primeiros. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
4A Perícia Criminal faz parte do título das provas do Código de Processo Penal. Na perícia, são aplicados os conhecimentos técnicos-científicos por profissionais altamente capacitados, que após exames detalhados nas cenas de crimes, elaborarão laudos periciais, objetivando auxiliar a justiça na elucidação de delitos. Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir: I- A perícia criminal é a atividade típica do município, pois ainda não é reconhecida pelo estado, de cunho técnico-científico, prevista no Código Penal, que visa analisar vestígios, sendo dispensável para a elucidação de crimes. II- Os peritos são os profissionais que, através de observações e técnicas, e valendo-se, muitas vezes, de equipamentos e até de deduções pessoais, observam de forma minuciosa o objeto, pessoal e local para, então, emitir o parecer, ou laudo pericial que servirá de auxílio para a elucidação do fato criminoso. III- O Perito criminal, Servidor público, concursado, de nível superior, especialista nas mais diversas áreas do conhecimento, tem a responsabilidade de interpretar as evidências de um crime, sempre amparado pelos limites impostos pela ciência. IV- Com a Lei n° 12.030, sancionada em 17 de setembro de 2009, passou-se a prever, em nível federal, que: no exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é assegurada a autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial (art. 2º). Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
5O Código de Processo Penal não traz uma definição exata do que seja Laudo Pericial. No entanto, podemos extrair a definição do Código de Processo Civil, que, em seu artigo 473 e parágrafos, traz os requisitos necessários para o laudo válido. Podemos entender por laudo pericial um documento técnico, elaborado pelos peritos que, após realização de vistorias e concretização de exames, formaliza sua convicção de perito de como foi a dinâmica da ocorrência. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- O perito deve apresentar sua fundamentação em linguagem específica, técnica e com coerência lógica, indicando como alcançou suas conclusões, sendo que o perito pode dar opiniões pessoais que excedam o exame técnico ou científico do objeto da perícia. II- O laudo pericial é organizado, seguindo uma sequência lógica, para facilitar o entendimento e abordar todas as fases necessárias para a correta apuração dos fatos e chegar a uma conclusão plausível e fundamentada. III- Não é permitido ao perito instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos. IV- Não é permitida às partes durante o curso do processo indicar assistentes técnicos, que poderão apresentar pareceres. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B
Somente a afirmativa II está correta.
C
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D
Somente a afirmativa I está correta.
6O Código de Processo Penal dispõe em seu 158 que, quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo à confissão do acusado. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Os vestígios são aqueles indícios materiais (rastros, impressões) que deixados pelo investigado no lugar do crime auxiliam na formação da convicção sobre o fato, ou em outras palavras, são os vestígios que possibilitam a reconstrução histórica do fato praticado. II- Podemos afirmar que vestígios são as lesões na vítima de agressão, as fechaduras quebradas nos furtos, as manchas de sangue nos homicídios, os materiais queimados em um incêndio. III- Podemos afirmar que não é qualquer material encontrado na cena do crime que servirá como evidência de um fato criminoso. Significa dizer que, apenas os vestígios relevantes serão colhidos, utilizados e periciados. IV- O conceito de vestígio engloba toda a modificação física e psíquica provocada por conduta humana de ação ou omissão que permite tirar conclusões quanto ao acontecimento que causou o ato criminoso. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código Processo Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 24 out. 1941.
A
Somente a afirmativa III está correta.B
Somente a afirmativa I está correta.
C
Somente a afirmativa II está correta.
D
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
7A complexidade da dinâmica criminal atinente aos crimes contra a pessoa exige dos profissionais que atuam na área pericial capacitação para o desenvolvimento de suas atividades, seja por meio da adoção de metodologias, técnicas, tecnologias, procedimentos e rotinas operacionais que aumentem a efetividade de seu trabalho investigativo. Acerca do Código Penal, sobre os crimes contra a vida, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Homicídio. ( ) Induzimento, auxílio ou instigação ao suicídio. ( ) Infanticídio. ( ) Aborto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V.
B
V - F - F - F.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - V.
8Os termos vestígios, indícios e evidências, muitas vezes, são utilizados como sinônimos, no entanto, na esfera criminal, existe uma importante diferença entre eles. Vamos conhecê-las. O indício apresenta uma conceituação legal prevista no artigo 239, do Código de Processo Penal Brasileiro. O conceito de vestígio é bem abrangente, podendo ser direta ou indiretamente relacionado ao fato delituoso, pode ser ainda considerado mediato ou imediato, interno ou externo ao evento penal. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Nem toda evidência é um indício, porém, o contrário é sempre verdadeiro, pois o segundo incorpora, além do primeiro, elementos outros de ordem subjetiva.
B
As evidências, por decorrerem dos vestígios, não são elementos exclusivamente matérias e são somente de natureza puramente objetiva.
C
As evidências podem ser colhidas de diferentes formas, através de documentos, imagens, oitivas e perícias, entre outras formas. Para nós interessa apenas as evidências coletadas por perícias.
D
Nem todas evidências em uma investigação criminal, são consideradas como fontes de provas.
9O local do crime demonstra o lugar onde o incidente ocorreu, e contém registros das atividades anteriores que ali aconteceram. Logo, cada local de crime tem suas características próprias, que serão cuidadosamente analisadas e registradas pelos peritos. Considerando tal afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
A
Locais quanto à natureza do fato: são aqueles que apresentam pontos de contato, por tratar-se de uma mesma ocorrência ilícita, como o crime de homicídio praticado em um local, sendo o cadáver deixado em outro lugar.
B
Conhecer o local do crime é fundamental para o início das investigações. Uma vez identificado o lugar, dá-se início à atividade dos profissionais de perícia, com métodos de delimitação, isolamento e preservação do ambiente.
C
Locais relacionados: considera-se a natureza da ocorrência, e por não se ter o real conhecimento do fato, é usada a terminologia de "local de achado de cadáver".
D
Locais relacionados: para todos os locais onde realmente exista cadáver, podemos ter como local de: homicídio, suicídio, afogamento, acidente de trânsito, acidente de trabalho, estupro, disparo de arma de fogo, jogo ilícito, furto qualificado, incêndio, desabamentos e outros.
10A doutrina conceitua o crime sob dois aspectos: o formal e o substancial. Sob o aspecto formal, crime é o fato individual que viola a conduta definida em lei como crime. Pelo aspecto substancial, crime é a conduta que molesta ou expõe a perigo um bem jurídico. Aqui considera-se a conduta prevista pela Lei Penal, e a ofensa ao bem jurídico protegido pela norma. Acerca do conceito de Crime e a classificação das infrações penais, assinale a alternativa CORRETA:
A
Crime progressivo: está consumado apenas com a possibilidade de dano.
B
Crime permanente: a consumação se prolonga com o tempo, a depender da ação do agente infrator.
C
Crime de perigo: o sujeito ativo para realizar um delito mais grave, pratica outro menos grave, no qual o delito mais grave contém o menos grave.
D
Crime doloso: quando o sujeito ativo, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie, e pelas condições de tempo, lugar, devem os subsequentes ser havidos como continuação dos primeiros.

Mais conteúdos dessa disciplina