Buscar

20191125_18437_Plano de Aula 8 Processo do Trabalho doc2016

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA “PIO DÉCIMO” S/C LTDA
FACULDADE “PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
	DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
	CÓDIGO DA DISCIPLINA: CD
	CARGA HORÁRIA: 60
	CRÉDITO: 4
	Professor: Thiago Ramos Santos
PLANO DE AULA 8
1) TEMA: 
Sistema de Recursos. Teoria Geral. Princípios. Requisitos Subjetivos e Objetivos. Recursos em Espécie.
2) OBJETIVOS:
- Caracterizar na teoria e na prática como se dá o sistema recursal no processo civil brasileiro, com atenção prioritária para o processo do trabalho e suas conjunturas principiológicas constitucionais;
- Pontuar a respeito dos requisitos subjetivos e objetivos para interposição dos recursos na seara laboral brasileira, com atenção especial para a natureza jurídica do depósito recursal, complementada pela leitura do texto abaixo:
http://jus.com.br/artigos/34669/acesso-a-justica-e-a-obrigatoriedade-do-deposito-recursal-na-justica-do-trabalho
- Conceituar as várias modalidades de recursos específicos que estão presentes na justiça do trabalho.
3) CONTEÚDOS:
- Teoria Geral dos Recursos- Sistema Recursal
Conceito- Remédio processual concedido às partes, ao terceiro prejudicado ou ao MPT, objetivando que a decisão impugnada seja submetida a novo julgamento, por uma autoridade hierarquicamente superior a que prolatou a decisão.
Natureza Jurídica- Corrente Majoritária- Extensão do direito de ação dentro da mesma demanda- direito subjetivo processual.
Classificação-
1. Quanto à autoridade à qual se dirigem:
1.1- Próprios-òrgão superior;
1.2- Impróprios-mesma autoridade- Ex: Embargos de Declaração;
2.Quanto ao assunto:
2.1- Ordinários- objetivam a revisão do julgado, devolvendo toda matéria resolvida instância inferior para exame;
2.2- Extraordinários- recurso que versa sobre matérias de direito(federais e/ou constitucionais)
3.Quanto à extensão da materia:
3.1-Total- toda matéria decidida:
3.2- Parcial- Parte da matérial decidida:
4.Quanto à forma de recorrer:
4.1- Principal: interposto no prazo por uma das partes;
4.2- Adesivo: interposto no prazo de contrarrazões;
Princípios Recursais:
1.Duplo Grau de Jurisdição: Não está assegurado pela CF/88, porém existindo na legislação processual comum recurso para determinada situação, não poderá o judiciário criar óbices para o exercício pleno do direito, sob pena de interferir na extensão do direito de ação da parte.
2.Princípio da Unirrecobilidade(Singularidade ou Unicidade Sindical)- Não se permite a utilização de mais de um recurso contra uma mesma decisão. Exceção: Reforma de Sentença por embargos de declaração.
3.Princípio da Fungibilidade ou Conversibilidade: Aproveitamento de um recurso interposto erroneamente por outro, desde que o erro não seja grosseiro, haja dúvida plausível quanto ao recurso aplicável e seja interposto no prazo do recurso correto. Exemplo: Após a garantia da execução, executado interpõe exceção de pré-executividade em vez de embargos à execução.
4.Voluntariedade(Remessa Ex Officio): Remessa voluntária de sentenças condenatórias proferidas contra pessoas jurídicas de natureza pública(Estado, União, Municípios, Autarquias e Fundações Públicas).
Art. 496.  Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença:
I - proferida contra a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público;
II - que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos à execução fiscal.
§ 1o Nos casos previstos neste artigo, não interposta a apelação no prazo legal, o juiz ordenará a remessa dos autos ao tribunal, e, se não o fizer, o presidente do respectivo tribunal avocá-los-á.
§ 2o Em qualquer dos casos referidos no § 1o, o tribunal julgará a remessa necessária.
§ 3o Não se aplica o disposto neste artigo quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a:
I - 1.000 (mil) salários-mínimos para a União e as respectivas autarquias e fundações de direito público;
II - 500 (quinhentos) salários-mínimos para os Estados, o Distrito Federal, as respectivas autarquias e fundações de direito público e os Municípios que constituam capitais dos Estados;
III - 100 (cem) salários-mínimos para todos os demais Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.
§ 4o Também não se aplica o disposto neste artigo quando a sentença estiver fundada em:
I - súmula de tribunal superior;
II - acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos;
III - entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;
IV - entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.
Exceção: Súmula 303 do TST.(Antes do novo CPC)
FAZENDA PÚBLICA. DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO
I - Em dissídio individual, está sujeita ao duplo grau de jurisdição, mesmo na vigência da CF/1988, decisão contrária à Fazenda Pública, salvo:
a) quando a condenação não ultrapassar o valor correspondente a 60 (sessenta) salários mínimos; 
b) quando a decisão estiver em consonância com decisão plenária do Supremo Tribunal Federal ou com súmula ou orientação jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho. (ex-Súmula nº 303 - alterada pela Res. 121/2003, DJ 21.11.2003 - Lei nº 10.352, de 26.12.2001)
II - Em ação rescisória, a decisão proferida pelo juízo de primeiro grau está sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório quando desfavorável ao ente público, exceto nas hipóteses das alíneas "a" e "b" do inciso anterior. (ex-OJ nº 71 da SBDI-1 - inserida em 03.06.1996)
III - Em mandado de segurança, somente cabe remessa "ex officio" se, na relação processual, figurar pessoa jurídica de direito público como parte prejudicada pela concessão da ordem. Tal situação não ocorre na hipótese de figurar no feito como impetrante e terceiro interessado pessoa de direito privado, ressalvada a hipótese de matéria administrativa. 
 5.Princípio da Proibição da Reformatio in Pejus
A instância superior, ao reformar a decisão impugnada, não poderá prejudicar o recorrente, ou seja, majorar a sua condenação, por exemplo.
6.Princípio de Irrecorribilidade das decisões interlocutórias:
Decisões em incidentes processuais, não cabem recurso imediato, salvo as situações descritas na súmula 214 do TST:
DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. IRRECORRIBILIDADE 
Na Justiça do Trabalho, nos termos do art. 893, § 1º, da CLT, as decisões interlocutórias não ensejam recurso imediato, salvo nas hipóteses de decisão: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrária à Súmula ou Orientação Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetível de impugnação mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceção de incompetência territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juízo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, § 2º, da CLT.
7.Princípio da Dialeticidade ou Discursividade(Necessidade de fundamentação da peça recursal):
Art.899 da CLT- Recursos serão interposto por simples petição-
Exceção_Recursos Extraordinários, estaríamos forma do âmbito da discussão fática e sim tratando de questões de direito(federal/constitucional), nos termos da súmula 422 do TST.
RECURSO. APELO QUE NÃO ATACA OS FUNDAMENTOS DA DECISÃO RECORRIDA. NÃO CONHECIMENTO. ART. 1014, do CPC 
Não se conhece de recurso para o TST, pela ausência do requisito de admissibilidade inscrito no art. 514, II, do CPC, quando as razões do recorrente não impugnam os fundamentos da decisão recorrida, nos termos em que fora proposta..
Efeitos dos Recursos- 
Devolutivo-Devolvem à autoridade superior o conhecimento da matéria- art.899 da CLT, na seara laboral tal efeito permite a execução provisória da matéria.
Suspensivo- Suspende a execução provisória do processo, até que haja manifestação da instância superior;
Translativo(EfeitoDevolutivo em profundidade)- Devolve à instância superior a apreciação de matéria de ordem pública, mesmo que não impugnadas na apelação, ou não decididas na sentença(art.1013 e parágrafos do CPC), aplicado na seala trabalhista com base na súmula 393 do TST:
RECURSO ORDINÁRIO. EFEITO DEVOLUTIVO EM PROFUNDIDADE. ART. 1013, § 1º, DO CPC 
O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário, que se extrai do § 1º do art. 1013 do CPC, transfere ao Tribunal a apreciação dos fundamentos da inicial ou da defesa, não examinados pela sentença, ainda que não renovados em contrarrazões. Não se aplica, todavia, ao caso de pedido não apreciado na sentença, salvo a hipótese contida no § 3º do art. 1013 do CPC.
Substitutivo- Ocorre quando o TRT julga o mérito do recurso, aquele mérito vai substitutir a decisão, inclusive para efeito de formação da coisa julgada e posterior ação rescisória.
Extensivo- No caso de recurso interposto por litisonsortes, desde que não haja conflito de interesses, aproveitará aos demais, não recorrentes.
Regressivo- Consiste na possibilidade de retratação ou reconsideração da decisão que negou admissibilidade de um recurso na apreciação do recurso de agravo de instrumento ou agravo regimental.
Requisitos Objetivos(Extrínsecos) dos Recursos Trabalhistas
1.1-Recorribilidade do Ato- Contra despachos de Mero expediente e a maioria da decisões interlocutórias;
1.2-Adequação- Utilização do recurso cabível à especie da decisão impugnada;
1.3-Tempestividade- Recurso interposto dentro do prazo legal, após a publicação/notificação da decisão impugnada, sob de se considerar intempestivo ou extemporâneo.
Maioria dos prazo trabalhistas- 8 dias;
Exceção- Embargos de declaração, Parazo recursal dos entes públicos e do MPT é em dobro;
Litisconsortes com procuradores diferentes- Prazo simples, não se aplicando o art.229 do CPC, consoante OJ 310SDBI-1, abaixo transcrita:
LITISCONSORTES. PROCURADORES DISTINTOS. PRAZO EM DOBRO. ART. 229 DO CPC. INAPLICÁVEL AO PROCESSO DO TRABALHO
A regra contida no art. 229 do CPC é inaplicável ao processo do trabalho, em face da sua incompatibilidade com o princípio da celeridade inerente ao processo trabalhista
Preparo- 
Custas e Depósito Recursal:
1.1- Custas Processuais: no processo do trabalho limitadas a 2% do valor da causa, e deverão ser comprovada dentro do prazo do recurso(Art.789, §1º da CLT), sob pena de deserção do recurso. 
1.2-Em caso de acordo judicial, se o contrário não ficar combinado, as custas serão rateadas entre as partes de forma igual.
1.3-Estão isentos do pagamento de custas a União, Estados e Municípios, Autarquias e Fundações públicas que não explorem atividade econômica, bem como o MPT.
Depósito Recursal- 
2.1- Natureza Jurídica- Garantia de uma futura Execução- ou seja estará presente em todas as condenações sujeitas a justiça do trabalho que houver valor pecuniário a ser pago a parte vencedora, mesmo nas relações de trabalho, conforme IN n.27 do TST.
Súmula nº 161 do TST
DEPÓSITO. CONDENAÇÃO A PAGAMENTO EM PECÚNIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
Se não há condenação a pagamento em pecúnia, descabe o depósito de que tratam os §§ 1º e 2º do art. 899 da CLT
2.2- O depósito recursal deverá ser recolhido na conta de FGTS do empregado, sob pena de deserção(art.899, § 4º da CLT), e comprovado dentro do prazo do recurso(art.7º da Lei 5.584/1970);
2.3- No caso de condenação solidária de duas ou mais empresas o depósito efetuado por uma aproveitará às outras, salvo se a recorrente pleiteie sua exclusão da lide.
Súmula nº 128 do TST
DEPÓSITO RECURSAL
I - É ônus da parte recorrente efetuar o depósito legal, integralmente, em relação a cada novo recurso interposto, sob pena de deserção. Atingido o valor da condenação, nenhum depósito mais é exigido para qualquer recurso. (ex-Súmula nº 128 - alterada pela Res. 121/2003, DJ 21.11.03, que incorporou a OJ nº 139 da SBDI-1 - inserida em 27.11.1998)
II - Garantido o juízo, na fase executória, a exigência de depósito para recorrer de qualquer decisão viola os incisos II e LV do art. 5º da CF/1988. Havendo, porém, elevação do valor do débito, exige-se a complementação da garantia do juízo. (ex-OJ nº 189 da SBDI-1 - inserida em 08.11.2000)
III - Havendo condenação solidária de duas ou mais empresas, o depósito recursal efetuado por uma delas aproveita as demais, quando a empresa que efetuou o depósito não pleiteia sua exclusão da lide.
2.4- As pessoas jurídicas de direito público, o MPT e a massa falida não estão sujeitos ao depósito recursal.
DESERÇÃO. MASSA FALIDA. EMPRESA EM LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL
Não ocorre deserção de recurso da massa falida por falta de pagamento de custas ou de depósito do valor da condenação. Esse privilégio, todavia, não se aplica à empresa em liquidação extrajudicial
2.5- Concessão do benefício da Justiça Gratuita a empregadores pessoas físicas e microempresas e EPPs, que comprovem situação de miserabilidade jurídica, abrangerá, tão somente, a dispensa das custas processuais não atingindo o depósito recursal que possui natureza jurídica de garantia de juízo, e não despesa processual, conforme art.3º da Lei 1.060/50- Posição atual do TST.
Regularidade da Representação- o recurso deve ser subscrito pela própria parte ou por procurador com poderes para tanto.
120. RECURSO. ASSINATURA DA PETIÇÃO OU DAS RAZÕES RECURSAIS. VALIDADE (nova redação) - DJ 20.04.2005
O recurso sem assinatura será tido por inexistente. Será considerado válido o apelo assinado, ao menos, na petição de apresentação ou nas razões recursais
Requisitos subjetivos(intrínsecos) dos Recursos-
1. Legitimidade- art.499 do CPC- Partes, terceiro prejudicado(peraito, por exemplo) e o MPT(nestes casos tanto atuando como autor ou réu, como atuando como fiscal da lei);
2.Capacidade- Capacidade Processual;
3.Interesse- O recurso tem que ser útil a parte, sob pena de não conhecimento. Ex: Recurso interposto pela parte vencedora.
Situação excepcional do MPT:
338. MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. LEGITIMIDADE PARA RECORRER. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESA PÚBLICA. CONTRATO NULO 
Há interesse do Ministério Público do Trabalho para recorrer contra decisão que declara a existência de vínculo empregatício com sociedade de economia mista ou empresa pública, após a CF/88, sem a prévia aprovação em concurso público.
Recursos Trabalhistas em Espécie:
1. Recurso Ordinário- art.895 da CLT
2.Embargos de Declaração- art.897-A da CLT
3.Agravo de Petição- art.897 da CLT
4.Agravo de Instrumento- art.897, b da CLT
5.Recurso de Revista- art.896 da CLT
6. Agravo Regimental- Regimento interno dos TRTs- art.709 da CLT;
7-Embargos- art.894 da CLT e lei 11.496/07;
8.Recurso Adesivo- art. 997 do CPC e súmula 283 do TST:
RECURSO ADESIVO. PERTINÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO. CORRELAÇÃO DE MATÉRIAS O recurso adesivo é compatível com o processo do trabalho e cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipóteses de interposição de recurso ordinário, de agravo de petição, de revista e de embargos, sendo desnecessário que a matéria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrária.
9. Pedido de Revisão- Procedimento Sumário- Lei 5584/70
10. Reclamação Correicional- Regimentos Internos dos TRTs- art.709 da CLT
4) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aula expositiva com a utilização de roteiro de aula, impresso e na lousa, onde será definida a teoria do estudo do tema e citados os exemplos de aplicação referentes a cada conteúdo.
5) RECURSOS:
- Lousa e pincel;
- Plano de Aula.
6) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado de forma diagnóstica e dialógica, durante toda a aula, dando ênfase a interação com o assunto, de modo a contextualizar o aprendizado global do conteúdo explanado.
 7) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 40.ed. São Paulo: Atlas, 2014.
LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho.12.ed. São Paulo:Ltr, 2014.
MARTINS, Sérgio Pinto. Direito Processual do Trabalho.23. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito Processual do Trabalho. 25. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
SARAIVA, Renato. Curso de Direito Processual do Trabalho. 7. ed. São Paulo: Método, 2010.
Questões Relacionadas ao Tema:
A legitimidade para recorrer e o depósito prévio trabalhista são pressupostos recursais 
 a) subjetivo e objetivo, respectivamente. 
 b) objetivo e subjetivo, respectivamente. 
 c) subjetivos.
 d) objetivos. 
 e) objetivo e legal, respectivamente. 
2) Antonio ajuizou reclamação trabalhista contra sua ex-empregadora, sendo que na audiência designada as partes celebraram acordo amigável, devidamente homologado em Juízo, no valor de R$ 10.000,00, a ser pago em cinco parcelas de R$ 2.000,00 cada, com início a partir de dez dias da realização da audiência. Entretanto, no dia seguinte, Antonio se arrependeu, por entender que tinha direito a valor superior ao acordado. Neste caso, Antonio 
 a) não poderá recorrer da decisão por este motivo. 
 b) poderá interpor recurso ordinário, contando seu prazo a partir do pagamento da última parcela do acordo. 
 c) poderá interpor agravo de petição, tendo em vista que está findo o processo de conhecimento. 
 d) só poderá opor embargos de declaração, contando seu prazo a partir de cinco dias da data da realização da audiência. 
 e) deverá interpor agravo de instrumento, contando seu prazo a partir do pagamento da primeira parcela do acordo homologado. 
3) No tocante aos recursos no processo do trabalho, o agravo 
 a) retido tem a mesma finalidade do processo civil, ou seja, atacar decisões interlocutórias, como preliminar de recursos. 
 b) de petição é um recurso próprio do processo de conhecimento trabalhista, contra decisões finais proferidas pelo Juiz do Trabalho. 
 c) de petição é um recurso próprio da execução trabalhista, contra decisões proferidas pelo Juiz do Trabalho. 
 d)de petição possui o mesmo prazo de interposição dos embargos à execução, ou seja, 5 dias. 
 e)de instrumento tem a mesma finalidade do processo civil, ou seja, atacar decisões interlocutórias, quando impugnadas no momento oportuno. 
4) A Empresa X interpôs embargos declaratórios contra decisão monocrática do Ministro Relator do processo, em trâmite no TST, com base no art. 557 do CPC, postulando efeito modificativo perante o Colegiado. Esse ato, nos termos da Súmula 421 do TST, enseja a conversão dos embargos declaratórios em agravo. Nessa perspectiva, os princípios processuais trabalhistas que informam tal possibilidade de conversão dos recursos supramencionados são os do(a)
 a)dispositivo e do duplo grau de jurisdição. 
 b) fungibilidade e da perempção. 
 c) fungibilidade e da celeridade. 
 d) celeridade e da perempção. 
 e) celeridade e do duplo grau de jurisdição. 
5) Das decisões proferidas nos processos que tramitam na Justiça do Trabalho cabem recursos que serão interpostos por simples petição, conforme previsão contida na Consolidação das Leis do Trabalho. Como regra geral, os recursos trabalhistas terão 
 a) efeito meramente devolutivo. 
 b) efeito meramente suspensivo. 
 c) efeitos arbitral e fungível. 
 d) efeitos suspensivo e devolutivo. 
 e) efeitos retributivo e discricionário. 
BONS ESTUDOS!
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
� CONTROL Forms.OptionButton.1 \s ���
_1.unknown
_2.unknown
_3.unknown
_4.unknown
_5.unknown
_6.unknown
_7.unknown
_8.unknown
_9.unknown
_10.unknown
_11.unknown
_12.unknown
_13.unknown
_14.unknown
_15.unknown
_16.unknown
_17.unknown
_18.unknown
_19.unknown
_20.unknown
_21.unknown
_22.unknown
_23.unknown
_24.unknown
_25.unknown

Continue navegando