Buscar

evolução dos modelos atômicos

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
PEN1880 – QUÍMICA GERAL
DOCENTE: SHIRLENE KELLY SANTOS CARMO
DISCENTE: FRANCISCA SAMARA COSTA SILVA
	
MAPA MENTAL- evolução dos modelos atômicos
PAU DOS FERROS- RN
JANEIRO- 2023
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
 Os primeiros que imaginaram a existência dos átomos foram os filósofos gregos Leucipo e Demócrito em, aproximadamente, 450 a.C. Segundo eles, tudo seria formado por minúsculas partículas indivisíveis. No entanto, essas ideias não puderam ser comprovadas na época, constituindo-se apenas como hipóteses.
 Só, a partir do seculo XIX que alguns cientistas como Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr por meio da realização de experimentos e graças aos avanços tecnológicos, não só se descobriu-se que tudo era realmente formado por minúsculas partículas, mas também foi possível entender cada vez mais sobre a estrutura atômica. Desta forma começou a evolução da estrutura atômica onde cada um dos cientistas elaborou seus experimentos e teorias sobre a composição do átomo, os conceitos que estavam corretos permaneciam, mas os que comprovadamente não eram reais passavam a ser descartados. Á medida que surgiam novas evidências da estrutura atômica, um novo modelo atômico buscava explicar os resultados. Assim, novos modelos atômicos foram criados. Essa série de descobertas da estrutura atômica até se chegar aos modelos aceitos hoje ficou conhecida como a evolução do modelo atômico. Sendo assim, os principais modelos atômicos desenvolvidos para entender a natureza da matéria foram:
· Modelo atômico de Dalton (1803) — “Modelo bola de bilhar”
· Modelo atômico de Thomson (1898) — “Modelo pudim de passas”
· Modelo atômico de Rutherford (1911) — “Modelo nuclear”
· Modelo atômico de Bohr (1913) — “Modelo atômico de Rutherford-Bohr”
· Modelo atômico quântico (1926) — “Modelo nuvem eletrônica"
O que é um átomo?
 O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. tendo como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.
Composição básica de um átomo
Núcleo: região mais densa do átomo e comporta prótons e nêutrons;
Níveis de energia: regiões que envolvem o núcleo e que abrigam subníveis, orbitais e elétrons. Há sete níveis de energia, que são representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q;
Subníveis de energia: são regiões que abrigam os orbitais. Estão presentes em todos os níveis e são representados por letras (s, p, d f). Sua quantidade depende de cada nível: K (possui subnível s), L (possui subníveis s e p), M (possui subníveis s, p e d), N (possui subníveis s, p, d e f), O (possui subníveis s, p, d e f), P (possui subníveis s, p e d) e Q (possui subníveis s e p); Orbitais atômicos: regiões de maior probabilidade de se encontrar um elétron. 
Prótons: partículas positivas (representadas por p); 
Elétrons: partículas negativas que apresentam também comportamento de onda (representadas por e);
Nêutrons: partículas sem carga que diminuem a repulsão entre os prótons no núcleo (representadas por n)."
MAPA MENTAL- evolução dos modelos atômicos
 MODELOS ATÔMICOS
 Dalton(1803)
bola de bilhar
Rutherford (1911) modelo nuclear
modelo modelo Quântico (1926) Nuvem eletrônica
Thonsom(1898)
Pudim de passas
Bohr (1913) modelo Rutherford-Bohr
Modelo de Rutherford com neutrons-(1932)
O átomo é descontínuo e é formado por duas regiões: o núcleo e a eletrosfera. O núcleo é denso e tem carga positiva, ou seja, é constituído de prótons. A eletrosfera é uma grande região vazia onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo.”
Muitos cientistas contribuíram para o desenvolvimento da mecânica quântica, que tenta explicar a "mais real" estrutura de um átomo pela combinação de diversos estudos e, por isso, é o mais complexo.
“ O átomo é constituído de uma partícula esférica de carga positiva, não maciça, incrustada de elétrons (negativos), de modo que sua carga elétrica total é nula.”
“Os elétrons movem-se em órbitas circulares, e cada órbita apresenta uma energia bem definida e constante (nível de energia) para cada elétron de um átomo.”
“ O átomo é descontínuo e é formado por duas regiões: o núcleo e a eletrosfera. O núcleo é denso e tem carga positiva, ou seja, é constituído de prótons. A eletrosfera é uma grande região vazia onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo.”

Continue navegando