Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação da Disciplina - RESPONSABILIDADE SOCIAL

User badge image
José

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Dentro da ampla gama de configurações possíveis para a organização política de uma sociedade, é possível perceber que a dinâmica de suas mudanças está diretamente ligada à forma de busca da subsistência e produção. Tendo em vista o tema da mudança de configuração política de uma sociedade, leia a citação que se segue:
A partir do tema da mudança dinâmica entre configurações políticas, marque, a seguir, a alternativa que melhor exprime a mudança política descrita pelo autor citado:
A Em vista da questão de dinâmica da alternância nas diversas formas de organização política, o autor trata de forma direta das teses iniciadas a partir do processo de extinção do processo agrícola de produção.
B A partir da perspectiva de alternância política na organização de uma sociedade, o autor claramente trata do processo de êxodo rural ocorrido no início do século XX, principalmente após a revolução industrial.
C Dentro da temática da dinâmica de mudança política de uma organização social, o autor está indicando a passagem de uma sociedade basicamente feudal, agrária, para uma sociedade burguesa, urbana.
D O autor está tratando das alternâncias políticas ocorridas em países industrializados tardiamente, ou seja, após o processo de industrialização e urbanização ocorrido em países desenvolvidos.

A discussão que abarca a questão da igualdade de gêneros perpassa principalmente a relação financeira entre homens e mulheres: mas além da diferença na razão de rendimentos por sexo, pode-se afirmar ainda que as mulheres trabalham mais e são mais qualificadas, como segue:
Analisando os dados apresentados no enunciado acima, assinale a alternativa que melhor exprime as condições sociais e econômicas entre homens e mulheres.
A A diferença na razão de rendimentos entre homens e mulheres está baseada no fato econômico de que as mulheres gastam mais tempo em trabalhos domésticos e estudos, não produtivos, enquanto os homens gastam mais tempo em trabalhos produtivos.
B A explicação para a diferença de razão de rendimentos entre mulheres e homens é claramente perceptível na busca por poder político e liderança social, ao serem por muito submissas aos homens e relegadas ao trabalho doméstico, as mulheres buscam disputar os cargos de liderança com maiores rendimentos.
C A explicação para a diferença entre os salários percebidos por homens e mulheres é a histórica constituição da família tradicional, sendo esta responsável pela organização social, fortalecimentos dos valores éticos e morais. Desta forma, as mulheres podem se dedicar mais à família e aos estudos.
D A diferença na razão de rendimentos entre sexos, homens e mulheres não se fundamenta em questões puramente econômicas, tais como qualificação ou jornada de trabalho, antes está baseada em padrões sociais restritivos que delimitam a atuação das mulheres no mercado de trabalho e sua posição social.

A sociedade atual tem experimentado uma profunda mudança nos paradigmas sociais de inclusão social relacionada ao gênero, à sexualidade e à inserção no mercado de trabalho de indivíduos que passam pela mudança de sexo. No entanto, algumas questões sociais, morais, políticas e jurídicas ainda se mostram como pontos de polêmica.
A opinião da autora sobre a existência de padrões de gênero e sexualidade na sociedade pode ser compreendida a partir de uma crítica ampla e estruturada em três aspectos bem definidos. A partir da discussão empreendida sobre esse tema no texto base da disciplina, analise a opinião da autora citada, tome em destaque as três expressões que estão em negrito, em seguida, assinale a alternativa que melhor explica a crítica expressa por essas três passagens.
A) A opinião da autora expressa uma crítica à construção de preconceitos sociais relacionados ao gênero e à sexualidade, abrangendo, primeiro, o aspecto científico de justificação das diferenças; e segundo, a construção social de um padrão de ações típicas de cada gênero; terceiro, uma valoração moral dos indivíduos que seguem tais padrões.
B) A opinião, como citada, expressa uma crítica direta ao pensamento de igualdade de gênero baseada apenas em ideologia. Segundo a autora, a diferenciação de gênero e sexualidade pode ser justificada por características naturais da espécie humana, por padrões normais de aparência e por uma valoração da correta conduta ética e moral.
C) Segundo a opinião da autora, a sociedade constrói sólidas explicações para a diferenciação de gênero, sendo elas: de acordo com as diferenças naturais; de acordo com a conveniência política; e seguindo um aspecto religioso. Assim, sua crítica acaba por reforçar os padrões sociais de gêneros.
D) Analisando a opinião da autora, pode-se notar que sua crítica está baseada em três pontos: primeiro a questão jurídica que se apoia na natureza; segundo, a questão cultural que se apoia na clara diferença de atitudes entre homens e mulheres e, por último, as orientações ético-morais que definem as boas pessoas.

Em uma estrutura bem definida de um espaço organizacional voltado para determinada finalidade produtiva, pode-se perceber quatro passos de ordenamento que permitem o fluxo e a utilização eficaz de informações, desde as diretorias até a execução final do processo produtivo.
Sobre esses quatro passos, associe os itens, a seguir, com suas respectivas definições, utilizando a numeração de cada um:
I – Recepção.
II – Avaliação.
III – Organização.
IV – Deliberação.
( ) Diretorias e centros gestores coletam as diversas informações advindas como estímulo de todos os setores da empresa.
( ) Proposição de normas, protocolos e implementação de ações e programas.
( ) Construção de gráficos, planilhas e demonstrativos baseados nas informações.
( ) Busca adequar, por meio de reuniões e projetos, as melhores formas de utilização das informações em distintas áreas.
A I, III, IV, II.
B IV, III, I, II.
C II, I, IV, III.
D I, IV, III, II.

Dentro da construção social de um determinado grupo é possível constatar dois níveis de criação de consenso e ordem, um nível mais subjetivo e outro mais objetivo, podendo ser essa afirmação também feita sobre o dispositivo das leis.
Sobre o dispositivo social das leis, observe as seguintes afirmações:
I – As leis refletem consensos históricos e sociais de determinada sociedade.
II – As leis são dispositivos puramente simbólicos, sem qualquer base objetiva.
III – O dispositivo das leis encontra sua objetividade na normatividade e nas punições.
IV – As leis são válidas como dispositivos coercitivos apenas por sua base objetiva, punitiva.
A Somente II e III estão corretas.
B Somente III e IV estão corretas.
C Somente I e III estão corretas.
D Somente II e IV estão corretas.

A sociedade brasileira, assim como as sociedades modernas, é formada por ampla gama de diversidade social, cultural, religiosa e econômica. Por conta dessa concreta variedade de composição é preciso que se tenha parâmetros para conhecer a real condição de vida dos diversos grupos sociais.
Sobre os indicadores sociais, analise as seguintes afirmativas:
I – Os indicadores sociais são parâmetros surgidos a partir da necessidade estatística de se conhecer a realidade social do mercado financeiro.
II – A realidade social pode ser definida em uma única fórmula de parâmetro que abarque todos os grupos sociais.
III – Os parâmetros econômicos, tais como a renda per capita e o PIB, podem ser entendidos como indicadores mais amplos no sentido dos direitos humanos.
IV – Os indicadores sociais não partem de simples parâmetros econômicos, mas visam compreender às condições reais de carência e desenvolvimento social da população.
A) Somente II e IV.
B) Somente I.
C) Somente IV.
D) Somente I e III.

O investimento em marketing das empresas pode estar direcionado nas seguintes disposições: (A) investimento em conjunto com projetos de ações sociais por meio da responsabilidade social, contemplando assuntos sociais de ampla discussão e demandas da população; ou (B) apenas direcionado para a promoção de produtos e disputa mercadológica, não se direcionando para ações sociais.
Analise as afirmativas, a seguir, a respeito da questão do investimento em marketing:
I- O marketing pode ser entendido como societal na disposição (A), pois abarca estímulos sociais externos, e pode ser entendido como promocional na disposição (B), pois atende apenas à divulgação de bens de consumo ou serviço.
II- O investimento em marketing só contribui para o aumento de lucros quando direcionado para alavancagem das vendas, sendo apenas social quando contempla ações de responsabilidade social.
A) A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras.
B) A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C) A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
D) A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

( ) O planejamento financeiro é responsável pelos valores empregados no investimento.
( ) O planejamento financeiro é responsável por diferenciar investimentos de despesas administrativas.
( ) O planejamento financeiro é responsável por analisar se o produto/serviço será afetado pela sazonalidade.
A V – V – F.
B V – F – V.
C V – V – V.
D V – F – F.

O século XX pode ser tido como o século no qual se viu as mais profundas mudanças nos processos produtivos, no aumento da capacidade de criação de novos produtos e tecnologia, impulsionadas principalmente pela iniciativa privada. Toda esta ampliação produtiva e de inovação depende fundamentalmente da utilização dos recursos naturais, mas também precisa ser integrada às políticas públicas.
Sobre esse tema, tendo em vista a relação entre a produção na iniciativa privada e poder público na discussão sobre a questão ambiental, é correto afirmar:
I – Os processos produtivos, desde o início da expansão industrial, sempre estiveram regulamentados por rígida legislação ambiental.
II – A ideia de progresso econômico por meio da produção industrial sempre esteve alinhada a uma visão de bem-estar ambiental.
III – No Brasil, nas últimas três décadas, houve uma importante sofisticação nas políticas regulatórias de utilização dos recursos naturais na produção.
IV – As políticas ambientais no Brasil, desde a Constituição de 1988, têm incentivado e privilegiado as empresas que produzem mais, gerando mais progresso.
V – Uma visão de progresso econômico puramente tecnicista pode levar a uma negligência com relação à utilização dos recursos naturais.
A) Apenas III e IV.
B) Apenas as III e V.
C) Apenas II e V.
D) Apenas a IV.

Em termos de organização e identidade, cada sociedade se esforça para manter viva sua tradição cultural que a mantém coesa e a distingue diante das demais sociedades. No entanto, em muitos casos, uma sociedade acaba sofrendo influência da cultura de outras sociedades e até mesmo sofrendo uma dominação cultural.
Sobre o tema da identidade cultural de uma sociedade e sua dominação por outra, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Em alguns casos a dominação cultural ocorre por meio da violência e anulação da identidade social.
( ) A dominação cultural só ocorre por meio da violência e nunca por outros meios, como o econômico e o político.
( ) Uma sociedade industrializada tem maiores condições de espalhar sua cultura em vista de sua maior riqueza.
( ) A dominação cultural não ocorre por meios econômicos, mas apenas religiosos e políticos.
A F, F, V, F.
B V, V, F, V.
C V, F, F, V.
D V, F, V, F.

As empresas privadas sempre tiveram importante papel no crescimento econômico e social das sociedades nas quais estão inseridas, no entanto, a partir da segunda metade do século XX, principalmente após a década de 1950, as empresas começaram a perceber a necessidade de incrementar suas ações sociais, principalmente por conta da Responsabilidade Social. Sobre o exposto, assinale a alternativa que melhor explica o tema da incrementação da Responsabilidade Social nas empresas a partir da segunda metade do século XX:
A) A segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 50 e 60, assistiu a uma crescente onda de protestos trabalhistas e sociais, tendo em conta o exponencial crescimento econômico em detrimento a um crescente empobrecimento das classes trabalhadoras.
B) A partir da década de 1950, devido a uma crescente recuperação do setor produtivo, viu-se a necessidade de se integrar crescimento econômico e bem-estar social, principalmente em vista de um comprometimento maior entre o setor privado e a sociedade na qual está inserido.
C) A década de 1950 apresenta uma forte intervenção estatal sobre a iniciativa privada, principalmente por conta do aumento da influência das ideologias trabalhistas de esquerda que buscavam diminuir o incrível crescimento econômico causado pela iniciativa privada.
D) A segunda metade do século XX, mais especificamente após a Segunda Grande Guerra Mundial, assistiu ao empobrecimento em praticamente todos os países, tendo como principal causa o aumento da industrialização e a degradação ambiental, o que levou a implementação de políticas de responsabilidade social.

A formação de um agrupamento social, uma sociedade complexa e bem organizada se dá a partir de processos bem definidos e interligados, sendo necessários movimentos de sofisticação e evolução paulatina desses movimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do processo de formação de uma sociedade complexa:
I – Construção política.
II – Busca de segurança e sobrevivência.
III – Traços simbólicos de cultura.
IV – Interação ao meio natural.
A) II, III, I, IV.
B) I, II, IV, III.
C) II, IV, III, I.
D) IV, II, III, I.

Analise o seguinte caso: Em uma determinada cidade, a barragem de uma grande empresa geradora de energia elétrica, uma hidrelétrica privada, se rompe após um longo período de chuvas intensas na região, causando enormes danos ambientais e vítimas humanas. Os órgãos públicos começam a investigação e o julgamento dos envolvidos (pessoas físicas) responsáveis e a culpa da empresa, pessoa jurídica.
Sobre esse caso fictício, assinale, a seguir, a alternativa que melhor explica a forma como a culpa de cada agente envolvido deve ser definida.
A Nos casos em que se comprova a culpa direta dos indivíduos (pessoa física) responsáveis por determinadas estruturas ou procedimentos fica isenta a empresa (pessoa jurídica) de qualquer culpa ou responsabilidade que possa ser comprovada.
B Dentro do ordenamento jurídico nenhuma empresa fornecedora de serviços básicos, como energia elétrica, pode ser penalizada por danos causados ao meio ambiente ou à sociedade como um todo, ficando responsabilizado o empregado encarregado de fiscalizar as instalações da fábrica ou similar.
C Em hipótese alguma um indivíduo, trabalhador braçal, diretor executivo, ou responsável técnico pode ser responsabilizado por qualquer dano causado por processos produtivos, de bens de consumo ou serviços, praticados por empresas privadas ou públicas.
D Em caso de danos físicos, sociais e humanos, causados por empresa privada, pessoa jurídica, além da culpabilidade dela será ainda atribuída culpa e responsabilidade aos responsáveis, pessoas físicas, envolvidas diretamente no processo causador do dano.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Dentro da ampla gama de configurações possíveis para a organização política de uma sociedade, é possível perceber que a dinâmica de suas mudanças está diretamente ligada à forma de busca da subsistência e produção. Tendo em vista o tema da mudança de configuração política de uma sociedade, leia a citação que se segue:
A partir do tema da mudança dinâmica entre configurações políticas, marque, a seguir, a alternativa que melhor exprime a mudança política descrita pelo autor citado:
A Em vista da questão de dinâmica da alternância nas diversas formas de organização política, o autor trata de forma direta das teses iniciadas a partir do processo de extinção do processo agrícola de produção.
B A partir da perspectiva de alternância política na organização de uma sociedade, o autor claramente trata do processo de êxodo rural ocorrido no início do século XX, principalmente após a revolução industrial.
C Dentro da temática da dinâmica de mudança política de uma organização social, o autor está indicando a passagem de uma sociedade basicamente feudal, agrária, para uma sociedade burguesa, urbana.
D O autor está tratando das alternâncias políticas ocorridas em países industrializados tardiamente, ou seja, após o processo de industrialização e urbanização ocorrido em países desenvolvidos.

A discussão que abarca a questão da igualdade de gêneros perpassa principalmente a relação financeira entre homens e mulheres: mas além da diferença na razão de rendimentos por sexo, pode-se afirmar ainda que as mulheres trabalham mais e são mais qualificadas, como segue:
Analisando os dados apresentados no enunciado acima, assinale a alternativa que melhor exprime as condições sociais e econômicas entre homens e mulheres.
A A diferença na razão de rendimentos entre homens e mulheres está baseada no fato econômico de que as mulheres gastam mais tempo em trabalhos domésticos e estudos, não produtivos, enquanto os homens gastam mais tempo em trabalhos produtivos.
B A explicação para a diferença de razão de rendimentos entre mulheres e homens é claramente perceptível na busca por poder político e liderança social, ao serem por muito submissas aos homens e relegadas ao trabalho doméstico, as mulheres buscam disputar os cargos de liderança com maiores rendimentos.
C A explicação para a diferença entre os salários percebidos por homens e mulheres é a histórica constituição da família tradicional, sendo esta responsável pela organização social, fortalecimentos dos valores éticos e morais. Desta forma, as mulheres podem se dedicar mais à família e aos estudos.
D A diferença na razão de rendimentos entre sexos, homens e mulheres não se fundamenta em questões puramente econômicas, tais como qualificação ou jornada de trabalho, antes está baseada em padrões sociais restritivos que delimitam a atuação das mulheres no mercado de trabalho e sua posição social.

A sociedade atual tem experimentado uma profunda mudança nos paradigmas sociais de inclusão social relacionada ao gênero, à sexualidade e à inserção no mercado de trabalho de indivíduos que passam pela mudança de sexo. No entanto, algumas questões sociais, morais, políticas e jurídicas ainda se mostram como pontos de polêmica.
A opinião da autora sobre a existência de padrões de gênero e sexualidade na sociedade pode ser compreendida a partir de uma crítica ampla e estruturada em três aspectos bem definidos. A partir da discussão empreendida sobre esse tema no texto base da disciplina, analise a opinião da autora citada, tome em destaque as três expressões que estão em negrito, em seguida, assinale a alternativa que melhor explica a crítica expressa por essas três passagens.
A) A opinião da autora expressa uma crítica à construção de preconceitos sociais relacionados ao gênero e à sexualidade, abrangendo, primeiro, o aspecto científico de justificação das diferenças; e segundo, a construção social de um padrão de ações típicas de cada gênero; terceiro, uma valoração moral dos indivíduos que seguem tais padrões.
B) A opinião, como citada, expressa uma crítica direta ao pensamento de igualdade de gênero baseada apenas em ideologia. Segundo a autora, a diferenciação de gênero e sexualidade pode ser justificada por características naturais da espécie humana, por padrões normais de aparência e por uma valoração da correta conduta ética e moral.
C) Segundo a opinião da autora, a sociedade constrói sólidas explicações para a diferenciação de gênero, sendo elas: de acordo com as diferenças naturais; de acordo com a conveniência política; e seguindo um aspecto religioso. Assim, sua crítica acaba por reforçar os padrões sociais de gêneros.
D) Analisando a opinião da autora, pode-se notar que sua crítica está baseada em três pontos: primeiro a questão jurídica que se apoia na natureza; segundo, a questão cultural que se apoia na clara diferença de atitudes entre homens e mulheres e, por último, as orientações ético-morais que definem as boas pessoas.

Em uma estrutura bem definida de um espaço organizacional voltado para determinada finalidade produtiva, pode-se perceber quatro passos de ordenamento que permitem o fluxo e a utilização eficaz de informações, desde as diretorias até a execução final do processo produtivo.
Sobre esses quatro passos, associe os itens, a seguir, com suas respectivas definições, utilizando a numeração de cada um:
I – Recepção.
II – Avaliação.
III – Organização.
IV – Deliberação.
( ) Diretorias e centros gestores coletam as diversas informações advindas como estímulo de todos os setores da empresa.
( ) Proposição de normas, protocolos e implementação de ações e programas.
( ) Construção de gráficos, planilhas e demonstrativos baseados nas informações.
( ) Busca adequar, por meio de reuniões e projetos, as melhores formas de utilização das informações em distintas áreas.
A I, III, IV, II.
B IV, III, I, II.
C II, I, IV, III.
D I, IV, III, II.

Dentro da construção social de um determinado grupo é possível constatar dois níveis de criação de consenso e ordem, um nível mais subjetivo e outro mais objetivo, podendo ser essa afirmação também feita sobre o dispositivo das leis.
Sobre o dispositivo social das leis, observe as seguintes afirmações:
I – As leis refletem consensos históricos e sociais de determinada sociedade.
II – As leis são dispositivos puramente simbólicos, sem qualquer base objetiva.
III – O dispositivo das leis encontra sua objetividade na normatividade e nas punições.
IV – As leis são válidas como dispositivos coercitivos apenas por sua base objetiva, punitiva.
A Somente II e III estão corretas.
B Somente III e IV estão corretas.
C Somente I e III estão corretas.
D Somente II e IV estão corretas.

A sociedade brasileira, assim como as sociedades modernas, é formada por ampla gama de diversidade social, cultural, religiosa e econômica. Por conta dessa concreta variedade de composição é preciso que se tenha parâmetros para conhecer a real condição de vida dos diversos grupos sociais.
Sobre os indicadores sociais, analise as seguintes afirmativas:
I – Os indicadores sociais são parâmetros surgidos a partir da necessidade estatística de se conhecer a realidade social do mercado financeiro.
II – A realidade social pode ser definida em uma única fórmula de parâmetro que abarque todos os grupos sociais.
III – Os parâmetros econômicos, tais como a renda per capita e o PIB, podem ser entendidos como indicadores mais amplos no sentido dos direitos humanos.
IV – Os indicadores sociais não partem de simples parâmetros econômicos, mas visam compreender às condições reais de carência e desenvolvimento social da população.
A) Somente II e IV.
B) Somente I.
C) Somente IV.
D) Somente I e III.

O investimento em marketing das empresas pode estar direcionado nas seguintes disposições: (A) investimento em conjunto com projetos de ações sociais por meio da responsabilidade social, contemplando assuntos sociais de ampla discussão e demandas da população; ou (B) apenas direcionado para a promoção de produtos e disputa mercadológica, não se direcionando para ações sociais.
Analise as afirmativas, a seguir, a respeito da questão do investimento em marketing:
I- O marketing pode ser entendido como societal na disposição (A), pois abarca estímulos sociais externos, e pode ser entendido como promocional na disposição (B), pois atende apenas à divulgação de bens de consumo ou serviço.
II- O investimento em marketing só contribui para o aumento de lucros quando direcionado para alavancagem das vendas, sendo apenas social quando contempla ações de responsabilidade social.
A) A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras.
B) A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C) A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
D) A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

( ) O planejamento financeiro é responsável pelos valores empregados no investimento.
( ) O planejamento financeiro é responsável por diferenciar investimentos de despesas administrativas.
( ) O planejamento financeiro é responsável por analisar se o produto/serviço será afetado pela sazonalidade.
A V – V – F.
B V – F – V.
C V – V – V.
D V – F – F.

O século XX pode ser tido como o século no qual se viu as mais profundas mudanças nos processos produtivos, no aumento da capacidade de criação de novos produtos e tecnologia, impulsionadas principalmente pela iniciativa privada. Toda esta ampliação produtiva e de inovação depende fundamentalmente da utilização dos recursos naturais, mas também precisa ser integrada às políticas públicas.
Sobre esse tema, tendo em vista a relação entre a produção na iniciativa privada e poder público na discussão sobre a questão ambiental, é correto afirmar:
I – Os processos produtivos, desde o início da expansão industrial, sempre estiveram regulamentados por rígida legislação ambiental.
II – A ideia de progresso econômico por meio da produção industrial sempre esteve alinhada a uma visão de bem-estar ambiental.
III – No Brasil, nas últimas três décadas, houve uma importante sofisticação nas políticas regulatórias de utilização dos recursos naturais na produção.
IV – As políticas ambientais no Brasil, desde a Constituição de 1988, têm incentivado e privilegiado as empresas que produzem mais, gerando mais progresso.
V – Uma visão de progresso econômico puramente tecnicista pode levar a uma negligência com relação à utilização dos recursos naturais.
A) Apenas III e IV.
B) Apenas as III e V.
C) Apenas II e V.
D) Apenas a IV.

Em termos de organização e identidade, cada sociedade se esforça para manter viva sua tradição cultural que a mantém coesa e a distingue diante das demais sociedades. No entanto, em muitos casos, uma sociedade acaba sofrendo influência da cultura de outras sociedades e até mesmo sofrendo uma dominação cultural.
Sobre o tema da identidade cultural de uma sociedade e sua dominação por outra, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Em alguns casos a dominação cultural ocorre por meio da violência e anulação da identidade social.
( ) A dominação cultural só ocorre por meio da violência e nunca por outros meios, como o econômico e o político.
( ) Uma sociedade industrializada tem maiores condições de espalhar sua cultura em vista de sua maior riqueza.
( ) A dominação cultural não ocorre por meios econômicos, mas apenas religiosos e políticos.
A F, F, V, F.
B V, V, F, V.
C V, F, F, V.
D V, F, V, F.

As empresas privadas sempre tiveram importante papel no crescimento econômico e social das sociedades nas quais estão inseridas, no entanto, a partir da segunda metade do século XX, principalmente após a década de 1950, as empresas começaram a perceber a necessidade de incrementar suas ações sociais, principalmente por conta da Responsabilidade Social. Sobre o exposto, assinale a alternativa que melhor explica o tema da incrementação da Responsabilidade Social nas empresas a partir da segunda metade do século XX:
A) A segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 50 e 60, assistiu a uma crescente onda de protestos trabalhistas e sociais, tendo em conta o exponencial crescimento econômico em detrimento a um crescente empobrecimento das classes trabalhadoras.
B) A partir da década de 1950, devido a uma crescente recuperação do setor produtivo, viu-se a necessidade de se integrar crescimento econômico e bem-estar social, principalmente em vista de um comprometimento maior entre o setor privado e a sociedade na qual está inserido.
C) A década de 1950 apresenta uma forte intervenção estatal sobre a iniciativa privada, principalmente por conta do aumento da influência das ideologias trabalhistas de esquerda que buscavam diminuir o incrível crescimento econômico causado pela iniciativa privada.
D) A segunda metade do século XX, mais especificamente após a Segunda Grande Guerra Mundial, assistiu ao empobrecimento em praticamente todos os países, tendo como principal causa o aumento da industrialização e a degradação ambiental, o que levou a implementação de políticas de responsabilidade social.

A formação de um agrupamento social, uma sociedade complexa e bem organizada se dá a partir de processos bem definidos e interligados, sendo necessários movimentos de sofisticação e evolução paulatina desses movimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do processo de formação de uma sociedade complexa:
I – Construção política.
II – Busca de segurança e sobrevivência.
III – Traços simbólicos de cultura.
IV – Interação ao meio natural.
A) II, III, I, IV.
B) I, II, IV, III.
C) II, IV, III, I.
D) IV, II, III, I.

Analise o seguinte caso: Em uma determinada cidade, a barragem de uma grande empresa geradora de energia elétrica, uma hidrelétrica privada, se rompe após um longo período de chuvas intensas na região, causando enormes danos ambientais e vítimas humanas. Os órgãos públicos começam a investigação e o julgamento dos envolvidos (pessoas físicas) responsáveis e a culpa da empresa, pessoa jurídica.
Sobre esse caso fictício, assinale, a seguir, a alternativa que melhor explica a forma como a culpa de cada agente envolvido deve ser definida.
A Nos casos em que se comprova a culpa direta dos indivíduos (pessoa física) responsáveis por determinadas estruturas ou procedimentos fica isenta a empresa (pessoa jurídica) de qualquer culpa ou responsabilidade que possa ser comprovada.
B Dentro do ordenamento jurídico nenhuma empresa fornecedora de serviços básicos, como energia elétrica, pode ser penalizada por danos causados ao meio ambiente ou à sociedade como um todo, ficando responsabilizado o empregado encarregado de fiscalizar as instalações da fábrica ou similar.
C Em hipótese alguma um indivíduo, trabalhador braçal, diretor executivo, ou responsável técnico pode ser responsabilizado por qualquer dano causado por processos produtivos, de bens de consumo ou serviços, praticados por empresas privadas ou públicas.
D Em caso de danos físicos, sociais e humanos, causados por empresa privada, pessoa jurídica, além da culpabilidade dela será ainda atribuída culpa e responsabilidade aos responsáveis, pessoas físicas, envolvidas diretamente no processo causador do dano.

Prévia do material em texto

18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 1/11
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:655149)
Peso da Avaliação 10,00
Prova 63348249
Qtd. de Questões 20
Nota 10,00
Ser empreendedor é ter iniciativa para criar algo novo e de valor para os clientes/mercado. Há três 
elementos que são de extrema importância na formação do empreendedor: a família, a escola e a 
sociedade. Diante disso, analise e associe os itens que seguem:
 I – FamíliaII – SociedadeIII - Escola 
( ) A convivência diária contribui para criar futuros empreendedores.
( ) É responsável pela formação e qualificação dos futuros empreendedores.
( ) É afetada diretamente por fatores que facilitam ou dificultam os empreendedores. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A I – III – II.
B III – II – I.
C III – I – II.
D I – II – III.
Dentro da ampla gama de configurações possíveis para a organização política de uma sociedade, é 
possível perceber que a dinâmica de suas mudanças está diretamente ligada à forma de busca da 
subsistência e produção. Tendo em vista o tema da mudança de configuração política de uma 
sociedade, leia a citação que se segue:
 
“O agente dessa nova vida econômica será a cidade que desperta, se desenvolve e se transforma no 
elemento ativo da região. Lugar de proteção contra a insegurança passa logo a constituir um centro de 
comércio. Nessas cidades os homens se agrupam e se defendem, a um tempo, contra os perigos do 
banditismo e os excessos dos senhores. Graças ao trabalho, as cidades se enriquecem e podem 
adquirir suas franquias”. FONTE: HUGON, Paul. História das doutrinas econômicas. 7. ed. São 
Paulo: Atlas, 1962, p. 1 27.
 
A partir do tema da mudança dinâmica entre configurações políticas, marque, a seguir, a alternativa 
que melhor exprime a mudança política descrita pelo autor citado:
A
 Em vista da questão de dinâmica da alternância nas diversas formas de organização política, o
autor trata de forma direta das teses iniciadas a partir do processo de extinção do processo
agrícola de produção.
 
B
 A partir da perspectiva de alternância política na organização de uma sociedade, o autor
claramente trata do processo de êxodo rural ocorrido no início do século XX, principalmente após
a revolução industrial.
 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 2/11
C
 Dentro da temática da dinâmica de mudança política de uma organização social, o autor está
indicando a passagem de uma sociedade basicamente feudal, agrária, para uma sociedade
burguesa, urbana.
 
D
 O autor está tratando das alternâncias políticas ocorridas em países industrializados tardiamente,
ou seja, após o processo de industrialização e urbanização ocorrido em países desenvolvidos.
 
A discussão que abarca a questão da igualdade de gêneros perpassa principalmente a relação 
financeira entre homens e mulheres: mas além da diferença na razão de rendimentos por sexo, pode-
se afirmar ainda que as mulheres trabalham mais e são mais qualificadas, como segue:
 
“As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando 
trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando 
com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens”. 
IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de domicílios Contínua, 2016.
 
Analisando os dados apresentados no enunciado acima, assinale a alternativa que melhor exprime as 
condições sociais e econômicas entre homens e mulheres.
A
 A diferença na razão de rendimentos entre homens e mulheres está baseada no fato econômico de
que as mulheres gastam mais tempo em trabalhos domésticos e estudos, não produtivos, enquanto
os homens gastam mais tempo em trabalhos produtivos.
 
B
 A explicação para a diferença de razão de rendimentos entre mulheres e homens é claramente
perceptível na busca por poder político e liderança social, ao serem por muito submissas aos
homens e relegadas ao trabalho doméstico, as mulheres buscam disputar os cargos de liderança
com maiores rendimentos.
 
C
 A diferença na razão de rendimentos entre sexos, homens e mulheres não se fundamenta em
questões puramente econômicas, tais como qualificação ou jornada de trabalho, antes está
baseada em padrões sociais restritivos que delimitam a atuação das mulheres no mercado de
trabalho e sua posição social.
 
D
 A explicação para a diferença entre os salários percebidos por homens e mulheres é a histórica
constituição da família tradicional, sendo esta responsável pela organização social,
fortalecimentos dos valores éticos e morais. Desta forma, as mulheres podem se dedicar mais à
família e aos estudos.
 
A sociedade atual tem experimentado uma profunda mudança nos paradigmas sociais de inclusão 
social relacionada ao gênero, à sexualidade e à inserção no mercado de trabalho de indivíduos que 
passam pela mudança de sexo. No entanto, algumas questões sociais, morais, políticas e jurídicas 
ainda se mostram como pontos de polêmica. A autora Philippi (2005, p. 25) fala sobre esse tema:
 
3
4
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 3/11
“As tentativas historicamente renovadas de formular uma lei para a espécie, capaz de descrever as 
regularidades das relações dos indivíduos consigo mesmo e com os outros, contribuíram também para 
a formulação de estereótipos de gênero e de representações do sexo na sociedade ligados à descrição 
de uma sexualidade normal à qual todos estão virtuosamente destinados. Aos seres de boa vontade, 
que sabem qual é o seu bem e se adequam ao modelo oficial, o direito disponibiliza um rol de 
identidades jurídicas convenientes ao bom desempenho dos papéis sociais”. PHILIPPI, Jeanine 
Nicolazzi. Considerações sobre a sexualidade humana. In: GROSSI, Miriam Pillar et al. Movimentos 
sociais, educação e sexualidades. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
 
A opinião da autora sobre a existência de padrões de gênero e sexualidade na sociedade pode ser 
compreendida a partir de uma crítica ampla e estruturada em três aspectos bem definidos. A partir da 
discussão empreendida sobre esse tema no texto base da disciplina, analise a opinião da autora citada, 
tome em destaque as três expressões que estão em negrito, em seguida, assinale a alternativa que 
melhor explica a crítica expressa por essas três passagens.
A
 A opinião da autora expressa uma crítica à construção de preconceitos sociais relacionados ao
gênero e à sexualidade, abrangendo, primeiro, o aspecto científico de justificação das diferenças;
e segundo, a construção social de um padrão de ações típicas de cada gênero; terceiro, uma
valoração moral dos indivíduos que seguem tais padrões.
 
B
 A opinião, como citada, expressa uma crítica direta ao pensamento de igualdade de gênero
baseada apenas em ideologia. Segundo a autora, a diferenciação de gênero e sexualidade pode ser
justificada por características naturais da espécie humana, por padrões normais de aparência e por
uma valoração da correta conduta ética e moral.
 
C
 Analisando a opinião da autora, pode-se notar que sua crítica está baseada em três pontos:
primeiro a questão jurídica que se apoia na natureza; segundo, a questão cultural que se apoia na
clara diferença de atitudes entre homens e mulheres e, por último, as orientações ético-morais que
definem as boas pessoas.
 
D
 Segundo a opinião da autora, a sociedade constrói sólidas explicações para a diferenciação de
gênero, sendo elas: de acordo com as diferenças naturais; de acordo com a conveniência política;
e seguindo um aspecto religioso. Assim, sua crítica acaba por reforçar os padrões sociais de
gêneros.
 
Dentro do ordenamento jurídico-social, em um Estado civil de direito baseado em direitos e 
deveres, é essencial a definição das atribuições e prerrogativas das chamadas pessoas físicas e 
pessoas jurídicas, sendo também importante compreender a interação de ambas na organização da 
sociedade.
Comrelação às atribuições e às prerrogativas da pessoa jurídica, analise as afirmativas a seguir:
I – Trata-se de pessoas que reivindicam para si, e para seus iguais, direitos civis, políticos e sociais.
II – Refere-se a empresas constituídas em vista de sua participação na sociedade, com direitos e 
deveres definidos.
III – As pessoas jurídicas têm como prerrogativas os mesmos direitos sociais de segurança, liberdade 
econômica e participação social que as pessoas físicas. 
IV – Ao assumir as prerrogativas de direitos que possuem as pessoas físicas, as pessoas jurídicas 
também se prestam aos mesmos deveres jurídicos, civis e sociais.
V – As pessoas juridicamente constituídas possuem a prerrogativa exclusiva de atuarem no mercado 
financeiro, não gozando de inserção nas políticas públicas sociais. 
Assinale a alternativa correta:
5
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 4/11
A Somente I e V estão corretas. 
 
B Somente II, III e IV estão corretas.
 
C Somente I, III e V estão corretas.
 
D Somente II e IV estão corretas.
 
A análise do mercado é uma etapa de suma importância para a confecção do plano de negócios, uma 
vez que ela ajudará o empreendedor...
 Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: 
A A conhecer as condições financeiras da concorrência.
B A definir o ponto de equilíbrio financeiro.
C A estabelecer o valor que poderá ser faturado.
D A conhecer o cliente e suas necessidades.
Em uma estrutura bem definida de um espaço organizacional voltado para determinada 
finalidade produtiva, pode-se perceber quatro passos de ordenamento que permitem o fluxo e a 
utilização eficaz de informações, desde as diretorias até a execução final do processo produtivo. 
Sobre esses quatro passos, associe os itens, a seguir, com suas respectivas definições, utilizando a 
numeração de cada um:
I – Recepção.
II – Avaliação.
III – Organização.
IV – Deliberação.
( ) Diretorias e centros gestores coletam as diversas informações advindas como estímulo de todos 
os setores da empresa.
( ) Proposição de normas, protocolos e implementação de ações e programas.
( ) Construção de gráficos, planilhas e demonstrativos baseados nas informações.
( ) Busca adequar, por meio de reuniões e projetos, as melhores formas de utilização das 
informações em distintas áreas.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de associações:
A I, III, IV, II.
 
B IV, III, I, II.
 
 II, I, IV, III.
6
7
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 5/11
C 
D I, IV, III, II.
 
Dentro da construção social de um determinado grupo é possível constatar dois níveis de 
criação de consenso e ordem, um nível mais subjetivo e outro mais objetivo, podendo ser essa 
afirmação também feita sobre o dispositivo das leis.
Sobre o dispositivo social das leis, observe as seguintes afirmações:
I – As leis refletem consensos históricos e sociais de determinada sociedade.
II – As leis são dispositivos puramente simbólicos, sem qualquer base objetiva.
III – O dispositivo das leis encontra sua objetividade na normatividade e nas punições.
IV – As leis são válidas como dispositivos coercitivos apenas por sua base objetiva, punitiva.
Assinale a alternativa correta:
A Somente II e III estão corretas.
 
B Somente II e IV estão corretas.
 
C Somente I e III estão corretas.
 
D Somente III e IV estão corretas.
 
A sociedade brasileira, assim como as sociedades modernas, é formada por ampla gama de 
diversidade social, cultural, religiosa e econômica. Por conta dessa concreta variedade de composição 
é preciso que se tenha parâmetros para conhecer a real condição de vida dos diversos grupos sociais. 
Esses parâmetros são representados pelos inúmeros indicadores sociais, seja na utilização em projetos 
de responsabilidade social ou políticas públicas.
Sobre os indicadores sociais, analise as seguintes afirmativas:
I – Os indicadores sociais são parâmetros surgidos a partir da necessidade estatística de se conhecer a 
realidade social do mercado financeiro.
II – A realidade social pode ser definida em uma única fórmula de parâmetro que abarque todos os 
grupos sociais.
III – Os parâmetros econômicos, tais como a renda per capita e o PIB, podem ser entendidos como 
indicadores mais amplos no sentido dos direitos humanos.
IV – Os indicadores sociais não partem de simples parâmetros econômicos, mas visam compreender 
às condições reais de carência e desenvolvimento social da população.
Marque, a seguir, a alternativa que apresenta a(s) afirmação(ões) correta(s) sobre o tema:
A Somente IV.
 
B Somente I.
 
8
9
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 6/11
C Somente I e III.
 
D Somente II e IV.
 
Dentro do plano de negócios, na etapa que trata da análise do mercado, definir os objetivos 
relacionados aos concorrentes é um dos segredos para tornar o empreendimento vitorioso. Acerca 
dos objetivos que devem ser definidos com base nos concorrentes, assinale V para verdadeiro e F 
para falso nas afirmativas que seguem:
 ( ) Identificar os concorrentes.( ) Unir-se aos concorrentes.( ) Superar os concorrentes. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A V – F – F.
B V – V – F.
C V – V – V.
D V – F – V.
O investimento em marketing das empresas pode estar direcionado nas seguintes disposições: 
(A) investimento em conjunto com projetos de ações sociais por meio da responsabilidade social, 
contemplando assuntos sociais de ampla discussão e demandas da população; ou
 
(B) apenas direcionado para a promoção de produtos e disputa mercadológica, não se direcionando 
para ações sociais.
 Analise as afirmativas, a seguir, a respeito da questão do investimento em marketing: 
I- O marketing pode ser entendido como societal na disposição (A), pois abarca estímulos sociais 
externos, e pode ser entendido como promocional na disposição (B), pois atende apenas à divulgação 
de bens de consumo ou serviço.
 PORQUE 
II- O investimento em marketing só contribui para o aumento de lucros quando direcionado para 
alavancagem das vendas, sendo apenas social quando contempla ações de responsabilidade social.
 Analise a alternativa correta:
A A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras.
 
B
 A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras, mas a segunda não é
justificativa da primeira.
 
C
 A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa
da primeira.
 
D A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
 
10
11
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 7/11
São parâmetros que visam demonstrar os graus de desenvolvimento e carência na qualidade de vida 
de determinada população ou grupo social, são utilizados pelo poder público, por instituições 
privadas e organizações sócias.
 Esta definição se refere aos:
A Coeficientes de parâmetro entre PIB e salário-mínimo.
 
B Parâmetros de indicadores sociais.
 
C Dispositivos e parâmetros das leis sociais.
 
D Dados de parâmetros estatísticos de economia.
 
Significações e representações abstratas que se concretizam na aceitação mútua dos indivíduos, 
tendo em vista os fins sociais de identidade, organização e coesão, mantendo de forma concreta os 
laços sociais. 
Sobre essa definição e ao que ela se refere, assinale a alternativa correta:
A Leis tradicionais.
 
B Costumes legais.
 
C Mitos religiosos.
 
D Traços culturais simbólicos.
 
Dentro do plano de negócios, o planejamento financeiro ocupa lugar de destaque, pois demonstra a 
capacidade da nova empresa quanto à viabilidade financeira. Dito isso, assinale V para verdadeiro e 
F para falso nas alternativas que seguem:
 ( ) O planejamento financeiro é responsável pelos valores empregados no investimento.
( ) O planejamento financeiro é responsável por diferenciar investimentos de despesas 
administrativas.
( ) O planejamento financeiro é responsável por analisarse o produto/serviço será afetado pela 
sazonalidade.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A V – V – F.
B V – F – V.
C V – V – V.
D V – F – F.
12
13
14
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 8/11
O século XX pode ser tido como o século no qual se viu as mais profundas mudanças nos 
processos produtivos, no aumento da capacidade de criação de novos produtos e tecnologia, 
impulsionadas principalmente pela iniciativa privada. Toda esta ampliação produtiva e de inovação 
depende fundamentalmente da utilização dos recursos naturais, mas também precisa ser integrada às 
políticas públicas. Diante disso, constata-se a existência e uma relação fundamental entre iniciativa 
privada e o poder público na questão da utilização dos recursos naturais e ampliação da produção.
Sobre esse tema, tendo em vista a relação entre a produção na iniciativa privada e poder público na 
discussão sobre a questão ambiental, é correto afirmar:
I – Os processos produtivos, desde o início da expansão industrial, sempre estiveram regulamentados 
por rígida legislação ambiental.
II – A ideia de progresso econômico por meio da produção industrial sempre esteve alinhada a uma 
visão de bem-estar ambiental.
III – No Brasil, nas últimas três décadas, houve uma importante sofisticação nas políticas regulatórias 
de utilização dos recursos naturais na produção.
IV – As políticas ambientais no Brasil, desde a Constituição de 1988, têm incentivado e privilegiado 
as empresas que produzem mais, gerando mais progresso.
V – Uma visão de progresso econômico puramente tecnicista pode levar a uma negligência com 
relação à utilização dos recursos naturais.
Marque, a seguir, a alternativa que contém as afirmativas corretas sobre o tema tratado.
A Apenas III e IV.
 
B Apenas as III e V.
 
C Apenas II e V.
 
D Apenas a IV.
 
Em termos de organização e identidade, cada sociedade se esforça para manter viva sua tradição 
cultural que a mantém coesa e a distingue diante das demais sociedades. No entanto, em muitos 
casos, uma sociedade acaba sofrendo influência da cultura de outras sociedades e até mesmo sofrendo 
uma dominação cultural. 
Sobre o tema da identidade cultural de uma sociedade e sua dominação por outra, assinale V para as 
afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Em alguns casos a dominação cultural ocorre por meio da violência e anulação da identidade 
social.
( ) A dominação cultural só ocorre por meio da violência e nunca por outros meios, como o 
econômico e o político. 
( ) Uma sociedade industrializada tem maiores condições de espalhar sua cultura em vista de sua 
maior riqueza. 
( ) A dominação cultural não ocorre por meios econômicos, mas apenas religiosos e políticos.
A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta de afirmativas verdadeiras e falsas:
A F, F, V, F.
 
15
16
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 9/11
B V, V, F, V.
 
C V, F, F, V.
 
D V, F, V, F.
 
As empresas privadas sempre tiveram importante papel no crescimento econômico e social das 
sociedades nas quais estão inseridas, no entanto, a partir da segunda metade do século XX, 
principalmente após a década de 1950, as empresas começaram a perceber a necessidade de 
incrementar suas ações sociais, principalmente por conta da Responsabilidade Social.
 
Sobre o exposto, assinale a alternativa que melhor explica o tema da incrementação da 
Responsabilidade Social nas empresas a partir da segunda metade do século XX:
A
 A segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 50 e 60, assistiu a uma
crescente onda de protestos trabalhistas e sociais, tendo em conta o exponencial crescimento
econômico em detrimento a um crescente empobrecimento das classes trabalhadoras. 
 
B
 A segunda metade do século XX, mais especificamente após a Segunda Grande Guerra Mundial,
assistiu ao empobrecimento em praticamente todos os países, tendo como principal causa o
aumento da industrialização e a degradação ambiental, o que levou a implementação de políticas
de responsabilidade social.
 
C
 A partir da década de 1950, devido a uma crescente recuperação do setor produtivo, viu-se a
necessidade de se integrar crescimento econômico e bem-estar social, principalmente em vista de
um comprometimento maior entre o setor privado e a sociedade na qual está inserido.
 
D
 A década de 1950 apresenta uma forte intervenção estatal sobre a iniciativa privada,
principalmente por conta do aumento da influência das ideologias trabalhistas de esquerda que
buscavam diminuir o incrível crescimento econômico causado pela iniciativa privada.
 
A principal forma de se pensar a organização política era por meio da percepção de que a esfera 
social e a esfera natural estão unidas em uma mesma compreensão, ambas expressas em bases 
simbólicas, conceituais e abstratas universais, válidas para toda a raça humana.
Sobre a definição apresentada, assinale a alternativa em que é informado o período histórico ao qual 
ela se refere:
A Idade Contemporânea.
 
B Idade Moderna.
 
C Idade média.
 
17
18
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 10/11
D Idade Atual.
 
A formação de um agrupamento social, uma sociedade complexa e bem organizada se dá a 
partir de processos bem definidos e interligados, sendo necessários movimentos de sofisticação e 
evolução paulatina desses movimentos. 
Observe os movimentos que compõem esse processo:
I – Construção política.
II – Busca de segurança e sobrevivência.
III – Traços simbólicos de cultura.
IV – Interação ao meio natural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do processo de formação de uma sociedade 
complexa:
A II, IV, III, I.
 
B II, III, I, IV.
 
C IV, II, III, I.
 
D I, II, IV, III.
 
Analise o seguinte caso: 
Em uma determinada cidade, a barragem de uma grande empresa geradora de energia elétrica, uma 
hidrelétrica privada, se rompe após um longo período de chuvas intensas na região, causando 
enormes danos ambientais e vítimas humanas. Os órgãos públicos começam a investigação e o 
julgamento dos envolvidos (pessoas físicas) responsáveis e a culpa da empresa, pessoa jurídica.
 
Sobre esse caso fictício, assinale, a seguir, a alternativa que melhor explica a forma como a culpa de 
cada agente envolvido deve ser definida.
A
 Nos casos em que se comprova a culpa direta dos indivíduos (pessoa física) responsáveis por
determinadas estruturas ou procedimentos fica isenta a empresa (pessoa jurídica) de qualquer
culpa ou responsabilidade que possa ser comprovada.
 
B
 Em caso de danos físicos, sociais e humanos, causados por empresa privada, pessoa jurídica,
além da culpabilidade dela será ainda atribuída culpa e responsabilidade aos responsáveis,
pessoas físicas, envolvidas diretamente no processo causador do dano.
 
C
 Em hipótese alguma um indivíduo, trabalhador braçal, diretor executivo, ou responsável técnico
pode ser responsabilizado por qualquer dano causado por processos produtivos, de bens de
consumo ou serviços, praticados por empresas privadas ou públicas.
 
19
20
18/04/2023 06:52 Avaliação da Disciplina
about:blank 11/11
D
 Dentro do ordenamento jurídico nenhuma empresa fornecedora de serviços básicos, como
energia elétrica, pode ser penalizada por danos causados ao meio ambiente ou à sociedade como
um todo, ficando responsabilizado o empregado encarregado de fiscalizar as instalações da
fábrica ou similar.
 
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina