Buscar

Execução de sentença trabalhista

Prévia do material em texto

Execução de sentença trabalhista, como deve ser feita ? 
A execução trabalhista inicia-se quando há condenação e o devedor não cumpriu voluntariamente a sentença judicial ou há acordo pendente. A primeira parte da execução é a liquidação, onde o valor do condenado é calculado em moeda corrente. A liquidação pode ser baseada em quatro tipos de cálculos: cálculos fornecidos pelas partes, cálculos realizados por contadores judiciais, cálculos periciais (acordos arbitrais) e cláusulas transacionais (processos judiciais que permitem a produção de prova em questões relacionadas a cálculos).
Ao entrar na fase de execução, onde já existe uma decisão formada é nessa etapa que se executa a sentença. Listaremos as principais etapas do processo de execução:
Primeira etapa: Cumprimento da Decisão - Determinação do valor devido, incluindo contribuições previdenciárias.
Segunda etapa: Sentença de liquidação — Decisão judicial sobre os cálculos.
Terceira etapa: é a intimação da devedora para pagar a dívida ou executar a ação. A garantia pode ser prestada de diversas formas: depósito do valor em juízo, constituição de bens penhoráveis ​​ou ainda apresentação de seguro garantia legal. Uma vez que a execução seja concedida, cabe apelação.
Quarta etapa: penhora/bloqueio de bens- Onde não há garantia os Juízes farão apreensão (penhora) de bens por meio de: BacenJud, RenaJud e/ou por meio de oficiais de justiça. Nesta fase, os recursos ainda são adequados.
Quinta etapa: sentença de embargos e impugnação— a decisão de embargo e contestação é emitida. Destes, ainda é possível recorrer as instâncias superiores, consideradas as particularidades de cada processo.
Sexta etapa: o leilão na falta de pagamento dos valores devidos, será organizado um leilão judicial para arrecadar o valor necessário para remunerar o credor.
Sétima etapa: Representação aos Credores - Pagamento aos Credores.
Oitava etapa: Arquivando o processo, após o pagamento da dívida encerra-se a execução e arquiva-se definitivamente o processo.
Conclusão 
A Liquidação de sentença trabalhista é regulamentada pelo art. 879 da CLT, e pelo entendimento do TST:
“ Pode ocorrer a partir de quatro tipos de cálculos: cálculo apresentado pela parte, cálculo realizado por um contador judicial, cálculo feito por um perito (liquidação por arbitramento) e por artigos de liquidação (procedimento judicial que permite a produção de provas em questões relacionadas ao cálculo).
Algumas características que devem ser observadas na liquidação do processo trabalhista :
A Sentença de Liquidação não poderá ser alterada, inovada ou discutida, nem poderá tratar de matéria relativa à causa principal.
A liquidação também deve incluir o cálculo das contribuições previdenciárias devidas.
Os cálculos de liquidação devem ser apresentados com antecedência, incluindo as contribuições previdenciárias do evento, uma vez que as partes foram previamente notificadas sobre essa exigência. O prazo para apresentação de cálculos é de oito dias após a publicação da intimação.
Após a apresentação do cálculo do acordo, o tribunal deve abrir um prazo comum de oito dias para que ambas as partes contestem o cálculo, com base em itens e valores inconsistentes, sujeito a penalidades de preclusão.
Para cálculos complexos de liquidação, o magistrado pode nomear um perito judicial para preparar e determinar o valor dos honorários devidos após a conclusão do cálculo. De acordo com a Lei nº 8.177 de 1º de março de 1991, por decisão judicial, é necessário atualizar o valor calculado pela taxa referencial (TR) emitida pelo Banco Central do Brasil. Salvo disposição em contrário do Banco Central do Brasil. 
Proferida sentença de liquidação, o condenado será intimado no prazo de 48 (quarenta e oito) horas para quitar o débito mediante depósito judicial ou penhora de bens.
Guilherme Bitencourt, 2022, Seguro Garantia Judicial, MUTUUS, Disponível no link https://www.mutuus.net/blog/liquidacao-de-sentenca-trabalhista/
Liquidação de sentença trabalhista . Confiança por cálculos , maio de 2020, Disponível no link https://confiancacalculos.com.br/liquidacao-de-sentenca-trabalhista/

Continue navegando