Buscar

ART 226

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE
Art. 226 CF “A família, base da sociedade, tem especial proteção do estado.”
O primeiro contato do ser humano com o mundo como conhecemos se dá através da família. Por ser um grande pilar social, é importante que essa instituição receba todo apoio necessário para se constituir de forma saudável. Esse apoio se dá através do planejamento familiar, de leis que garantem direitos como segurança, saúde, lazer, liberdade e educação.
As políticas assistenciais também são essenciais para muitas famílias, como forma de melhoria na qualidade de vida desses indivíduos, essas políticas auxiliam na moradia e até alimentação. O serviço social também é uma forma de proteção à família, pois, com a ajuda dos assistentes sociais pode ser feita a fiscalização correta desses direitos, e até mesmo ser observada a necessidade de alguma intervenção ou cuidado por parte do Estado na vivência de mães, crianças e adolescentes.
Mesmo com tudo isso ainda existem muitos perigos que afetam esse pilar que é a família, cabe a nós como seres humanos nos prestarmos a esse papel de proteção, seja com um amigo ou até mesmo um vizinho que esteja passando por algum risco ou necessidade, através de denúncias ou uma palavra amiga, pois apesar dos direitos, a realidade ainda é grave para muitos, os primeiros 6 meses de 2022 foram registradas mais de 31 mil denúncias de violência doméstica no Brasil. Para além da legislação, todos nós devemos fazer a nossa parte prezando pela segurança da família.

Outros materiais