Buscar

Cuidados e Riscos na Tireoidectomia Total

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROF JOSÉ DE SOUZA HERDY
Aluna: Emanuele de Paula Lourenço.
O que orientar a um paciente candidato a uma tireoidectomia total?
O paciente deverá realizar exames de coagulação, hemograma e clínicos, além de avaliar se há alterações nas cordas vocais do paciente. O candidato a tireoidectomia total deve estar em boas condições de saúde, ou seja, estar levando uma vida saudável e sem apresentar resfriados, infeções de garganta e diarreia. O paciente deve ser orientado a fazer jejum de 8 horas, descansar e suspender medicamentos como o AAS ou demais coagulantes (VICENTINI, 2021). Além disso, o paciente deve ser informado que após a remoção total da tireoide, é preciso realizar a reposição de cálcio e/ou de vitamina D (FILHO; CERNEA; BRANDÃO, 2013). 
Quais os riscos que podem ocorrer nesta cirurgia?
São três as complicações mais conhecidas da cirurgia de tireoidectomia. A lesão do nervo faríngeo recorrente, que provoca a paralisia da corda vocal ipsolateral ao nervo lesionado e possível estreitamento da luz glótica, sendo necessária uma traqueostomia para abrir as vias áereas do paciente em casos raros. O hipoparatireoidismo- deficiência do hormônio paratireóideo- que pode decorrer de isquemias, manipulação cirúrgica e avulsão das paratireoides no caso de tireoidectomia total. O terceiro é a ocorrência de hematomas que podem ser fatais em virtude da insuficiência respiratória. Além disso, outras complicações também podem ocorrer, apesar de que a ocorrência é mais rara ainda que as três citadas anteriormente, são: seroma, infecção, fístula salivar ou esofágica, pneumotórax e fístula quilosa. Nota-se que esses riscos são amenizados quando a operação é realizada por cirurgiões bem treinados e experientes (JUNIOR, 2019).
Referências
FILHO, Vergilius J. F A.; CERNEA, Claudio R.; BRANDÃO, Lenine G. Manual do Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Editora Manole, 2013. E-book. ISBN 9788520450109. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520450109/. Acesso em: 25 mar. 2023.
Cuidados Pré-Operatórios E Pós-Operatórios Da Tireoidectomia - Dr. Arthur Vicentini Crm-Sp 154086. Disponível em: <https://arthurvicentini.com.br/cuidados-pre-operatorios-e-pos-operatorios-da-tireoidectomia/>. Acesso em: 25 mar. 2023.
JUNIOR, Francisco Monteiro de C. Cirurgia de Cabeça e Pescoço: Tópicos Essenciais.Thieme Brazil, 2019. E-book. ISBN 9788554651978. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788554651978/. Acesso em: 25 mar. 2023.

Continue navegando