Buscar

A capacidade de troca catiônica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
A capacidade de troca catiônica refere-se ao total de cátions adsorvidos, sendo importante para a manutenção da vida na Terra, visto que os nutrientes são retidos temporariamente no solo e incorporados na cadeia trófica ou nos lixiviados.
Você foi contratado pelo proprietário de uma gleba de terras para avaliar os nutrientes disponíveis no solo, pois será utilizada para o plantio de determinada cultura. Para tanto, você terá que analisar os valores de CTC para fazer sua interpretação e correlacionar os nutrientes disponíveis na área. Não esqueça de definir as medidas a serem adotadas em cada faixa.
​​​​​​​
Padrão de resposta esperado
A faixa de CTC < 4 é baixa; entre 4 e 8 é considerada média e, maior que 8, considerada alta no que se refere à camada arável.
A área com o CTC baixo terá menor matéria orgânica e baixo conteúdo de argila, sendo necessário aplicar maior quantidade de nutrientes, pois está mais sujeito à lixiviação.
Na área com CTC médio, pode-se determinar CTC efetiva através da soma de cátions, sendo estes Ca2+, Mg2+, K+ e Al3+. Assim, uma alternativa para o solo com CTC médio é a determinação de tais parcelas de cátions trocáveis para a verificação da necessidade nutricional e determinação do que é aplicado.
A área com o CTC alto configura-se em uma gleba com maior disponibilidade de nutrientes. Dessa forma, realizando um manejo de solo com adubação verde, culturas de coberturas, plantio direto ou, até mesmo, cultivo mínimo, a manutenção da área será favorecida.

Continue navegando