Buscar

Fundamentos Históricos I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I
PROVA ELETRÔNICA
Pergunta 1 3 / 3 pts
Indique a alternativa que identifica as características das intervenções do governo Vargas no campo das políticas sociais: 
 Medidas que antecipam reivindicações sociais por meio da instituição de políticas sociais que ao mesmo tempo buscam justificar o caráter autoritário e centralizador de seu governo.
  
Pergunta 2 3 / 3 pts
No processo de institucionalização e legitimação do Serviço Social no Brasil, o Estado impulsiona a profissionalização e amplia o campo de atuação dos assistentes sociais. Qual a consequência desta vinculação para a profissão no país? 
 Ao assumirem um lugar na execução das políticas sociais, os assistentes sociais passam a ter o desenvolvimento da profissão relacionado a complexidade dos aparelhos estatais na operacionalização das políticas em questão.
 
 Pergunta 3 3 / 3 pts
Assinale a alternativa que apresenta o primeiro curso de graduação em Serviço Social inaugurado no Brasil. 
 Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1936.
 
 Pergunta 4 3 / 3 pts
Da aproximação entre a Igreja e a burguesia paulista e carioca surgem duas instituições assistenciais que podem ser consideradas as formas embrionárias do Serviço Social brasileiro. Que instituições são estas? 
A Associação das Senhoras Brasileiras (1920) e a Liga das Senhoras Católicas (1923).
  
Pergunta 5 3 / 3 pts
O profissional de Serviço Social não desenvolve uma função propriamente produtiva (no sentido de produzir uma mercadoria), mas participa da implementação de condições necessárias ao processo de reprodução social e contribuem para tornar o trabalho produtivo à medida: 
 Diminuem as consequências negativas da valorização do capital, ao permitir a reprodução das forças de trabalho da população através da prestação de serviços sociais.

Continue navegando