Buscar

Atividade Discursiva Introdução a pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
Pedagogia
Nas últimas décadas a forma de ensinar a aprender mudou bastante e isso se reflete no dia a dia nas escolas. A educação vem se desenvolvendo cada vez mais no reflexo científico educacional, sobre tudo com o desenvolvimento de pesquisas, praticas pedagógicas e formação de professores. Dentre as inúmeras praticas de ensino e aprendizagem existente, o modelo tradicional é mais usado nas escolas, enfatizando repetição, introdução e memorização. Deste modo os alunos são simplesmente reprodutores, onde só recebem ensinamentos e não tem voz ou vez para falar suas experiências e muitas vezes são incapazes de refletirem sobre suas próprias ações.
As elevadas taxas de reprovação em todas as aéreas de conhecimento, deixam claro as praticas tradicionais não satisfazem mais as necessidades contemporâneas da educação, visto que ela gera um aprendizado decorado a qual leva o aluno a saber a matéria, mas não o porquê da matéria. Freire criticava os métodos de ensino em que professor era tido como detentor de todo conhecimento e o aluno apenas um “depositário”, o que ele chamava de educação bancária: “Transformar os alunos em objetos receptores é uma tentativa de controlar o pensamento e a ação, levando homens e mulheres a ajustarem-se ao mundo e inibi o seu poder criativo”.
Segundo Souza (2011), é preciso mudar as instituições educacionais, as relações entre professor e aluno, da mesma forma, também, indivíduo-sociedade. A escola nova apresenta métodos construtivistas, onde o aluno tem voz e vez, onde o ensino parta do princípio de bagagem dos alunos, e não só o aluno aprende com o professor, mais também o professor aprende com o aluno. Nesse contexto há proposição de mudança no aprendizado, tem buscando cada vez mais um método que dedica tempo há formação de qualidade, sem correria para cumprir o programa, mas do que aprender coisas, o objetivo é aprender o sentido do que aprende, ensinar e pensar. Esse método não é um método massificado e se personalizado, respeitando o ritmo dos estudantes e modo de aprender de cada um.

Continue navegando