Buscar

aps etica


Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA 
Ética e Profissionalismo 
Bianca Caroline Souza de Oliveira R.A 5636817
Micaele Maria Silva dos Santos R.A. 3582324 
Caso
Caso Você é o enfermeiro responsável pelo Serviço de Educação Permanente de um Hospital – Escola (AM). Recentemente, diante de um processo seletivo, vários novos enfermeiros e técnicos de enfermagem ingressaram na Instituição. Diante do relato do Coordenador de Enfermagem de uma Ala P do AM, chegou a seu conhecimento que dois enfermeiros estavam delegando a responsabilidade de realizar a prescrição de enfermagem a técnicos e auxiliares de enfermagem e que, no mesmo setor, um técnico de enfermagem estava sendo notificado por não ter realizado a devida anotação em prontuário de um cliente que estava sob seus cuidados, e por uma parada cardiorrespiratória, foi a óbito. Por mais que estas iatrogenias tenham acontecido na Ala P do AM, outros Coordenadores de Enfermagem também passam pelas mesmas problemáticas em outros setores da mesma Instituição. Considerando que a responsabilidade profissional significa responder pelos seus atos e/ou de outras pessoas envolvidas na realização de um determinado ato, e que os registros efetuados em prontuário têm a finalidade legal e essencial de fornecer informações sobre a assistência prestada. Você, como responsável pelo Serviço de Educação Permanente, identifica a necessidade de implementar estratégias, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada. 
Atividade 1 
Ler a Lei disponibilizada abaixo, e em seguida responder às questões de 1 a 6: 
• Brasil. Lei 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde; 1986
1. Segundo a Lei 7498/86, quem são os profissionais Enfermeiros?
R:O enfermeiro é o profissional da saúde que tem a responsabilidade de coordenar as atividades de um time de enfermagem composta por técnicos e auxiliares. O enfermeiro precisa ser graduado em Enfermagem.
2. Segundo a Lei 7498/86, quem são os profissionais Técnicos de Enfermagem? 
R:O técnico de enfermagem é o profissional da saúde que possui a formação no nível médio, seus trabalhos ocorre sempre com a supervisão de um Enfermeiro. 
3. Segundo a Lei 7498/86, quem são os profissionais Auxiliares de Enfermagem?
R:O auxiliar de enfermagem é o profissional da saúde que faz parte de um grupo composto por médicos, enfermeiros, técnicos entre outros especialistas, prestando informações relativas a higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde. 
4. Segundo a Lei 7498/86, quem são as profissionais ditas Parteiras?
R: São profissionais que possuem um diploma ou certificado de Parteira, ou equivalente, conferido por escola ou curso estrangeiro, segundo as leis do país, registrado em virtude de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil, até 2 (dois) anos após a publicação desta lei, como certificado de Parteira.
 
5. Descrever as atividades privativas do Enfermeiro. 
R: O enfermeiro considera a orientação de sua equipe em instituições de saúde públicas ou privadas como atividades privadas, conduzindo o departamento de enfermagem, organizando e orientando os serviços e suas atividades técnicas, planejando, organizando, coordenando, implementando e avaliando a SAE; Consulta, auditoria e expressão de opiniões; consulta de enfermagem; prescrições de enfermagem; atendimento direto a pacientes críticos em risco de morte; enfermagem com maior complexidade técnica requer conhecimento científico e capacidade de tomar decisões imediatas.
6. Descrever as atividades do Enfermeiro como profissional integrante da equipe de saúde.
R:Participar do planejamento, implementação e avaliação do planejamento de saúde; participar da formulação, implementação e avaliação de planos assistenciais de saúde; formular prescrições de medicamentos em planos de saúde pública e procedimentos de rotina aprovados por agências de saúde; participar de projetos de construção ou reformas de unidades de internação; prevenir e Controle sistemático de infecções hospitalares e doenças infecciosas; prevenção e controle sistemático de possíveis danos à clientela durante o processo de enfermagem; atendimento a gestantes, puérperas; acompanhamento da evolução e do parto; parto sem distocia; visando melhorar a saúde da população Educação. Os profissionais também são responsáveis ​​por: assistir a parturiente e o parto normal; identificar distocia obstétrica e tomar medidas até a chegada do médico; realizar episiotomia e caso necessário, sutura do períneo,me aplicar anestesia local caso haja necessidade. 
7. Descreva o que você identificou de ações que fogem das questões éticas e legais do profissional de Enfermagem no caso citado acima.
R: Enfermeiros que são responsáveis ​​pela execução das prescrições de enfermagem, estavam delegando as mesmas aos técnicos e auxiliares de enfermagem, e os técnicos não realizaram as anotações do cliente que estava sob seus cuidados.
Atividade 2 – 
Elaborar um material Educativo sobre as competências do Enfermeiro, destacando questões éticas e legais
Planejamento
Tomada 
de decisões
Trabalho
em equipe
Organização
Comunicação
Liderança
Supervisão e 
Controle
Atenção a saúde

Continue navegando