Buscar

Atividade individual avaliativa a1 teoria do estado e democracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade individual avaliativa a1 2/2
1. O que o socialismo científico, proposto por Marx e Engels, propõe com a chamada "economia planificada"?
É um sistema no qual a organização econômica, as decisões econômicas em geral de uma nação são determinadas por um plano e não pelo mercado. Tal plano é elaborado pelo Estado, isto é, por autoridades e técnicos que trabalham em setores estatais. O resultado é um programa, válido por um determinado período, geralmente de cinco anos, a prática usual dos países que adotaram tal modelo de economia (plano quinquenal). Para que exista uma economia planificada é preciso que todos os meios de produção sejam estatizados. Assim, o Estado passa a ser o proprietário de todas as empresas importantes: bancos, indústrias. meios de transporte, etc.
2. O que seria a “mão invisível” do liberalismo referida por Adam Smith em seu livro “ A Riqueza das Nações”?
É uma teoria econômica que segundo ele “ela irá regular de forma automática, como se houvesse uma mão invisível por trás de tudo”, fazendo com que os preços dos produtos fossem ditados pelo próprio mercado, conforme sua necessidade. Quando o mercado está escasso de um determinado produto e existe uma demanda muito grande querendo comprá-lo, automaticamente os vendedores aumentam o preço desse item, pois ainda assim haverá consumidores interessados. Já no caso em que foi produzido produtos em excesso e não existem consumidores suficientes, os fabricantes reduzem o preço para que aqueles poucos clientes que ainda se interessam pelo artigo comprem dele e não de seus concorrentes. Desta forma, o preço dos produtos sempre irá se regularizar conforme a maior ou menor oferta do momento e segundo o aumento ou decréscimo da procura.
3. De que modo as intervenções anticíclicas na economia, propostas por Keynes em sua obra "Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro" possibilitam o welfare state, o Estado do Bem-Estar Social proposto pela social-democracia? 
Elas intervêm nos ciclos econômicos de redução de salários e demissões como resposta a crises. Uma medida anticíclica importante proposta por Keynes é o endividamento estatal para financiar projetos de infraestrutura que exijam grandes contingentes de trabalhadores. Ou seja, por meio desses projetos, Keynes admitia a geração de empregos e, consequentemente, uma saída da crise.

Outros materiais