Buscar

Atividade 1 Analogia entre os ideiais de Charles Hoole sobre a escola moderna e o Homescholing no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analogia entre os ideiais de Charles Hoole sobre a escola moderna e o Homescholing no Brasil.
Este trabalho busca uma comparação entre os pensamentos de cunho reformista e modernista Charles Hoole sobre a prática educacional de sua época, e o projeto de lei 1.388 que autoriza a pratica do homeschooling (educação familiar) no Brasil. 
Como é sabido, o homescholing é um termo em Inglês que trata da educação dentro do ambiente familiar, onde cabe aos pais ou responsáveis legais da criança o ensino, buscando um método "mais personalizado" de educação. Este tipo de educação é antigo, anterior ao surgimento das escolas e da escolarização. Como observado no texto "Notas de Lugar Nenhum", De David Hamilton, o papel desempenhado pelos mentores da educação das crianças pelas quais eram responsáveis, já mostra uma ideia de educação em casa. Esses personagens eram responsáveis pela criação e acompanhamento das crianças em seus estudos. 
Essas tentatitas de inovação a area da educação são comuns e frequentes. Assim como as ações feitas por Hoole, buscando uma reformulação dos métodos de ensino baseado em ideias clássicas, as nações, atualmente, encontram na história a base necessária para sua renovação. Isso não significa somente retornar ao passado, mas usa-la a referência para uma verdade transformação. O Brasil apresentada traços marcantes de sua colonização, ou seja, da sua historia cultural na educação atual.
Falar sobre a prática de Homescholling significa discutir a educação tradiconal e mecanizada, atualmente criticada em diversos aspectos. Em contraponto, no Brasil, o projeto criado para legalizar o homeschooling é bastante burocrático no que diz respeito a essa sensação de liberdade implícita nesta forma de educar. Para obter o "benefício" da educação em casa, o estudante deve estar matriculado em uma instituição de ensino, que será responsável por seu acompanhamento. Além disso, segundo informações da Agência do Senado, os responsáveis devem possuir ensino superior e apresentar certidões criminais da justiça federal e estadual. 
Pode-se observar que no projeto de Homeshooling do Brasil, o metodo de ensino é novo, mas o que se ensina é controlado, o que se funde com um dos pesamentos do Hoole, quando este afirma que a a escolarização moderna sugre da escolarização antiga. 
Como todo projeto, dentro da discussão sobre o Homescholling no Brasil, exitem opiniões conflitantes. A principal questão diz respeito ao aprendizado dentro do ambiente escolar, o qual não estaria limitado só aos conteúdos educacionais. A socialização e a convivência são apresentados como itens fundamentais para o desenvolvimento. 
Por outro lado, os ambientes de interação social não estariam limitados à escola, ao contrário, estes transcedem a mesma, o que não apresentaria nenhum prejuízo. Outro ponto de dissussão está relacionado aos problemas de convívio atualmente relatados pelos alunos, como o bullying. Obervações quanto ao método de ensino tradicional, também são levantadas, visto que o desempenho de alunos onde o apredizado não se limita a este tipo de ensino teriam resultados mais relevantes nos resultados de vestibulares e futuras carreiras profissionais.
Por fim, através deste conflito, pode-se observar que, as ideias de Hoole estão bem atuais, pois ao falar da educação tradicional, ele visava o aprimoramento da mesma para o momento atual. Apesar de reconhecer a importância de diferentes papeis dentro do processo educacional, tanto dos pais, quanto dos mestres, estes não não compensariam o peso do ensino escolar propriamente dito.
Bibliografia:
- Hamilton, D. (2012). <b>Notas de Lugar Nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1 [1]), 45-73. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38750.
 
- Projeto que autoriza educação domiciliar começa a ser discutido no Senado. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/05/26/projeto-que-autoriza-educacao-domiciliar-comeca-a-ser-discutido-no-senado#:~:text=Chegou%20ao%20Senado%20nesta%20semana,Arns%20(Podemos%2DPR).
- O que é homeschooling e como funciona? 8 benefícios em relação às escolas. Redação Brasil Paralelo. Disponível em: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/o-que-e-homeschooling?gclid=Cj0KCQjwqPGUBhDwARIsANNwjV4gvlY71OEUSi3mz4pwQnRRfNw1Raz-AAFtEOegg7RI_ldT7j6DPgUaAthjEALw_wcB.

Outros materiais