Logo Passei Direto
Buscar

Questionário Avaliativo - Perícia e Auditoria Ambiental 2023 IFsul de Minas

User badge image
ROGERDIGITAL

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Segundo CONAMA, nº 001/86, “Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas ” esse conceito refere-se ao de:
Escolha uma opção:
a. Impacto Ambiental
b. EIA - RIMA
c. CAR
d. Licenciamento Ambiental
e. NDA

Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza científica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental.
Esta é a formulação do princípio ambiental:
a. do desenvolvimento sustentável
b. da prevenção
c. da economicidade
d. da precaução
e. do poluidor-pagador

Lavrado Auto de Infração Ambiental por supressão ilegal de vegetação nativa em área de preservação permanente, aplicou-se pena de multa, que foi adimplida pelo autuado. A Administração Pública, neste caso, deverá:
Escolha uma opção:
a. Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para verificar eventual prática de crime ambiental e buscar, administrativamente ou por meio do Poder Judiciário, a reparação do dano ambiental.
b. Ingressar em juízo para buscar a reparação do dano ambiental e a condenação do autuado pela prática de crime ambiental
c. Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para verificar eventual prática de crime ambiental e buscar administrativamente a reparação do dano ambiental, visto que não tem legitimidade para ingressar em juízo.
d. Arquivar o processo administrativo diante do pagamento integral da multa imposta.
e. Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para verificar eventual prática de crime ambiental e arquivar o processo administrativo.

Assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma opção:
a. O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de 4ª geração
b. Direitos fundamentais de 1ª dimensão (séc. XIX): são direitos de liberdade. Como uma reação ao Absolutismo, são previstos nos documentos constitucionais tais direitos, que impõem uma abstenção do Estado, a fim de que ele se limitasse a garantir a segurança e liberdade dos cidadãos. Instituição do Estado de Direito
c. Direitos fundamentais de 3ª dimensão (séc. XXI): são direitos de fraternidade. Aqui estão consagrados os direitos difusos e coletivos, a exemplo do direito do consumidor e do direito ambiental.
d. Direitos fundamentais de 2ª dimensão (séc. XX): são direitos de igualdade. Percebeu-se que a abstenção estatal era insuficiente. Foram estabelecidos, portanto, nos documentos constitucionais, os direitos sociais, direitos de cunho prestacional, que demandam uma atuação positiva do Estado, a exemplo do que ocorre com a saúde e a educação. Instituição do Estado Democrático de Direito
e. Para Bonavides, são direitos de quarta geração: o direito à democracia, o direito à informação e o direito ao pluralismo.

Sobre a evolução do Direito Ambiental no Brasil, os períodos históricos podem ser divididos em três. A legislação que representa um marco para o início do terceiro período é:
Escolha uma opção:
a. Lei nº. 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente
b. a Constituição Federal de 1988.
c. a Lei nº. 12.305/2010, que instituiu a PNRS.
d. a Lei nº. 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade.
e. a Lei nº. 7.347/1985, que dispõe sobre a ação civil pública.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa incorreta.
Com base no disposto na Lei nº 12.651/2012 e suas alterações posteriores, é possível afirmar sobre a Reserva Legal:
a. Em caso de fracionamento do imóvel rural, a qualquer título, inclusive para assentamentos pelo Programa de Reforma Agrária, será considerada, para fins do disposto do caput, a área do imóvel antes do fracionamento.
b. NDA
c. Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais mínimos em relação à área do imóvel caso os imóveis estejam situados na Amazônia Legal, excetuados os casos previstos no art. 68 da referida Lei: 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas; 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado; 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais. Para os imóveis situados nas demais regiões do país, o percentual é de 20% (vinte por cento).
d. Nos casos de imóvel situado em área de florestas na Amazônia Legal, o poder público poderá reduzir a Reserva Legal para até 50% (cinquenta por cento), para fins de recomposição, quando o Município tiver mais de 80% (oitenta por cento) da área ocupada por unidades de conservação da natureza de domínio público e por terras indígenas homologadas. Nas mesmas hipóteses o poder público estadual, ouvido o Conselho Estadual de Meio Ambiente, poderá reduzir a Reserva Legal para até 50% (cinquenta por cento), quando o Estado tiver Zoneamento Ecológico-Econômico aprovado e mais de 75% (setenta e cinco por cento) do seu território ocupado por unidades de conservação da natureza de domínio público, devidamente regularizadas, e por terras indígenas homologadas.
e. Os empreendimentos de abastecimento público de água e tratamento de esgoto não estão sujeitos à constituição de Reserva Legal. Também não será exigido Reserva Legal relativa às áreas adquiridas ou desapropriadas por detentor de concessão, permissão ou autorização para exploração de potencial de energia hidráulica, nas quais funcionem empreendimentos de geração de energia elétrica, subestações ou sejam instaladas linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica. Também não será exigido Reserva Legal relativa às áreas adquiridas ou desapropriadas com o objetivo de implantação e ampliação de capacidade de rodovias e ferrovias.

Quanto à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, originariamente previstos no artigo 9º da Lei nº 6.938/1981, são, entre outros: estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; zoneamento ambiental; avaliação de impactos ambientais; licenciamento e revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; incentivos à produção e instalação de equipamentos e à criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental; sistema nacional de informações sobre o meio ambiente.
b. O controle do cumprimento da Política Nacional do Meio Ambiente (estabelecida, com destaque, na Lei nº 6.938/1981) somente poderá ser realizado pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, e pelo Poder Público, que são responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental e constituem o Sistema Nacional do Meio Ambiente; excepcionalmente, poderá ser realizado pelo Poder Judiciário, considerando-se o Princípio da Unidade da Jurisdição. Dessa forma, o controle da Política Nacional do Meio Ambiente não poderá ser realizado pelo Ministério Público, tampouco pelos Tribunais de Contas e Defensoria Pública.
c. Os responsáveis pela elaboração e pela aprovação do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental são, respectivamente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e o Conselho Nacional do Meio Ambiente.
d. O Conselho Nacional do Meio Ambiente é autorizado a celebrar convênios com os Estados, os Municípios e o Distrito Federal para que desempenhem atividades de fiscalização ambiental, podendo repassar-lhes parcela da receita obtida com a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA).
e. A servidão ambiental poderá ser onerosa ou gratuita. As servidões serão temporárias, devendo respeitar o prazo mínimo de 15 anos; todavia, não poderão ser perpétuas, considerando o princípio da solidariedade intergeracional.

Quanto à proteção ambiental, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. De acordo com o regime de proteção da reserva legal, a inserção do imóvel rural em perímetro urbano definido mediante lei municipal desobriga o proprietário ou posseiro da manutenção da área de Reserva Legal, que só será extinta concomitantemente ao registro do parcelamento do solo para fins urbanos aprovado segundo a legislação específica e consoante as diretrizes do plano diretor de que trata o § 1.º do artigo 182 da Constituição Federal.
b. A cláusula contida no § 3º do artigo 225 da Constituição Federal consagra o regime da tríplice responsabilização do poluidor, deixando patente o amplo feixe de imputações a que se sujeita o causador do agravo ambiental.
c. Nos termos da Lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, as Unidades de Uso Sustentável visam à manutenção dos ecossistemas livres das alterações causadas por interferência humana, admitindo o uso indireto dos seus atributos naturais, comportando categorias como a reserva de desenvolvimento sustentável, a reserva particular do patrimônio natural e a reserva extrativista.
d. No que tange à proteção das águas, somente a partir da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), mediante alterações introduzidas na Lei nº 9.433/97, foi determinada a instituição do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, fundado nos seguintes princípios: descentralização da obtenção e produção de dados e informações, coordenação unificada do sistema e garantia de acesso aos dados e informações.
e. No âmbito da Ação Civil Pública, como meio processual de defesa ambiental, considerando o princípio da demanda, não será possível aos juízes e aos tribunais remeterem peças ao Ministério Público ou à Defensoria Pública para providências cabíveis.

Ao analisar o complexo de legislação ambiental, percebe-se a forte influência de normas administrativas como as emitidas pelo IBAMA e o CONAMA. Sobre essas normas, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. são fontes e diretrizes importantes para a proteção ambiental, mas não são reconhecidas como fontes formais do Direito Ambiental
b. não é possível que o Congresso legisle com a velocidade necessária para acompanhar as rápidas evoluções ambientais, motivo pelo qual as normas administrativas devem ter o seu poder ampliado.
c. na esfera ambiental, são mais importantes do que as leis e a Constituição Federal, pois, efetivamente, regulamentam a proteção ao meio ambiente
d. originam-se por meio da mobilização popular e da doutrina, sendo mais eficientes do que as leis ambientais, cujo processo legislativo é muito lento.
e. são órgãos que indicam diretrizes a serem seguidas para a elaboração de leis que objetivem a proteção ambiental

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Segundo CONAMA, nº 001/86, “Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas ” esse conceito refere-se ao de:
Escolha uma opção:
a. Impacto Ambiental
b. EIA - RIMA
c. CAR
d. Licenciamento Ambiental
e. NDA

Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza científica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental.
Esta é a formulação do princípio ambiental:
a. do desenvolvimento sustentável
b. da prevenção
c. da economicidade
d. da precaução
e. do poluidor-pagador

Lavrado Auto de Infração Ambiental por supressão ilegal de vegetação nativa em área de preservação permanente, aplicou-se pena de multa, que foi adimplida pelo autuado. A Administração Pública, neste caso, deverá:
Escolha uma opção:
a. Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para verificar eventual prática de crime ambiental e buscar, administrativamente ou por meio do Poder Judiciário, a reparação do dano ambiental.
b. Ingressar em juízo para buscar a reparação do dano ambiental e a condenação do autuado pela prática de crime ambiental
c. Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para verificar eventual prática de crime ambiental e buscar administrativamente a reparação do dano ambiental, visto que não tem legitimidade para ingressar em juízo.
d. Arquivar o processo administrativo diante do pagamento integral da multa imposta.
e. Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para verificar eventual prática de crime ambiental e arquivar o processo administrativo.

Assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma opção:
a. O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de 4ª geração
b. Direitos fundamentais de 1ª dimensão (séc. XIX): são direitos de liberdade. Como uma reação ao Absolutismo, são previstos nos documentos constitucionais tais direitos, que impõem uma abstenção do Estado, a fim de que ele se limitasse a garantir a segurança e liberdade dos cidadãos. Instituição do Estado de Direito
c. Direitos fundamentais de 3ª dimensão (séc. XXI): são direitos de fraternidade. Aqui estão consagrados os direitos difusos e coletivos, a exemplo do direito do consumidor e do direito ambiental.
d. Direitos fundamentais de 2ª dimensão (séc. XX): são direitos de igualdade. Percebeu-se que a abstenção estatal era insuficiente. Foram estabelecidos, portanto, nos documentos constitucionais, os direitos sociais, direitos de cunho prestacional, que demandam uma atuação positiva do Estado, a exemplo do que ocorre com a saúde e a educação. Instituição do Estado Democrático de Direito
e. Para Bonavides, são direitos de quarta geração: o direito à democracia, o direito à informação e o direito ao pluralismo.

Sobre a evolução do Direito Ambiental no Brasil, os períodos históricos podem ser divididos em três. A legislação que representa um marco para o início do terceiro período é:
Escolha uma opção:
a. Lei nº. 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente
b. a Constituição Federal de 1988.
c. a Lei nº. 12.305/2010, que instituiu a PNRS.
d. a Lei nº. 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade.
e. a Lei nº. 7.347/1985, que dispõe sobre a ação civil pública.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa incorreta.
Com base no disposto na Lei nº 12.651/2012 e suas alterações posteriores, é possível afirmar sobre a Reserva Legal:
a. Em caso de fracionamento do imóvel rural, a qualquer título, inclusive para assentamentos pelo Programa de Reforma Agrária, será considerada, para fins do disposto do caput, a área do imóvel antes do fracionamento.
b. NDA
c. Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais mínimos em relação à área do imóvel caso os imóveis estejam situados na Amazônia Legal, excetuados os casos previstos no art. 68 da referida Lei: 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas; 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado; 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais. Para os imóveis situados nas demais regiões do país, o percentual é de 20% (vinte por cento).
d. Nos casos de imóvel situado em área de florestas na Amazônia Legal, o poder público poderá reduzir a Reserva Legal para até 50% (cinquenta por cento), para fins de recomposição, quando o Município tiver mais de 80% (oitenta por cento) da área ocupada por unidades de conservação da natureza de domínio público e por terras indígenas homologadas. Nas mesmas hipóteses o poder público estadual, ouvido o Conselho Estadual de Meio Ambiente, poderá reduzir a Reserva Legal para até 50% (cinquenta por cento), quando o Estado tiver Zoneamento Ecológico-Econômico aprovado e mais de 75% (setenta e cinco por cento) do seu território ocupado por unidades de conservação da natureza de domínio público, devidamente regularizadas, e por terras indígenas homologadas.
e. Os empreendimentos de abastecimento público de água e tratamento de esgoto não estão sujeitos à constituição de Reserva Legal. Também não será exigido Reserva Legal relativa às áreas adquiridas ou desapropriadas por detentor de concessão, permissão ou autorização para exploração de potencial de energia hidráulica, nas quais funcionem empreendimentos de geração de energia elétrica, subestações ou sejam instaladas linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica. Também não será exigido Reserva Legal relativa às áreas adquiridas ou desapropriadas com o objetivo de implantação e ampliação de capacidade de rodovias e ferrovias.

Quanto à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, originariamente previstos no artigo 9º da Lei nº 6.938/1981, são, entre outros: estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; zoneamento ambiental; avaliação de impactos ambientais; licenciamento e revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; incentivos à produção e instalação de equipamentos e à criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental; sistema nacional de informações sobre o meio ambiente.
b. O controle do cumprimento da Política Nacional do Meio Ambiente (estabelecida, com destaque, na Lei nº 6.938/1981) somente poderá ser realizado pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, e pelo Poder Público, que são responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental e constituem o Sistema Nacional do Meio Ambiente; excepcionalmente, poderá ser realizado pelo Poder Judiciário, considerando-se o Princípio da Unidade da Jurisdição. Dessa forma, o controle da Política Nacional do Meio Ambiente não poderá ser realizado pelo Ministério Público, tampouco pelos Tribunais de Contas e Defensoria Pública.
c. Os responsáveis pela elaboração e pela aprovação do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental são, respectivamente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e o Conselho Nacional do Meio Ambiente.
d. O Conselho Nacional do Meio Ambiente é autorizado a celebrar convênios com os Estados, os Municípios e o Distrito Federal para que desempenhem atividades de fiscalização ambiental, podendo repassar-lhes parcela da receita obtida com a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA).
e. A servidão ambiental poderá ser onerosa ou gratuita. As servidões serão temporárias, devendo respeitar o prazo mínimo de 15 anos; todavia, não poderão ser perpétuas, considerando o princípio da solidariedade intergeracional.

Quanto à proteção ambiental, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. De acordo com o regime de proteção da reserva legal, a inserção do imóvel rural em perímetro urbano definido mediante lei municipal desobriga o proprietário ou posseiro da manutenção da área de Reserva Legal, que só será extinta concomitantemente ao registro do parcelamento do solo para fins urbanos aprovado segundo a legislação específica e consoante as diretrizes do plano diretor de que trata o § 1.º do artigo 182 da Constituição Federal.
b. A cláusula contida no § 3º do artigo 225 da Constituição Federal consagra o regime da tríplice responsabilização do poluidor, deixando patente o amplo feixe de imputações a que se sujeita o causador do agravo ambiental.
c. Nos termos da Lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, as Unidades de Uso Sustentável visam à manutenção dos ecossistemas livres das alterações causadas por interferência humana, admitindo o uso indireto dos seus atributos naturais, comportando categorias como a reserva de desenvolvimento sustentável, a reserva particular do patrimônio natural e a reserva extrativista.
d. No que tange à proteção das águas, somente a partir da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), mediante alterações introduzidas na Lei nº 9.433/97, foi determinada a instituição do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, fundado nos seguintes princípios: descentralização da obtenção e produção de dados e informações, coordenação unificada do sistema e garantia de acesso aos dados e informações.
e. No âmbito da Ação Civil Pública, como meio processual de defesa ambiental, considerando o princípio da demanda, não será possível aos juízes e aos tribunais remeterem peças ao Ministério Público ou à Defensoria Pública para providências cabíveis.

Ao analisar o complexo de legislação ambiental, percebe-se a forte influência de normas administrativas como as emitidas pelo IBAMA e o CONAMA. Sobre essas normas, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. são fontes e diretrizes importantes para a proteção ambiental, mas não são reconhecidas como fontes formais do Direito Ambiental
b. não é possível que o Congresso legisle com a velocidade necessária para acompanhar as rápidas evoluções ambientais, motivo pelo qual as normas administrativas devem ter o seu poder ampliado.
c. na esfera ambiental, são mais importantes do que as leis e a Constituição Federal, pois, efetivamente, regulamentam a proteção ao meio ambiente
d. originam-se por meio da mobilização popular e da doutrina, sendo mais eficientes do que as leis ambientais, cujo processo legislativo é muito lento.
e. são órgãos que indicam diretrizes a serem seguidas para a elaboração de leis que objetivem a proteção ambiental

Prévia do material em texto

24/04/23, 11:45 Questionário Avaliativo - clique aqui para responder: Revisão da tentativa
https://cursosfic.ava.ifsuldeminas.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=14040&cmid=1269 1/6
Iniciado em segunda-feira, 24 abr. 2023, 11:23
Estado Finalizada
Concluída em segunda-feira, 24 abr. 2023, 11:43
Tempo empregado 20 minutos 31 segundos
Avaliar 90,00 de um máximo de 100,00
Questão 1
Completo
Atingiu 10,00 de 10,00
Questão 2
Completo
Atingiu 10,00 de 10,00
Segundo CONAMA, nº 001/86, “Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,
causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas ” esse conceito refere-se ao de:
Escolha uma opção:
a. EIA - RIMA
b. CAR
c. Impacto Ambiental
d. Licenciamento Ambiental
e. NDA
Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza cientí�ca absoluta não será utilizada como
razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental". Esta é a formulação do
princípio ambiental:
Escolha uma opção:
a. do desenvolvimento sustentável
b. da prevenção
c. da economicidade
d. da precaução
e. do poluidor-pagador
24/04/23, 11:45 Questionário Avaliativo - clique aqui para responder: Revisão da tentativa
https://cursosfic.ava.ifsuldeminas.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=14040&cmid=1269 2/6
Questão 3
Completo
Atingiu 10,00 de 10,00
Questão 4
Completo
Atingiu 0,00 de 10,00
Lavrado Auto de Infração Ambiental por supressão ilegal de vegetação nativa em área de preservação permanente, aplicou-
se pena de multa, que foi adimplida pelo autuado. A Administração Pública, neste caso, deverá:
a. Ingressar em juízo para buscar a reparação do dano ambiental e a condenação do autuado pela prática de crime
ambiental
b. Arquivar o processo administrativo diante do pagamento integral da multa imposta.
c. Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para veri�car eventual prática de crime
ambiental e buscar administrativamente a reparação do dano ambiental, visto que não tem legitimidade para
ingressar em juízo.
d. Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para veri�car eventual prática de crime
ambiental e buscar, administrativamente ou por meio do Poder Judiciário, a reparação do dano ambiental.
e. Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para veri�car eventual prática de crime
ambiental e arquivar o processo administrativo.
Assinale a alternativa incorreta
Escolha uma opção:
a. Direitos fundamentais de 1ª dimensão (séc. XIX): são direitos de liberdade. Como uma reação ao Absolutismo, são
previstos nos documentos constitucionais tais direitos, que impõem uma abstenção do Estado, a �m de que ele se
limitasse a garantir a segurança e liberdade dos cidadãos. Instituição do Estado de Direito
b. Para Bonavides, são  direitos de quarta geração:  o direito à democracia, o direito à informação e o direito ao
pluralismo.
c. Direitos fundamentais de 2ª dimensão (séc. XX): são direitos de igualdade. Percebeu-se que a abstenção estatal era
insu�ciente. Foram estabelecidos, portanto, nos documentos constitucionais, os direitos sociais, direitos de cunho
prestacional, que demandam uma atuação positiva do Estado, a exemplo do que ocorre com a saúde e a educação.
Instituição do Estado Democrático de Direito
d. Direitos fundamentais de 3ª dimensão (séc. XXI): são direitos de fraternidade. Aqui estão consagrados os direitos
difusos e coletivos, a exemplo do direito do consumidor e do direito ambiental.
e. O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de 4ª geração
está é a correta
24/04/23, 11:45 Questionário Avaliativo - clique aqui para responder: Revisão da tentativa
https://cursosfic.ava.ifsuldeminas.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=14040&cmid=1269 3/6
Questão 5
Completo
Atingiu 10,00 de 10,00
Questão 6
Completo
Atingiu 10,00 de 10,00
Sobre a evolução do Direito Ambiental no Brasil, os períodos Introdução ao 20 estudo do Direito Ambiental históricos podem
ser divididos em três. A legislação que representa um marco para o início do terceiro período é
Escolha uma opção:
a. a Lei nº. 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade.
b. a Lei nº. 12.305/2010,que instituiu a PNRS.
c. Lei nº. 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente
d. a Lei nº. 7.347/1985, que dispõe sobre a ação civil pública
e. a Constituição Federal de 1988.
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa incorreta.
Com base no disposto na Lei nº 12.651/2012 e suas alterações posteriores, é possível a�rmar sobre a Reserva Legal:
a. Em caso de fracionamento do imóvel rural, a qualquer título, inclusive para assentamentos pelo Programa de
Reforma Agrária, será considerada, para �ns do disposto do caput, a área do imóvel antes do fracionamento.
b. NDA
c. Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da
aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais mínimos
em relação à área do imóvel caso os imóveis estejam situados na Amazônia Legal, excetuados os casos previstos no
art. 68 da referida Lei: 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de �orestas; 35% (trinta e cinco por cento),
no imóvel situado em área de cerrado; 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais. Para os
imóveis situados nas demais regiões do país, o percentual é de 20% (vinte por cento).
d. Nos casos de imóvel situado em área de �orestas na Amazônia Legal, o poder público poderá reduzir a Reserva Legal
para até 50% (cinquenta por cento), para �ns de recomposição, quando o Município tiver mais de 80% (oitenta por
cento) da área ocupada por unidades de conservação da natureza de domínio público e por terras indígenas
homologadas. Nas mesmas hipóteses o poder público estadual, ouvido o Conselho Estadual de Meio Ambiente,
poderá reduzir a Reserva Legal para até 50% (cinquenta por cento), quando o Estado tiver Zoneamento Ecológico-
Econômico aprovado e mais de 75% (setenta e cinco por cento) do seu território ocupado por unidades de
conservação da natureza de domínio público, devidamente regularizadas, e por terras indígenas homologadas.
e. Os empreendimentos de abastecimento público de água e tratamento de esgoto não estão sujeitos à constituição de
Reserva Legal. Também não será exigido Reserva Legal relativa às áreas adquiridas ou desapropriadas por detentor
de concessão, permissão ou autorização para exploração de potencial de energia hidráulica, nas quais funcionem
empreendimentos de geração de energia elétrica, subestações ou sejam instaladas linhas de transmissão e de
distribuição de energia elétrica. Também não será exigido Reserva Legal relativa às áreas adquiridas ou
desapropriadas com o objetivo de implantação e ampliação de capacidade de rodovias e ferrovias.
24/04/23, 11:45 Questionário Avaliativo - clique aqui para responder: Revisão da tentativa
https://cursosfic.ava.ifsuldeminas.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=14040&cmid=1269 4/6
Questão 7
Completo
Atingiu 10,00 de 10,00
Quanto à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa correta
a. Os responsáveis pela elaboração e pela aprovação do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de
Impacto Ambiental são, respectivamente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e o Conselho Nacional do Meio
Ambiente.
b. Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, originariamente previstos no artigo 9º da Lei nº 6.938/1981,
são, entre outros: estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; zoneamento ambiental; avaliação de
impactos ambientais; licenciamento e revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; incentivos à
produção e instalação de equipamentos e à criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da
qualidade ambiental; cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental;sistema nacional de
informações sobre o meio ambiente.
c. O controle do cumprimento da Política Nacional do Meio Ambiente (estabelecida, com destaque, na Lei nº
6.938/1981) somente poderá ser realizado pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos
Territórios e dos Municípios, e pelo Poder Público, que são responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade
ambiental e constituem o Sistema Nacional do Meio Ambiente; excepcionalmente, poderá ser realizado pelo Poder
Judiciário, considerando-se o Princípio da Unidade da Jurisdição. Dessa forma, o controle da Política Nacional do
Meio Ambiente não poderá ser realizado pelo Ministério Público, tampouco pelos Tribunais de Contas e Defensoria
Pública.
d. O Conselho Nacional do Meio Ambiente é autorizado a celebrar convênios com os Estados, os Municípios e o Distrito
Federal para que desempenhem atividades de �scalização ambiental, podendo repassar-lhes parcela da receita
obtida com a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA).
e. A servidão ambiental poderá ser onerosa ou gratuita. As servidões serão temporárias, devendo respeitar o prazo
mínimo de 15 anos; todavia, não poderão ser perpétuas, considerando o princípio da solidariedade intergeracional
24/04/23, 11:45 Questionário Avaliativo - clique aqui para responder: Revisão da tentativa
https://cursosfic.ava.ifsuldeminas.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=14040&cmid=1269 5/6
Questão 8
Completo
Atingiu 10,00 de 10,00
Quanto à proteção ambiental, assinale a alternativa correta.
a. A cláusula contida no § 3º do artigo 225 da Constituição Federal consagra o regime da tríplice responsabilização do
poluidor, deixando patente o amplo feixe de imputações a que se sujeita o causador do agravo ambiental.
b. De acordo com o regime de proteção da reserva legal, a inserção do imóvel rural em perímetro urbano de�nido
mediante lei municipal desobriga o proprietário ou posseiro da manutenção da área de Reserva Legal, que só será
extinta concomitantemente ao registro do parcelamento do solo para �ns urbanos aprovado segundo a legislação
especí�ca e consoante as diretrizes do plano diretor de que trata o § 1.º do artigo 182 da Constituição Federal.
c. Nos termos da Lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, as Unidades de Uso
Sustentável visam à manutenção dos ecossistemas livres das alterações causadas por interferência humana,
admitindo o uso indireto dos seus atributos naturais, comportando categorias como a reserva de desenvolvimento
sustentável, a reserva particular do patrimônio natural e a reserva extrativista.
d. No âmbito da Ação Civil Pública, como meio processual de defesa ambiental, considerando o princípio da demanda,
não será possível aos juízes e aos tribunais remeterem peças ao Ministério Público ou à Defensoria Pública para
providências cabíveis.
e. No que tange à proteção das águas, somente a partir da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), mediante
alterações introduzidas na Lei nº 9.433/97, foi determinada a instituição do Sistema de Informações sobre Recursos
Hídricos, fundado nos seguintes princípios: descentralização da obtenção e produção de dados e informações,
coordenação uni�cada do sistema e garantia de acesso aos dados e informações.
24/04/23, 11:45 Questionário Avaliativo - clique aqui para responder: Revisão da tentativa
https://cursosfic.ava.ifsuldeminas.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=14040&cmid=1269 6/6
Questão 9
Completo
Atingiu 10,00 de 10,00
Questão 10
Completo
Atingiu 10,00 de 10,00
Uma mineradora está respondendo por supostamente ter causado poluição capaz de gerar danos à saúde dos moradores de
área próxima ao local de suas atividades. Alguns sócios com poderes de gerência foram apontados como corresponsáveis
na esfera criminal. Foram impostas duas multas administrativas elevadas, uma por ente estadual e outra por ente federal,
com base na mesma conduta. Na motivação, foi invocado o alto poder econômico da empresa como fator para gradação
das multas. Alguns moradores já ajuizaram ações cíveis de reparação de danos. Com relação a essa situação hipotética,
assinale a opção correta à luz da legislação pertinente e das posições doutrinárias majoritariamente aceitas.
a. Como as esferas de responsabilização por infração ambiental são independentes entre si, inexiste situação em que a
decisão criminal repercutirá nas demais e vice-versa.
b. Se a pessoa jurídica for condenada criminalmente, �cará excluída a responsabilidade criminal dos seus sócios-
gerentes.
c. Ainda que tenha inexistido dolo na geração da poluição, poderá haver responsabilização criminal no caso.
d. Ainda que seja a mesma hipótese de incidência, as duas multas administrativas — federal e estadual — deverão ser
pagas.
e. A situação econômica do infrator não poderia ser levada em consideração para estabelecer o valor das multas
impostas.
Ao analisar o complexo de legislação ambiental, percebe-se a forte in�uência de normas administrativas como as emitidas
pelo IBAMA e o CONAMA. Sobre essas normas, podemos a�rmar que:
Escolha uma opção:
a. são fontes e diretrizes importantes para a proteção ambiental, mas não são reconhecidas como fontes formais do
Direito Ambiental
b. na esfera ambiental, são mais importantes do que as leis e a Constituição Federal, pois, efetivamente, regulamentam
a proteção ao meio ambiente
c. são órgãos que indicam diretrizes a serem seguidas para a elaboração de leis que objetivem a proteção ambiental
d. originam-se por meio da mobilização popular e da doutrina, sendo mais e�cientes do que as leis ambientais, cujo
processo legislativo é muito lento.
e. não é possível que o Congresso legisle com a velocidade necessária para acompanhar as rápidas evoluções
ambientais, motivo pelo qual as normas administrativas devem ter o seu poder ampliado.

Mais conteúdos dessa disciplina