Buscar

LISTA DE EXERCÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
Marque V para verdadeiro e F para falso, ao lado do número de cada afirmação.
1) No divórcio consensual, não havendo acordo entre os cônjuges sobre a partilha de bens, é possível deixar a homologação desta partilha para momento posterior ao divórcio. 
2) O terceiro que for mero detentor do testamento particular será considerado parte ilegítima para requerer ao juízo a publicação do testamento, por não possuir a condição de herdeiro, legatário ou testamentário. 
3) O juiz não está obrigado a observar a legalidade estrita, podendo adotar a solução que reputar mais conveniente ou oportuna para cada caso concreto. 
4) A herança jacente, ultimada a arrecadação dos bens, o juiz mandará expedir edital, com os requisitos previstos em lei; passado um ano da primeira publicação do edital e não havendo herdeiro habilitado nem habilitação pendente, será a herança declarada vacante. 
5) O divórcio consensual, a separação consensual e a extinção consensual de união estável, não havendo nascituro ou filhos incapazes e observados os requisitos legais, poderá ser realizados por escritura pública que deverá ser homologada judicialmente para constituir título hábil para atos de registro, bem como para levantamento de importância depositada em instituições financeiras. 
6) A obrigatoriedade é uma das características dos procedimentos especiais de jurisdição voluntária.
7) Nos procedimentos especiais de jurisdição voluntária, o juiz pode dar início de ofício a certas demandas, como por exemplo: herança jacente. 
8) Nos procedimentos especiais de jurisdição voluntária, o juiz não poderá negar o pedido da parte. 
9) O juiz não é obrigado a observar critério de legalidade estrita, podendo adotar em cada caso a solução que considerar mais conveniente ou oportuna.
10) O Ministério público será intimado para intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei e na Constituição e sempre que a questão envolver interesse público ou social, interesse de incapaz e litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. 
11) Instaura-se o processo por petição inicial, por provocação do interessado ou da Defensoria Pública. O Ministério Público não pode dar início ao processo. 
12) As alienações judiciais têm tem cabimento quando, nos casos expressos em lei, os proprietários de um mesmo bem não conseguem chegar a um consenso de como a coisa deve ser vendida. 
13) Nas alienações judiciais, o juiz, de ofício, em processos pendentes, ou a requerimento de um interessado, mandará alienar o bem em leilão. 
14) Para o Superior Tribunal de Justiça, a pensão entre cônjuges tem caráter excepcional e temporário. 
15) A pensão alimentícia entre cônjuges será devida sem prazo para término quando for permanente a incapacidade para o trabalho ou quando se verificar a impossibilidade prática de inserção no mercado de trabalho.
16) O Codicilo é documento público, irrevogável, datado e assinado, feito por pessoa capaz de testar, com o objetivo de fazer disposições especiais sobre o seu enterro, sobre esmolas de pouca monta a certas e determinadas pessoas, ou, indeterminadamente, aos pobres de determinado lugar, assim como legar móveis, roupas ou jóias, de pouco valor, de seu uso pessoal, e ainda, nomear ou substituir testamenteiros.
17) Testamenteiro é a pessoa que o testador escolhe em testamento, para fazer cumprir suas disposições de última vontade. São obrigações do testamenteiro. apresentar o testamento em juízo para que seja registrado e cumprido 
18) Nos procedimentos de jurisdição voluntária, diz o Código de Processo Civil que o juiz decidirá o pedido em 10 (dez) dias. 
19) Não cabe apelação das sentenças que decidem os procedimentos especiais de jurisdição voluntária. 
20) A emancipação é um procedimento de jurisdição voluntária. 
QUESTÕES
Questão 1
(2022 – FGV – SENADO FEDERAL – Consultor Legislativo) Os juizados especiais abrigam parcela significativa dos processos em curso no Brasil. Sua introdução em nosso Direito teve como intuito a simplificação do direito de acesso à justiça. A esse respeito, assinale a afirmativa correta:
a) Somente pessoas físicas capazes podem ser parte nos Juizados Especiais. 
b) Em razão da simplicidade procedimental ínsita aos Juizados Especiais, a Lei nº 9.099/1995 veda a instituição de juízo arbitral nas causas de sua competência. 
c) É cabível recurso em face da sentença proferida pelo juiz. O recurso deverá ser interposto no prazo de 15 (quinze) dias, por petição escrita, com efeito meramente devolutivo. 
d) Os Juizados Especiais se destinam a causas de menor complexidade. Isso não impede, porém, a produção de provam técnica simplificada pelo juiz, como é o caso da inquirição de técnicos da confiança. 
e) Os embargos de declaração, diversamente do Código de Processo Civil, suspendem o prazo para interposição de recurso nos Juizados Especiais. 
Questão 2
(2022 – FGV – TJGO) Sobre os recursos nos Juizados Especiais Cíveis, é correto afirmar que:
a) da sentença homologatória de conciliação caberá recurso para o próprio Juizado, cujo preparo será feito, independentemente de intimação, no ato de interposição do recurso, sob pena de deserção; 
b) da decisão que conceder a tutela provisória caberá recurso para a Turma Recursal, sem efeito suspensivo, cujo preparo será feito, independentemente de intimação, nas quarenta e oito horas seguintes à interposição, sob pena de deserção; 
c) da sentença que julgar o pedido em primeiro grau caberá recurso para a Turma Recursal, cujo preparo será feito, independentemente de intimação, nas quarenta e oito horas seguintes à interposição, sob pena de deserção; 
d) da decisão que conceder a tutela provisória caberá recurso para a Turma Recursal, com efeito suspensivo, cujo preparo será feito, independentemente de intimação, no ato de interposição do recurso, sob pena de deserção; 
e) da sentença que julgar o pedido em primeiro grau caberá recurso para a Turma Recursal, cujo preparo será feito, independentemente de intimação, no ato de interposição do recurso, sob pena de deserção. 
Questão 3
(2022 – FGV – TJGO) Os Juizados Especiais Cíveis possuem competência para processo e julgamento das causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo. Sobre a sentença e a execução referentes a essas causas no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, é correto afirmar que:
a) é nula a sentença condenatória na parte que exceder a alçada de quarenta salários mínimos; 
b) é admitida a execução de título executivo extrajudicial, desde que a obrigação nele contida não exceda quarenta salários mínimos; 
c) sendo genérico o pedido, admite-se a prolação de sentença ilíquida, desde que não seja ultrapassado o valor da alçada na fase de liquidação; 
d) havendo litisconsórcio ativo facultativo, o valor da alçada deverá considerar a soma do valor da causa para cada autor, cujo montante não poderá ser ultrapassado na sentença;
e) nos casos de obrigação de entregar, de fazer, ou de não fazer, o juiz, na sentença ou na fase de execução, cominará multa diária para a hipótese de inadimplemento, que não poderá exceder quarenta salários mínimos. 
QUESTÃO 4
(2022 – FGV – TJGO) De acordo com a Lei nº 9.099/1995, nos processos de competência dos Juizados Especiais Cíveis, são admitidos os seguintes meios de prova:
a) testemunhal, sendo no máximo três para cada fato controvertido; ERRADA 
b) pericial, permitindo-se às partes a indicação de assistentes técnicos; 
c) depoimento pessoal, que será reduzido a escrito e registrado em vídeo; 
d) testemunhal, sendo no máximo cinco para cada parte; 
e) inquirição de técnicos da confiança do juiz, permitida às partes a apresentação de parecer técnico. 
QUESTÃO 5
(2022 – FGV – TJGO) De acordo com a Lei nº 9.099/1995, os processos de competência dos Juizados Especiais Cíveis são orientados pelos seguintes critérios:
a) oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade;
b) isonomia, documentação, formalidade, uniformidade da jurisprudência e celeridade;
c) oralidade, imediatidade,informalidade, economia processual e uniformidade da jurisprudência;
d) isonomia, imediatidade, formalidade, economia processual e celeridade;
e) oralidade, imediatidade, informalidade, celeridade e uniformidade da jurisprudência.

Continue navegando