Buscar

Proteção Radiológica: Doses e Classificação de Áreas

Prévia do material em texto

Questão 1
(Adaptada de: IDECAN - EBSERH - Técnico em Radioterapia - 2014). A Norma CNEN 3.01/2014 dispõe sobre as diretrizes básicas de proteção radiológica das pessoas em relação à exposição à radiação ionizante. Com base nos documentos normativos mencionados, em relação à dose em exposições ocupacionais, é correto afirmar que a
A - dose equivalente anual não deve ultrapassar 250mSv.
B - dose de registro é estabelecida em 0.4mSv, sendo a dose anual em 1mSv.
C - dose efetiva anual não deve ultrapassar 6mSv, sendo possível atingir 20mSv em casos especiais determinados em norma.
D - dose efetiva média anual não deve ultrapassar 1mSv em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo exceder 20mSv em nenhum ano.
E - dose efetiva média anual não deve ultrapassar 20mSv em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo exceder 50mSv em nenhum ano.
A alternativa E está correta.
A dose efetiva para o corpo inteiro dos IOE não deve ultrapassar o limite de 20mSv/ano estabelecido pela CNEN. Esse limite é projetado a partir da “média aritmética em 5 anos consecutivos, desde que não exceda 50mSv em qualquer ano” (CNEN 3.01, 2014, p.13).
Questão 2
Pensando na proteção radiológica, as áreas de trabalho de todo e qualquer serviço que envolva procedimentos com radiação ionizante devem ser classificadas em termos de: área controlada, supervisionada ou livre. De acordo com a CNEN 3.01/2014, uma área é supervisionada quando
A - possui acesso limitado por ter equipamento emissor de radiação ou fonte radioativa.
B - é área adjacente de uma área controlada.
C - está identificada com símbolo de radiação, para avisar e evitar o fluxo de pessoas do público.
D - requer medidas específicas de proteção, embora não tenha material radioativo e equipamentos que emitam radiação nela.
E - as condições de exposição ocupacional são mantidas sob supervisão, ainda que disposições de segurança e medidas de proteção específicas não sejam normalmente necessárias.
A alternativa E está correta.
Uma área deve ser classificada como supervisionada quando não é livre ou controlada, mas cujas condições de exposição ocupacional são mantidas sob supervisão, ainda que disposições de segurança e medidas de proteção específicas não sejam normalmente necessárias.

Continue navegando