Buscar

8_Resolução RDC n 330-2019 da ANVISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
(Adaptada de: INSTITUTO AOCP - Prefeitura de João Pessoa - Técnico em Radiologia - 2021) O conceito e atuação de levantamento radiométrico é de extrema importância nos serviços de radiologia, de acordo com a RDC ANVISA 330/2019. Assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito e atuação de levantamento radiométrico.
A - Avaliação rotineira dos parâmetros técnicos e de desempenho de instrumentos e equipamentos de determinada instalação.
B - Conjunto de medidas e verificações realizadas após a montagem do equipamento na sala, para atestar a conformidade com as características de projeto e de desempenho declaradas pelo fabricante.
C - Teste para confirmar que o equipamento, quando operado como desejado, fornece imagem com a qualidade requerida, mediante a menor dose possível para o paciente.
D - Consiste nas medições dos níveis de radiação nas áreas controladas e adjacentes a uma instalação. Os resultados devem ser expressos para as condições de carga de trabalho máxima semanal e fatores de uso.
E - Consiste nas medições dos níveis de radiação nas áreas controladas de uma instalação, realizados mensalmente. Os resultados devem ser expressos para as condições de carga de trabalho máxima e fatores de uso.
A alternativa D está correta.
De acordo com a Resolução RDC 330/2019, os itens que incluem a definição de levantamento radiométrico são as medições dos níveis de radiação nas áreas controladas e áreas adjacentes da instalação, devendo-se considerar as condições de carga de trabalho máxima semanal e os fatores de uso.
Questão 2
De acordo com a Resolução - RDC ANVISA 330/2019 sobre restrições e proibições, assinale a alternativa correta.
A - É permitido exames radiológicos para fins empregatícios ou periciais.
B - Fica proibida qualquer exposição que não possa ser justificada.
C - É permitida a realização simultânea de procedimentos radiológicos em equipamentos distintos e na mesma sala, desde que permitido pelo responsável legal.
D - Fica permitido exames radiológicos em domicílio, exceto quando for inaceitável remover o paciente.
E - Fica permitido processamento manual de filmes.
A alternativa B está correta.
Qualquer exposição à radiação ionizante que não possa ser justificada, é proibida, incluindo todos os itens das demais alternativas.

Outros materiais