Buscar

Contextualizada metodos dedutivos e indutivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pesquisa cientifica: métodos dedutivos e indutivos e diferença entre citação direta e indireta.
A pesquisa científica é o resultado de um inquérito ou exame minucioso, realizado com o objetivo de resolver um problema e atingir o conhecimento, recorrendo a procedimentos científicos sistemáticos e intensivos, que tem por objetivo final descobrir e explicar os fatos que estão inseridos em uma determinada realidade. (SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009)
Os métodos de pesquisa científica exigem procedimentos lógicos e racionais que deverão ser seguidos, compreendendo um conjunto de dados iniciais e um sistema de operações estruturadas adequadas para a formulação de conclusões de acordo com objetivos pré-determinados. (GERHARDT e SILVEIRA, 2009)
Dentre os vários métodos de pesquisa existentes tem o dedutivo, que parte da análise do geral, de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis, para o particular, possibilitando chegar a conclusões de maneira puramente formal em virtude unicamente de sua lógica. E o método indutivo no qual partimos de algo particular para uma questão mais ampla, por meio da experimentação e observação de fatos ou fenômenos cuja a causa desejamos conhecer, a seguir buscamos compara-los com a finalidade de descobrir as relações existentes entre eles e por fim se faz a generalização com base na relação verificada entre os fatos ou fenômenos. (PRODANOV e FREITAS, 2013)
Na pesquisa cientifica são usadas citações como referências de outros trabalhos, que tenham relação com o tema estudado. A citação direta é a cópia fiel textual de parte de uma obra, a citação de até 3 linhas deve conter aspas duplas, menção ao autor e paginação do trecho. O exemplo a seguir foi retirado do Manual da ABNT que diz como apresentar uma citação com mais linhas “[...] no texto, de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto (a FECAP recomenda a utilização de fonte 10), espaçamento simples e sem aspas”. (BRITO e CHOI ,2021, p 27), também deve ter menção ao autor e paginação do trecho. A citação indireta é a transcrição de conceitos do autor referenciado, porem com as palavras do redator, exemplo desse tipo de citação são o primeiro, segundo e terceiro parágrafos desse texto. 
REFERÊNCIAS
BRITO, Gisele Ferreira de; CHOI, Vania Picanço. Manual ABNT: Regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos / Centro Universitário Álvares Penteado-FECAP, Biblioteca FECAP – Paulo Ernesto Tolle. – 5.ed., rev. e ampl. São Paulo: Biblioteca FECAP Paulo Ernesto Tolle, 2021.
Disponivel em: https://www.fecap.br/wp-content/uploads/2021/04/Manual-ABNT-2021-1.pdf
Acessado: 16 /02 /2023
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
Disponivel em: https://linkss.app/umUmi
Acessado: 16 /02 /2023
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico -2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
Disponivel em: https://linkss.app/GGirr
Acessado: 16 /02 /2023
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 33-44, 2009.
Disponivel em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/213838
Acessado: 16 /02 /2023

Continue navegando