Buscar

Prévia do material em texto

O que é Direito Civil?
O Direito Civil, em termos gerais, norteia a nossa vida em sociedade, desde o nascimento até a morte. Um exemplo bem simples para entender como fazemos uso dele e não percebemos é quando compramos ou vendemos um imóvel que, perante a lei, nos pertence. O cidadão está fazendo uso do seu direito civil, o direito à propriedade.
O Direito Penal, por exemplo, tem como objetivo principal regular o poder do Estado de punir, estabelecendo penas e consequências para atos que são considerados infratores. Percebe que os dois estão intimamente relacionados? O Código Civil determina os direitos e deveres de uma pessoa, enquanto o Código Penal estipula as consequências de um ato infracional.
Essa área jurídica é considerada uma das mais extensas e complexas para se conhecer e estudar, e isso é explicado pelo fato de o Direito Civil definir as diretrizes da nossa vida em sociedade.
Podemos concluir, então, que o Direito Civil é o ramo da área jurídica brasileira que engloba todos os direitos e deveres dos cidadãos, seja pessoa jurídica, seja física, para, assim, vivermos de forma harmoniosa em sociedade.
Código Civil Brasileiro
Como mencionamos, o Direito Civil é o ramo do Direito de ordem privada que estabelece os direitos e deveres das pessoas jurídicas e físicas para conviver em sociedade.
Desse modo, o Direito Civil é regido pelo Código Civil, assim como o Direito Penal é regido pelo Código Penal. A Lei Nº 10.406 traz o conjunto de regras e normas que norteia a vida e os atos de todos os indivíduos dispostos na esfera civil.
O Código Civil que atualmente está em vigor é o de 2002, dividido em duas partes: a Parte Geral e a Parte Especial. Ele é composto por 2.046 artigos e por três princípios: socialidade, eticidade e operabilidade.
Uma informação extra e muito importante é que antes do Código Civil de 2002, o nosso país era regido pelo Código Beviláqua, que regeu os direitos e deveres dos cidadãos por 86 anos, até acontecer a reforma e o estabelecimento do estatuto atual.
Princípios do Direito Civil
Falamos sobre os princípios do Código Civil, que são: socialidade, eticidade e operabilidade. Agora, vamos conhecer com mais detalhes a que cada um se refere. Acompanhe a seguir.

Mais conteúdos dessa disciplina