Buscar

David Daniel - Resenha 2

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA ANIMAL
 PROFESSORA ANA MARIA DA SILVA CURADO LINS
DAVID DANIEL FERREIRA DOS SANTOS
RESENHA 2
GOIÂNIA
2022
Esta resenha é referente a palestra ocorrida no dia 20 de outubro de 2022 as 8h até às 10h com o tema “Cienciometria e revisão sistemática: métodos para análise de dados de desenvolvimento científico” ministrada pelo Dr. Felipe Nascimento, no VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás.
A bibliometria é uma técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico. Segundo Godin (2006), a bibliometria começou com James Mckeen Catell, editor da Science (1895-1944).
Foi descoberto a maioria dos autores possuem uma frequência de publicação baixa, enquanto que uma minoria possui uma frequência de publicação alta.
As palavras mais curtas são mais citadas, por exemplo, DNA, ao invés de seu significado “ácido desoxirribonucleico”.
A vantagem de fazer uma bibliometria é que não gasta dinheiro para fazê-la, sendo assim mais acessível do que comparado com pesquisas de campo, laboratoriais, dentro outros.
Quando se faz um bibliometria, obtém-se uma quantidade grande de artigos e dados, os quais segundo o pesquisador deve informar em seu trabalho os critérios de inclusão e também os de exclusão.
Ao fazer a bibliometria de mais de uma base de dados deve-se ter cuidado com a sobreposição que pode ocorrer, com um artigo aparecendo mais de uma vez, quando isso ocorre é preciso eliminar os artigos de uma base de dados.
A palestra foi de grande valia, pois permitiu conhecer uma técnica de trabalho que antes não era de um conhecimento geral, mas com este evento teve-se um esclarecimento sobre ela e como é feita, com seus objetivos, metodologia, matérias e assim em diante.

Continue navegando