Buscar

Resposta Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O SUS é um sistema de saúde público e gratuito, criado para garantir a saúde como direito de todos os cidadãos brasileiros. Para isso, ele se baseia em três princípios fundamentais: universalidade, equidade e integralidade. Esses princípios que norteiam o SUS e que devem ser conhecidos por todos os cidadãos brasileiros.
O primeiro princípio do SUS é a universalidade, que significa que todos têm direito a receber assistência à saúde, independentemente da sua condição financeira, de gênero, raça, orientação sexual, entre outras. Ou seja, não importa quem você é ou onde você mora, você tem direito a atendimento de saúde pelo SUS.
O segundo princípio é a equidade, que preconiza que as pessoas com necessidades de saúde diferentes devem receber atendimento de acordo com suas necessidades. Isso significa que o SUS deve levar em conta as diferenças entre as pessoas, como as condições de vida e de saúde, para que todos possam ter acesso ao mesmo nível de atendimento.
Por fim, o terceiro princípio é a integralidade, que significa que o SUS deve oferecer atendimento completo e integrado, que contemple todas as necessidades de saúde de uma pessoa. Isso inclui desde a prevenção e promoção da saúde, passando pelo tratamento das doenças e seguindo até a reabilitação e cuidados paliativos.
Então, resumindo, o SUS é um sistema de saúde que se baseia nos princípios da universalidade, equidade e integralidade. Ele foi criado para garantir que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, independentemente de sua condição financeira ou social. É importante lembrar que o SUS é um patrimônio do povo brasileiro e que todos nós temos o dever de zelar por ele, cobrando as autoridades competentes para garantir um atendimento de qualidade e efetivo para todos.

Outros materiais