Buscar

PESQUISA FILOSOFOS

Prévia do material em texto

EE ANTONIO RAPOSO TAVARES
1 ANO A
ISABELLA FERREIRA LIMA GALINDO
PESQUISA: BIOGRAFIA DOS FILÓSOFOS
SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES
OSASCO 
2023
SUMÁRIO
	
	INTRODUÇÃO..............................................................................
	3
	1
	PLATÃO........................................................................................
	4
	1.1
	QUEM FOI PLATÃO.....................................................................
	4
	1.2
	ORIGEM DE PLATÃO..................................................................
	4
	1.3
	PRINCIPAIS IDEIAS DE PLATÃO................................................
	4
	1.4
	PRINCIPAIS OBRAS DE PLATÃO...............................................
	5
	2
	ARISTÓTELES..............................................................................
	6
	2.1
	QUEM FOI ARISTÓTELES...........................................................
	6
	2.2
	ORIGEM DE ARISTÓTELES........................................................
	6
	2.3
	PRINCIPAIS IDEIAS DE ARISTÓTELES......................................
	6
	2.4
	PRINCIPAIS OBRAS DE ARISTÓTELES.....................................
	7
	3
	SOCRATES...................................................................................
	9
	3.1
	QUEM FOI SOCRATES................................................................
	9
	3.2
	ORIGEM DE SOCRATES.............................................................
	9
	3.3
	PRINCIPAIS IDEIAS DE SOCRATES...........................................
	10
	3.4
	PRINCIPAIS OBRAS DE SOCRATES..........................................
	10
	
	CONCLUSÃO.................................................................................
	11
INTRODUÇÃO
A Filosofia foi originada por Pitágoras de Samos por volta do século V a.C . A palavra filosofia advém do grego, e significa “amor por sabedoria”. A própria palavra indica dois conceitos: amor (ou paixão) e sabedoria (compreensão e conhecimento), ensinando-nos que um grande pensador é aquele que sente paixão pela verdade e amor por ideias. O ponto principal da Filosofia é buscar entender a existência, a busca pelo conhecimento , o que é ciência, o que é verdade em seus vários aspectos, valores morais (aquilo que é arte e o que não é) e por fim a mente, como ela funciona e como contribui na sociedade.
A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. Ao longo da história, diversos pensadores apresentaram diversas visões do que é a Filosofia. Alguns disseram a respeito dessas visões próprias; outros, simplesmente, agiram de acordo com o que acreditavam. Se para Sócrates a Filosofia deveria partir do conhecimento interior para se chegar à verdade, para Aristóteles e Tomás de Aquino a Filosofia partiria do conhecimento das causas para se chegar a um conhecimento das essências. Falaremos nesta pesquisa sobre a vida de alguns dos maiores pensadores da história.
1 PLATÃO
Platão, discípulo direto de Sócrates, foi conhecido em um momento trágico da vida dele, onde assiste seu mestre morrer. Por achar isso uma grande injustiça, Platão, quer tentar manter vivas as ideias de seu discípulo.
1.1 ORIGEM DE PLATÃO
Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427-428 a.C. (no sétimo dia do mês Thargêliốn), cerca de um ano após a morte do estadista Péricles,[38] e morreu em 348 a.C. (no primeiro ano da 108a Olimpíada). A juventude de Platão transcorreu em meio a agitações políticas e a desordens devido à Guerra do Peloponeso, à instabilidade política reinante na cidade de Atenas que foi tomada pela Oligarquia dos Quatrocentos e assim submeteu-se ao governo dos Trinta Tiranos.
1.2 QUEM FOI PLATÃO
Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo. Inspirado pelas teorias de Parmênides acerca do imobilismo, Platão elaborou uma teoria metafísica dualista, que divide o mundo em duas categorias: o Mundo das Ideias e das Formas e o mundo sensível. É um dos filósofos mais conhecidos e estudados, principalmente por ter se dedicado a publicar os Diálogos de seu mestre, Sócrates. Mas não só isso, ele também foi o responsável pela imortalização de citações de outros filósofos da Grécia Antiga, entre os quais se destacam Parmênides, Heráclito e Pitágoras.
Muitos dos escritos destes filósofos se perderam, e Platão foi fundamental para termos acesso ao que ensinavam.
1.3 PRINCIPAIS IDEIAS DE PLATÃO
Dentre as colaborações filosóficas de Platão, vamos citar – brevemente – as mais relevantes:
· Dialética platônica: era uma técnica de extração de uma conclusão (síntese) com base em duas ideias opostas (tese e antítese).
· Idealismo platônico: baseava-se na noção de que o conhecimento das Ideias (formas puras das coisas) eram imutáveis e perfeitas, e era o único conhecimento verdadeiro. O conhecimento sobre a matéria, obtido pelos sentidos, era enganoso.
· Mundo das Ideias: o conhecimento ideal estaria, segundo o filósofo grego, no Mundo das Ideais, instância metafísica racional que só poderia ser alcançada pelo intelecto.
· Política: existem três tipos de caráter que moldam as almas das pessoas. Cada tipo deveria ocupar um cargo na sociedade, a fim de formar uma perfeita harmonia na pólis: Caráter concupiscível (ligado à liberdade, aos desejos, ao trabalho manual e artesanal), Caráter irascível (ligado aos impulsos de raiva e aptos ao serviço militar) e Caráter racional (mais próximo da racionalidade, da justiça e da capacidade de governar, ou seja, de atuar na política).
1.4 OBRAS DE PLATÃO
A maior parte dos escritos de Platão é composta pelos diálogos socráticos, em que o seu mestre, Sócrates, é a figura central. Em geral, os diálogos falam sobre um determinado tema, mas sem grandes delimitações ou especificações, podendo falar sobre outros assuntos.
Temos conhecimento, hoje, de 35 diálogos deixados por Platão. Abaixo, estão listados os principais textos e suas características gerais:
1. Apologia de Sócrates: escrito após a morte de Sócrates, o texto narra os últimos momentos do mestre de Platão, quando foi acusado de corrupção da juventude de Atenas, julgado e condenado à morte.
2. Láques, ou Da coragem: o livro traz uma nova concepção de coragem ao cidadão grego, antes habituado à concepção heroica relacionada a Aquiles e Ulisses, por exemplo. Agora, a concepção de heroísmo ganha uma conotação de ação moralmente equilibrada e justa.
3. Hípias menor: diálogo em que são tratadas as noções de verdade, mentira e justiça.
4. Hípias maior: nesse texto, Platão expõe as suas concepções sobre o belo e as artes.
5. Górgias: livro que fala sobre a Retórica, tomando como interlocutores principais Sócrates e o sofista Górgias.
6. Fédon: diálogo em que Platão expõe a sua concepção de alma, de reencarnação e assuntos em relação à constituição metafísica do homem.
7. O Banquete: nesse livro, Platão utiliza a figura de Sócrates para falar sobre o bem e o amor ideal.
2. ARISTÓTELES
Discípulo de Platão, mas em um momento se opõe as suas ideias, volta para sua cidade de origem e funda o LICEU, tendo como preceptor Alexandre Magno.
2.1 QUEM FOI ARISTÓTELES
Aristóteles foi um importante filósofo para a Grécia Antiga e para o Ocidente em geral, visto que a importância dada por ele ao conhecimento empírico e as suas classificações sistemáticas do conhecimento muito influenciaram a Filosofia Escolástica e Moderna e as ciências modernas que surgiram a partir do século XVI.
O filósofo grego também se dedicou a estudos de lógica, que renderam bons resultados para a argumentação, para a linguagem e para a escrita filosófica até a contemporaneidade, quando filósofos da linguagem desenvolveram novos modos de se entender e estudar a lógica.
2.2 ORIGEM DE ARISTÓTELES
Aristóteles nasceu na cidade de Estagira, na Macedônia, em 384 a.C. Foi um dos três grandes filósofos da Grécia Antiga, tendo convividoe estudado com Platão. Sabe-se que, em sua juventude, teve uma sólida formação em ciências, o que influenciou bastante a sua produção filosófica. Ainda jovem, o filósofo foi para Atenas, onde conheceu o seu mestre Platão e foi estudar na Academia — centro de estudos e discussões sobre Filosofia e Política fundado pelo professor de Aristóteles nos arredores de Atenas.
2.3 PRINCIPAIS IDEIAS DE ARISTÓTELES
· Sistematização
Antes de Aristóteles, os estudos de Filosofia compreendiam uma mistura de Astronomia, Física, Matemática, Cosmologia, Política, Ética, Estética, Retórica, entre outras áreas do conhecimento. O filósofo foi o primeiro a classificar e a sistematizar essas áreas, desenvolvendo estudos específicos sobre cada tema.
· Política e Ética
Aristóteles foi um defensor do sistema político democrático pelo qual Atenas já havia passado, tendo escrito um livro sobre isso. Também escreveu tratados de Ética, em que afirmava a necessidade da busca de uma moderação das ações humanas baseada na prudência, para que a vida em sociedade levasse os cidadãos à felicidade.
· Metafísica
Tendo aprimorado os estudos platônicos sobre o assunto e, em certa medida, afastando-se um pouco das ideias de seu mestre, Aristóteles escreveu um tratado de dez livros chamado “Estudos de Filosofia Primeira”, que, mais tarde, seria conhecido por “Metafísica”. Esses estudos, segundo o próprio filósofo, tratavam sobre o ser em geral, ou seja, seriam uma espécie de ciência geral, mãe de todas as ciências.
· Lógica
Aristóteles fundamentou as primeiras noções da Lógica Clássica, baseada na argumentação e na Retórica. Em seus estudos, que buscavam algumas noções metafísicas, como a divisão das categorias do que se fala, ele buscou uma forma de linguagem que fosse formalmente válida e que buscasse argumentos que fossem fundamentados em premissas. Surgiu aí a noção de silogismo.
· Empirismo
Sendo o primeiro filósofo a fundamentar a necessidade do conhecimento prático advindo da observação e da atenção aos sentidos do corpo, Aristóteles deixou em seu legado intelectual o conhecimento empírico, que mais tarde ressoaria na Filosofia Escolástica e na Filosofia Moderna, chamando a atenção dos pensadores para o entendimento dos efeitos do mundo com base em suas causas.
Isso representou um afastamento do modelo de conhecimento platônico, baseado na busca intelectual pela Ideia, que seria pura, eterna e imutável. Platão considerava que o conhecimento advindo dos sentidos seria imperfeito e enganador. Na pintura apresentada abaixo, o pintor renascentista Rafael Sânzio mostra essa discordância entre os dois pensadores ao compor a cena com Platão apontando para cima, como quem aponta para o Mundo das Ideias, e Aristóteles com a mão espalmada para o chão, como quem defende que o conhecimento está aqui, no mundo material.
2.4 PRINCIPAIS OBRAS DE ARISTÓTELES
Das 22 obras deixadas por Aristóteles, especula-se que algumas podem ter sido, na verdade, compilações e anotações de seus alunos do Liceu tiradas durante as aulas do mestre. Os historiadores não sabem, ao certo, a autoria correta dessas obras, com exceção das principais.
A seguir, estão selecionados alguns dos principais escritos de Aristóteles:
· Metafísica: conjunto de dez livros, escritos como “Estudos de Filosofia Primeira” e reunidos e renomeados mais tarde por Andrônico de Rodes como “Metafísica”. Tratavam de um conhecimento geral sobre o ser e como o conhecemos, ou seja, uma espécie de ciência geral que tinha como objeto o próprio ser e não recortes dele (como a Matemática é um recorte do ser que estuda apenas as relações numéricas — uma parte de todo o ser).
· Categorias: pequeno livro sobre Lógica que apresenta a necessidade da classificação e separação de conceitos diferentes para o tratamento de assuntos diferentes, a fim de que equívocos sejam evitados. Seria uma espécie de distinção das diversas categorias do pensamento.
· Physica: tratado de oito livros com observações de Aristóteles sobre a Ciência da Natureza.
· Da alma, ou Sobre a alma: escritos sobre a noção dos antigos de alma, que equivale, para nós, à noção de mente. O filósofo trata de assuntos relacionados a como o ser humano constitui-se com base em sua personalidade e a como essa alma atua na distinção entre nós e os outros animais.
· Ética a Nicômaco: livro que fala sobre Ética expondo as noções de virtude, racionalidade prática (uma racionalidade voltada para o cotidiano e o convívio político) e eudaimonia (uma noção dos gregos antigos de que haveria um guia — a consciência — para as nossas ações).
· Política: livro em que o pensador defendeu as suas teses sobre a organização política das cidades, baseada na ação ética individual e no exercício da democracia, além de um conjunto de fatores que levariam os cidadãos à vida perfeita.
3. SÓCRATES
“Só sei que nada sei”. Você já ouviu esta frase? Provavelmente sim! Dita por um dos filósofos mais importantes da história, estas poucas palavras se perpetuaram ao longo de milhares de anos e ainda hoje são muito utilizadas em inúmeras circunstâncias.
3.1 QUEM FOI SÓCRATES
Sócrates, foi um filósofo grego que revolucionou o pensamento ocidental. Ao contrário da maioria dos filósofos antigos, que, para se dedicarem ao ócio filosófico, deveriam possuir posses para não precisarem trabalhar, Sócrates era filho de um artesão e de uma parteira, tendo exercido o ofício do pai em sua juventude e ingressado em campanhas militares em guerras.
Dentre essas, a Guerra do Peloponeso, em que Sócrates lutou em destacamento em 431 a.C e em outro por volta de dez anos depois. Soldado corajoso e de grande resistência física, Sócrates obteve benefícios das características da cultura ateniense para os jovens, envolto na prática de esportes e na formação científica e política, o que conferiu ao pensador a sua personalidade questionadora.
Sócrates ficou conhecido por ter iniciado um período da Filosofia Grega Antiga, o Período Socrático ou Antropológico, que teria surgido como uma nova saída em relação aos estudos dos filósofos anteriores (classificados como pré-socráticos). A filosofia passaria, a partir de então, a abordar questões essencialmente humanas, ou questões advindas das relações humanas e do convívio em sociedade, como a justiça, o bem, a moral e a verdade.
3.2 ORIGEM DE SÓCRATES
Sócrates nasceu em Atenas, Grécia, no ano de 470 a.C. Filho de um escultor e pedreiro e de uma parteira, da sua infância nada se sabe. Em sua juventude, tomou parte de três campanhas militares. Entre 406 e 405 a.C., integrou o conselho legislativo de Atenas. Em 404 a.C. arriscou a vida por recusar-se a colaborar em manobras políticas arquitetadas pela dinastia dos Trinta Tiranos, que governavam a cidade.
Homem feito, Sócrates chamava atenção não só pela sua inteligência, mas também pela estranheza de sua figura e seus hábitos. Corpulento, baixo, nariz chato, olhos saltados, vestes rotas, pés descalços, vagava pelas ruas de Atenas. Sócrates costumava passar horas, mergulhado em seus pensamentos. Quando não estava meditando solitário, conversava com seus discípulos, procurando ajudá-los na busca da verdade.
3.4 PRINCIPAIS IDEIAS DE SÓCRATES
Falar das principais ideias de Sócrates é, de certa forma, fazer um resumo da filosofia socrática.
A primeira coisa que você precisa saber é que não é fácil separar as ideias de Platão das de seu mestre. Afinal, ele reproduziu em seus livros o que Sócrates apenas falava.
De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer:
1. Na imortalidade da alma
2. Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas
3. Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro
4. Na democracia com um filósofo a frente
5. Na ética do senso comum
3.4 LEGADO DE SÓCRATES
Sócrates não deixou obra escrita, achava mais eficiente o intercâmbio de ideias, mediante perguntas e respostas entre duas pessoas e acreditava que a escrita enrijecia o pensamento.São quatro as fontes básicas para o conhecimento de Sócrates: o filósofo Platão, seu discípulo,em cujos Diálogos o mestre figura sempre como personagem central.
Sócrates não deixou obra escrita, achava mais eficiente o intercâmbio de ideias, mediante perguntas e respostas entre duas pessoas e acreditava que a escrita enrijecia o pensamento.São quatro as fontes básicas para o conhecimento de Sócrates: o filósofo Platão, seu discípulo, em cujos Diálogos o mestre figura sempre como personagem central.
CONCLUSÃO
Concluo essa pesquisa com a relação entre os três filósofos citados, Sócrates, Platão e Aristóteles Platão foi discípulo de Sócrates. As ideias socráticas marcaram a trajetória intelectual de Platão, que, por sua vez, foi mestre de Aristóteles. Aristóteles foi fortemente influenciado por Platão, mas não se manteve na mesma linha de pensamento de seu mestre, tendo modificado e discordado de muitas teorias platônicas.
Sócrates, Platão e Aristóteles formam o trio que, modéstia à parte, fundaram a filosofia ocidental, especialmente a ética. Nesse sentido, eles se diferem dos pré-socráticos por não analisarem somente a arché, mas por introduzirem a ética como disciplina filosófica.
BIBLIOGRAFIA
https://www.ebiografia.com/aristoteles/
https://www.educabras.com/vestibular/materia/filosofia/aulas/introducao_a_filosofia
https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/o-que-filosofia.htm
https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/platao.htm

Continue navegando