Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual etica politica e sociedade

User badge image
Marta Tavares

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Foi a partir dela que o Brasil foi adquirindo corpo político, porém com projeto europeu e sem uma identidade definida. O Brasil foi constituído, politicamente, a partir de um ecletismo. Não obstante, o Positivismo influenciou o modelo político assumido pela primeira república e, é claro, a própria democracia que já vai se vislumbrando.
De qual período histórico estamos falando?
A Era Vargas.
B Proclamação da República.
C Descobrimento.
D Independência.

Existem três tipos de características na tomada de decisões. Sobre eles, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Decisão pessoal – é o ato humano, livre e de inteira responsabilidade de quem toma a decisão.
II- Decisão ética – é o ato do homem, em que a moralidade norteia.
III- Decisão que afeta outrem – é a decisão que considera princípios éticos e não toma conhecimento dos direitos e limita-se a tais aspectos.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Dedicou-se à busca da verdade, que deveria ser uma forma de juízo universal, capaz de dirigir a vida das pessoas, no plano pessoal e político.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse autor:
A Platão.
B Aristóteles.
C Epicuro.
D Sócrates.

Para efeito da cidadania, parece que o ser humano, pessoa, indivíduo ou cidadão tem singularidades; nos parece mesmo que, qualquer que seja a etimologia ou simbologia, os seres humanos – pessoas – indivíduos – cidadãos - são iguais em plenos direitos e deveres. Certas questões sempre trouxeram a questão do ser.
Essas questões são de que ordem?
A Científica.
B Filosófica.
C Moral.
D Sociológica.

Numa perspectiva diferente sobre cidadania, sob aspectos na mão dupla entre Estado e cidadão, ela se desdobra três tipos: cidadania tutelada, cidadania assistida e cidadania emancipada.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve cidadania assistida:
A - É a cidadania que a elite econômica e política pratica. É excludente e de privilégios.
B - A sociedade começa a ter noção de seus direitos e estes devem ser garantidos pelo Estado.
C - São aqueles direitos advindos da liberdade de cada indivíduo.
D - É o governo proativo, que faz uso da democracia e tem o entendimento de que o Estado deve servir e buscar medidas que conduzam ao bem comum.

Um longo processo histórico que se deu na Europa Ocidental e que foi iniciado no século XVII se prolongado até o século XIX, acabou por gerar um novo modo de produção. Esse modo de produção, por meio do colonialismo e do imperialismo, logo se estenderia por todo o planeta impondo sua lógica própria. Estamos nos referindo ao capitalismo, modo de produção vigente em nossa sociedade.
Com relação ao modo de produção capitalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esse sistema tem por fundamento a propriedade privada.
( ) O capitalismo transforma as relações em mercadorias.
( ) Essa maneira de produzir gera múltiplas classes sociais.
( ) Nesse convivem a servidão por dívida e o assalariamento.
a) V - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - F.

Não se pode imaginar a política sem a influência da Igreja e de seu pensamento, e até sua influência na História, principalmente para o Ocidente. A partir da ética cristã e do pensamento de Agostinho e de Tomás de Aquino, vemos que a ética cristã contribui para a evolução do pensamento político.
Referente à conduta moral ou ética cristã, assinale a alternativa CORRETA:
A Realiza-se de acordo com as normas impostas pelo líder religioso.
B Realiza-se de acordo com as normas e as regras impostas pelo dever.
C São situações nas quais não se impõem as normas e as regras do dever.
D Realiza-se contrariando as normas e as regras fixadas pelo dever.

Afirmar que necessitamos estabelecer perspectivas éticas contemporâneas significa, acima de tudo, reconhecer que estamos num contexto civilizatório que se caracteriza pelo questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo, como resultado do processo civilizatório ocidental que chegou até o presente momento. Estes questionamentos característicos de nossos tempos podem ser apresentados em várias formas.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve a “crítica à razão”:
A) A razão, que teve destaque com os gregos, alcançou na modernidade o auge de sua condição, na matematização das leis universais que regem o cosmo, na quantificação, mensuração e classificação do mundo natural, numa relação objetiva com o mundo, com as coisas, entre seres humanos.
B) Estamos submetidos constantemente a avalanches de informações que não conseguimos acompanhar, analisar, nos posicionar adequadamente. Tudo transcorre num fluxo contínuo e ininterrupto, efêmero e líquido, que escapa às possibilidades da experiência humana com o mundo, com as coisas, entre seres humanos.
C) Característica da contemporaneidade é a descrença, a frustração em relação às promessas modernas em torno de projetos societários que garantissem aos seres humanos a felicidade, a segurança, o progresso e o bem-estar.
D) A política era condição da existência humana, da garantia da felicidade, da materialização da cidade como espaço público, do bem viver. A participação na pólis, no confronto entre pluralidades no espaço público, era a condição de ser cidadão.

Denota que não existe somente uma concepção conceitual, ou seja, existem várias referências e doutrinas conceituais, pois, todos os seres humanos são diferentes, possuem diversas subjetividades, que denotam visões de mundo diferenciadas, ou seja, sobre um mesmo fato, uma mesma realidade poderá suscitar diversas opiniões, diversos conceitos, porque cada homem analisa um fato conforme sua constituição moral.
A que estamos nos referindo?
A) Pluralismo.
B) Multilarismo.
C) Hedonismo.
D) Liberalismo.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os interesses coletivos são um tipo de interesse transindividual ou metaindividual, isto é, pertencem a um grupo, classe ou categoria de pessoas determinadas, que são reunidas entre si pela mesma relação jurídica básica.
Qual é a Lei que ampara esse direito do consumidor?
A Lei nº 8.078/90.
B Lei nº 8.178/88.
C Lei nº 8.070/91.
D Lei nº 8.075/75.

(ENADE, 2012) É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
Com relação à ética e à cidadania, avalie as afirmacoes seguintes:
I- Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II- Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III- Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
a) III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e III.
d) II e III, apenas.

(ENADE, 2009) Leia o trecho: O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal) (GOHN, 2003). É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
a) Cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
b) É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
c) Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
d) Recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Foi a partir dela que o Brasil foi adquirindo corpo político, porém com projeto europeu e sem uma identidade definida. O Brasil foi constituído, politicamente, a partir de um ecletismo. Não obstante, o Positivismo influenciou o modelo político assumido pela primeira república e, é claro, a própria democracia que já vai se vislumbrando.
De qual período histórico estamos falando?
A Era Vargas.
B Proclamação da República.
C Descobrimento.
D Independência.

Existem três tipos de características na tomada de decisões. Sobre eles, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Decisão pessoal – é o ato humano, livre e de inteira responsabilidade de quem toma a decisão.
II- Decisão ética – é o ato do homem, em que a moralidade norteia.
III- Decisão que afeta outrem – é a decisão que considera princípios éticos e não toma conhecimento dos direitos e limita-se a tais aspectos.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Dedicou-se à busca da verdade, que deveria ser uma forma de juízo universal, capaz de dirigir a vida das pessoas, no plano pessoal e político.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse autor:
A Platão.
B Aristóteles.
C Epicuro.
D Sócrates.

Para efeito da cidadania, parece que o ser humano, pessoa, indivíduo ou cidadão tem singularidades; nos parece mesmo que, qualquer que seja a etimologia ou simbologia, os seres humanos – pessoas – indivíduos – cidadãos - são iguais em plenos direitos e deveres. Certas questões sempre trouxeram a questão do ser.
Essas questões são de que ordem?
A Científica.
B Filosófica.
C Moral.
D Sociológica.

Numa perspectiva diferente sobre cidadania, sob aspectos na mão dupla entre Estado e cidadão, ela se desdobra três tipos: cidadania tutelada, cidadania assistida e cidadania emancipada.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve cidadania assistida:
A - É a cidadania que a elite econômica e política pratica. É excludente e de privilégios.
B - A sociedade começa a ter noção de seus direitos e estes devem ser garantidos pelo Estado.
C - São aqueles direitos advindos da liberdade de cada indivíduo.
D - É o governo proativo, que faz uso da democracia e tem o entendimento de que o Estado deve servir e buscar medidas que conduzam ao bem comum.

Um longo processo histórico que se deu na Europa Ocidental e que foi iniciado no século XVII se prolongado até o século XIX, acabou por gerar um novo modo de produção. Esse modo de produção, por meio do colonialismo e do imperialismo, logo se estenderia por todo o planeta impondo sua lógica própria. Estamos nos referindo ao capitalismo, modo de produção vigente em nossa sociedade.
Com relação ao modo de produção capitalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esse sistema tem por fundamento a propriedade privada.
( ) O capitalismo transforma as relações em mercadorias.
( ) Essa maneira de produzir gera múltiplas classes sociais.
( ) Nesse convivem a servidão por dívida e o assalariamento.
a) V - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - F.

Não se pode imaginar a política sem a influência da Igreja e de seu pensamento, e até sua influência na História, principalmente para o Ocidente. A partir da ética cristã e do pensamento de Agostinho e de Tomás de Aquino, vemos que a ética cristã contribui para a evolução do pensamento político.
Referente à conduta moral ou ética cristã, assinale a alternativa CORRETA:
A Realiza-se de acordo com as normas impostas pelo líder religioso.
B Realiza-se de acordo com as normas e as regras impostas pelo dever.
C São situações nas quais não se impõem as normas e as regras do dever.
D Realiza-se contrariando as normas e as regras fixadas pelo dever.

Afirmar que necessitamos estabelecer perspectivas éticas contemporâneas significa, acima de tudo, reconhecer que estamos num contexto civilizatório que se caracteriza pelo questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo, como resultado do processo civilizatório ocidental que chegou até o presente momento. Estes questionamentos característicos de nossos tempos podem ser apresentados em várias formas.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve a “crítica à razão”:
A) A razão, que teve destaque com os gregos, alcançou na modernidade o auge de sua condição, na matematização das leis universais que regem o cosmo, na quantificação, mensuração e classificação do mundo natural, numa relação objetiva com o mundo, com as coisas, entre seres humanos.
B) Estamos submetidos constantemente a avalanches de informações que não conseguimos acompanhar, analisar, nos posicionar adequadamente. Tudo transcorre num fluxo contínuo e ininterrupto, efêmero e líquido, que escapa às possibilidades da experiência humana com o mundo, com as coisas, entre seres humanos.
C) Característica da contemporaneidade é a descrença, a frustração em relação às promessas modernas em torno de projetos societários que garantissem aos seres humanos a felicidade, a segurança, o progresso e o bem-estar.
D) A política era condição da existência humana, da garantia da felicidade, da materialização da cidade como espaço público, do bem viver. A participação na pólis, no confronto entre pluralidades no espaço público, era a condição de ser cidadão.

Denota que não existe somente uma concepção conceitual, ou seja, existem várias referências e doutrinas conceituais, pois, todos os seres humanos são diferentes, possuem diversas subjetividades, que denotam visões de mundo diferenciadas, ou seja, sobre um mesmo fato, uma mesma realidade poderá suscitar diversas opiniões, diversos conceitos, porque cada homem analisa um fato conforme sua constituição moral.
A que estamos nos referindo?
A) Pluralismo.
B) Multilarismo.
C) Hedonismo.
D) Liberalismo.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os interesses coletivos são um tipo de interesse transindividual ou metaindividual, isto é, pertencem a um grupo, classe ou categoria de pessoas determinadas, que são reunidas entre si pela mesma relação jurídica básica.
Qual é a Lei que ampara esse direito do consumidor?
A Lei nº 8.078/90.
B Lei nº 8.178/88.
C Lei nº 8.070/91.
D Lei nº 8.075/75.

(ENADE, 2012) É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
Com relação à ética e à cidadania, avalie as afirmacoes seguintes:
I- Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II- Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III- Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
a) III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e III.
d) II e III, apenas.

(ENADE, 2009) Leia o trecho: O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal) (GOHN, 2003). É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
a) Cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
b) É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
c) Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
d) Recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.

Prévia do material em texto

25/04/2023, 17:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/7
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:766135)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 55510539
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 8/4
Nota 8,00
Foi a partir dela que o Brasil foi adquirindo corpo político, porém com projeto europeu e sem uma 
identidade definida. O Brasil foi constituído, politicamente, a partir de um ecletismo. Não obstante, o 
Positivismo influenciou o modelo político assumido pela primeira república e, é claro, a própria 
democracia que já vai se vislumbrando.
De qual período histórico estamos falando?
A Independência.
B Descobrimento.
C Proclamação da República.
D Era Vargas.
Existem três tipos de características na tomada de decisões. Sobre eles, analise as sentenças a seguir:
I- Decisão pessoal – é o ato humano, livre e de inteira responsabilidade de quem toma a decisão.
II- Decisão ética – é o ato do homem, em que a moralidade norteia.
III- Decisão que afeta outrem – é a decisão que considera princípios éticos e não toma conhecimento 
dos direitos e limita-se a tais aspectos.
Assinale a alternativa CORRETA:
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
25/04/2023, 17:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/7
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
Dedicou-se à busca da verdade, que deveria ser uma forma de juízo universal, capaz de dirigir a vida 
das pessoas, no plano pessoal e político. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse autor:
A Platão.
B Aristóteles.
C Epicuro.
D Sócrates.
Para efeito da cidadania, parece que o ser humano, pessoa, indivíduo ou cidadão tem singularidades; 
nos parece mesmo que, qualquer que seja a etimologia ou simbologia, os seres humanos – pessoas – 
indivíduos – cidadãos - são iguais em plenos direitos e deveres. Certas questões sempre trouxeram a 
questão do ser. 
Essas questões são de que ordem?
A Científica.
B Filosófica.
C Moral.
3
4
25/04/2023, 17:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/7
D Sociológica.
Numa perspectiva diferente sobre cidadania, sob aspectos na mão dupla entre Estado e cidadão, ela se 
desdobra três tipos: cidadania tutelada, cidadania assistida e cidadania emancipada.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve cidadania assistida:
A São aqueles direitos advindos da liberdade de cada indivíduo.
B A sociedade começa a ter noção de seus direitos e estes devem ser garantidos pelo Estado.
C É o governo proativo, que faz uso da democracia e tem o entendimento de que o Estado deve
servir e buscar medidas que conduzam ao bem comum.
D É a cidadania que a elite econômica e política pratica. É excludente e de privilégios.
Um longo processo histórico que se deu na Europa Ocidental e que foi iniciado no século XVII 
se prolongado até o século XIX, acabou por gerar um novo modo de produção. Esse modo de 
produção, por meio do colonialismo e do imperialismo, logo se estenderia por todo o planeta 
impondo sua lógica própria. Estamos nos referindo ao capitalismo, modo de produção vigente em 
nossa sociedade. Com relação ao modo de produção capitalista, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esse sistema tem por fundamento a propriedade privada.
( ) O capitalismo transforma as relações em mercadorias.
( ) Essa maneira de produzir gera múltiplas classes sociais.
( ) Nesse convivem a servidão por dívida e o assalariamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - F - V.
5
6
25/04/2023, 17:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/7
Não se pode imaginar a política sem a influência da Igreja e de seu pensamento, e até sua influência 
na História, principalmente para o Ocidente. A partir da ética cristã e do pensamento de Agostinho e 
de Tomás de Aquino, vemos que a ética cristã contribui para a evolução do pensamento político. 
Referente à conduta moral ou ética cristã, assinale a alternativa CORRETA:
A Realiza-se contrariando as normas e as regras fixadas pelo dever.
B Realiza-se de acordo com as normas impostas pelo líder religioso.
C Realiza-se de acordo com as normas e as regras impostas pelo dever.
D São situações nas quais não se impõem as normas e as regras do dever.
Afirmar que necessitamos estabelecer perspectivas éticas contemporâneas significa, acima de tudo, 
reconhecer que estamos num contexto civilizatório que se caracteriza pelo questionamento da forma 
de ser e estar do ser humano no mundo, como resultado do processo civilizatório ocidental que 
chegou até o presente momento. Estes questionamentos característicos de nossos tempos podem ser 
apresentados em várias formas.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve a "crítica à razão":
A
Estamos submetidos constantemente a avalanches de informações que não conseguimos
acompanhar, analisar, nos posicionar adequadamente. Tudo transcorre num fluxo contínuo e
ininterrupto, efêmero e líquido, que escapa às possibilidades da experiência humana com o
mundo, com as coisas, entre seres humanos. 
B
Característica da contemporaneidade é a descrença, a frustração em relação às promessas
modernas em torno de projetos societários que garantissem aos seres humanos a felicidade, a
segurança, o progresso e o bem-estar.
C
A razão, que teve destaque com os gregos, alcançou na modernidade o auge de sua condição, na
matematização das leis universais que regem o cosmo, na quantificação, mensuração e
classificação do mundo natural, numa relação objetiva com o mundo, com as coisas, entre seres
humanos. 
7
8
25/04/2023, 17:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/7
D
A política era condição da existência humana, da garantia da felicidade, da materialização da
cidade como espaço público, do bem viver. A participação na pólis, no confronto entre
pluralidades no espaço público, era a condição de ser cidadão. 
Denota que não existe somente uma concepção conceitual, ou seja, existem várias referências e 
doutrinas conceituais, pois, todos os seres humanos são diferentes, possuem diversas subjetividades, 
que denotam visões de mundo diferenciadas, ou seja, sobre um mesmo fato, uma mesma realidade 
poderá suscitar diversas opiniões, diversos conceitos, porque cada homem analisa um fato conforme 
sua constituição moral.
A que estamos nos referindo?
A Hedonismo.
B Pluralismo.
C Liberalismo.
D Multilarismo.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os interesses coletivos são um tipo de interesse 
transindividual ou metaindividual, isto é, pertencem a um grupo, classe ou categoria de pessoas 
determinadas, que são reunidas entre si pela mesma relação jurídica básica. 
Qual é a Lei que ampara esse direito do consumidor?
A Lei nº 8.075/75.
B Lei nº 8.178/88.
C Lei nº 8.070/91.
D Lei nº 8.078/90.
9
10
25/04/2023, 17:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/7
(ENADE, 2012) É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar 
alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas 
respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam 
os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era 
perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem 
liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos 
Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. 
FONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 
2012. 
Com relação à ética e à cidadania, avalie as afirmações seguintes:
I- Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de 
realizar seus projetos, mesmo que estejacumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido 
delito criminal, com trâmite transitado e julgado. 
II- Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, 
pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. 
III- Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa 
é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe 
social, grau de instrução e orientação sexual. 
É correto o que se afirma em:
A I, II e III.
B II e III, apenas.
C III, apenas.
D I e II, apenas.
(ENADE, 2009) Leia o trecho:
 
O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais 
novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação 
em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e 
dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política 
para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o 
modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, 
animal e vegetal) (GOHN, 2003).
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
A
Recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores
impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias
supérfluas.
B Cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à
forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
C
Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas,
voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas
também com justiça e igualdade social.
11
12
25/04/2023, 17:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/7
D
É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o
repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e
suas respectivas centrais sindicais.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina