Buscar

EDUCAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL
 A maioria da população humana atualmente,vive em cidades com a necessidade de consumir algo natural,frutas,legumes etc.As pessoas estão a cada dia priorizando a qualidade da alimentação.quando a espécie humana passa a viver em aldeias,em casas e em ambientes construídos por eles mesmo,cuidando do solo,dando início a agricultura,criação de animais e cultivando suas plantações,para a sua alimentação e para comércio,um meio de ganhar dinheiro para sustentar sua família,com isso o ser humano tem uma relação com o meio ambiente,gerando ecossistemas urbanos.
 As cidades são consideradas como um ecossistema,pois possuem componentes bióticos e abióticos,nas cidades existe pessoas,animais,insetos,plantas,árvores que forma um ambiente de cidade que são componentes bióticos,também existe casas,prédios e automóveis que são fatores abióticos;Porém não se comportam como ecossistema natural,com o crescimento da população e da tecnologia,passam a consumir mais matéria prima e energia vindas do meio natural,com um grande aumento de agricultura,para alimentar um alto número de pessoas.
 Com a exploração de recursos minerais,causam destruição de áreas que às vezes não podem recuperá-las.
 As consequências do clima urbano frente às mudanças climáticas globais estão em grande parte associadas a atitudes dos seres humanos,o aumento da temperatura é causado por emissões antrópicas que se acumulam e formam gases de efeito estufa,que vem por consequência de queima de combustíveis no setor de transportes,com o grande aumento de vendas de carros particular,as pessoas diminuiram o uso de alternativo e por consequências,mais poluição.
 O destino de resíduos sólidos é um grande problema que o país enfrenta,60% de resíduos coletados no Brasil vão parar em aterros sanitários e 40%vão para lixões.O destino desses resíduos é um grande vilão contra o meio ambiente,seja em lixões ou em aterros sanitários, os resíduos sólidos entram em decomposição pela ação de microorganismos,que transformam o material em uma série de gases,tudo isso causa grandes impactos ambientais no Brasil,com consequências de escassez de água potável,aumento das inundações e do nível do mar, levando o desaparecimento de algumas ilhas,derretimentos de geleiras que causa desequilíbrio no ecossistema.
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Valter; NASCIMENTO, Antônio. Paisagem, Ecologia Urbana e Planejamento Ambiental. In: Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, 2009. BARRETO, Carlos; AZEVEDO, Sérgio. Análise do ecossistema urbano de Paulo Afonso. In: Revista Ouricuri. Vol. 4, n. 1, mar./abr. 2014 JACOBI, Claudia. Ecologia Urbana: O sistema urbano é um ecossistema? Disponível em: < http://www.icb.ufmg.br/big/beds/arquivos/ecourbana.pdf> Acesso em: 02/08/2014. LAWRENCE, B, S. A Citizen´s Guide to Ecology. Oxford Univ. Press, 2003. MAXIMIANO, Liz. Considerações sobre o conceito de Paisagem. R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 83-91, 2004. Editora UFPR. METZGER, Jean Paul. O que é Ecologia de Paisagem? In: Biota Neotropica, v. 1, 2001. NETTO, Milton; SILVA, Ricardo. Ecossistemas urbanos: Potencialidades da ecologia urbana no desenvolvimento de cidades sustentáveis. In: IX Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Brasília: 2011. SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988. TERRADAS, Jaume. Ecología Urbana. Barcelona: Rubes Editorial, 2001.

Continue navegando