Buscar

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
 A retirada da mata ciliar para construir casas é prejudicial ao meio ambiente,resultando em um conjunto de problemas ambientais.Quando a chuva escoa pela superfície,o que impede a infiltração e armazenamento no lençol freático,reduzindo as nascentes, os córregos,rios e riachos,ocasionando extinção de várias espécie de fauna e da flora,causando mudanças climáticas locais,erosão dos solos e assoreamento dos cursos d'água.
 Com uma drenagem irregular nos centros urbanos,geram muitos problemas nas cidades,problemas de infra estruturas e grandes modificações ao meio ambiente,tais como: aumento do escoamento superficial,provocando ou intensificando as catástrofes urbanas causadas pelas enchentes,também podem causar problemas com paredes úmidas e infiltrações; Reprodução de mosquitos,afetando a população no bem estar e em sua saúde,em consequência aparecendo cenários não ideal,com muitas doenças, como a diarréia,leptospirose,cólera e amebíase.
 Com a retirada da mata ciliar e uma drenagem urbana inadequada.As águas não terão nenhuma filtragem,assim nada impede que os lixos,entulhos e toda sujeira que vier nas águas acumulem nos bueiros e assim aumentam a quantidade de sedimentos trazidos com a água das chuvas e da poluição em forma de resíduos tóxicos,ocasionando enchentes e grandes prejuízos à população. 
 Referências bibliográficas
1. Campana, NA.Tucci, C.E.M. "Estimativa de área impermeável de macrobacias urbanas", Caderno de Recursos Hídricos V12 nº2 2 p 19-94. 1994.
2. Tucci, C.E.M. "Parâmetros do Hidrograma Unitário para bacias urbanas brasileiras". Artigo submetido à RBRH. 2002.
3. Leopold, L.B. Hydrology for urban planning - A guide book on the hydrologic effects on urban land use. USGS circ. 554, 18p. 1968.

Continue navegando