Buscar

Riscos financeiros

Prévia do material em texto

Risco operacional
Esse risco se refere ao fato de a empresa começar a dar prejuízo. Suponha que um empresário tenha uma padaria e venda seus pães a R$0,10 cada. No entanto, como não estudou esse conteúdo, ele não sabia que existe algo chamado fluxo de caixa e, por isso, não se lembrou de controlar as entradas e saídas e verificar quanto custava produzir um pão. No final de um ano, ele percebeu que cada pão custava R$0,15 para ser produzido, ou seja, ele tinha prejuízo e precisava fechar a sua padaria. Dessa forma, risco operacional se refere ao risco que qualquer empresa tem de seu negócio dar prejuízo, seja por vender mais barato do que deveria, seja por não ter clientes suficientes.
Riscos de crédito
Riscos de crédito, como o nome diz, ocorrem quando um empreendedor ou seu cliente não consegue pagar uma dívida e acaba pagando multa por isso. Se uma padaria comprar muita matéria-prima para produzir pão a prazo e não conseguir vender sua produção, ela não terá dinheiro para pagar a sua dívida. No final, a padaria terá de pagar multa, podendo até falir.
Riscos de liquidez
Quando uma empresa não sabe se está recebendo mais do que gastando (mesmo que haja garantias de receber mais dinheiro no futuro), existe a possibilidade de que a empresa não seja líquida (não tenha dinheiro rapidamente) e, com isso, não possa pagar os gastos do momento, como salários, fornecedores etc. Então, é preciso ter cuidado com a ideia de que receberá muito mais dinheiro do que o gasto para produzir, pois, se a empresa receberá esse dinheiro apenas no final do ano, é bom que separe uma boa reserva de dinheiro para pagar seus funcionários até lá.
Riscos de mercado
Os riscos de mercado se relacionam à economia como um todo, embora não estejam relacionados à influência de um empresário pequeno. Vamos supor que um empresário venda celulares e compre as peças da China. Se o Brasil brigar com a China, pode ser que o preço dos produtos chineses se torne bem mais caro e, com isso, será necessário aumentar o preço do celular. Assim, é possível que seus clientes prefiram os celulares do concorrente, por serem mais baratos. Dessa forma, risco de mercado é bastante perigoso, pois não depende muito da sua boa gestão. No entanto, existem atitudes que um gestor pode tomar para não se prejudicar com esses riscos, como ter vários fornecedores, uma boa quantidade de dinheiro em caixa etc.
Riscos legais
Os riscos legais aparecem quando alguém é processado. Imagine que você tenha criado a mais nova empresa de tecnologia, que você sabe que dará lucro na certa. Após dois meses funcionando e ficando famoso, vem o “banho de água fria”, isto é, uma empresa está processando você com a alegação de que está copiando suas ideias (em outras palavras, eles chegaram primeiro). Por mais que eles estejam errados, você mereça ter aquela empresa ou, até mesmo, que o juiz lhe dê razão, existe a chance de você constituir um advogado e até mesmo parar de funcionar até o meritíssimo chegar a uma conclusão.
Enquanto isso, você precisa pagar o salário dos funcionários, o aluguel da sua sala, entre outras despesas. Por fim, você pode chegar à falência simplesmente porque alguém não concordou com o seu negócio. Dessa forma, é preciso se preocupar com os riscos legais e fazer tudo dentro da legalidade, se possível com a ajuda de um advogado experiente.
Além disso, é necessário entender que, quanto mais arriscado é um investimento, mais retorno ele deve dar. Em outras palavras, você apostaria uma quantia grande de dinheiro no cavalo de corrida que ficou em último colocado na corrida passada? Provavelmente, não, pois o risco de perder é muito alto. Para que as pessoas se sintam mais atraídas a investirem nele, o prêmio pago tem de ser mais alto também. O inverso acontece com o cavalo campeão da corrida passada, que paga um prêmio mais baixo, já que ele tem grandes chances de ganhar.

Mais conteúdos dessa disciplina