Buscar

O processo de transferência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
O processo de transferência de conhecimentos e tecnologias é de constantes modificações para que se adéque ao que o produtor necessita, de forma a respeitar seus conhecimentos históricos, culturais e sociais, além de compreender os seus limites financeiros.
É fundamental compreender que a extensão rural deve atuar junto aos produtores de forma a levá-los a uma reflexão de quais aspectos seriam interessantes com a introdução de uma nova tecnologia ou metodologia em sua propriedade, a fim de que eles decidam sobre sua aplicação ou não na propriedade em questão.
Confira o Desafio a seguir:
​​​​​​​
O seu papel como técnico extensionista da EPAGRI é fomentar a implantação da criação consorciada de peixes e suínos. ​​​​​​​Especifique como você realizaria a transferência de conhecimento e fomentaria a atividade, respeitando também os produtores.
Padrão de resposta esperado
Primeiramente, é importante conhecer a realidade de cada produtor rural. Assim, ir pessoalmente às fazendas, conhecer a família, os colaboradores; conhecer a produção, a área, os viveiros de criação e o manejo realizado. Verificar se o produtor tem interesse em produzir outro produto, se estaria disposto a realizar alterações físicas em sua propriedade, se estaria disposto a investir minimamente para adequar a fazenda à introdução de outra atividade produtiva, se conseguiria realizar o manejo após a introdução de outra atividade, etc. Seria importante que o técnico extensionista realizasse um diagnóstico das propriedades.
Posteriormente, seria importante reunir os produtores em grupos, agrupando aqueles que tivessem características semelhantes, e realizar reuniões, mostrando dados da produção de piscicultura atual na região, além de informações de como poderia ser melhorada a produção em termos econômicos e de produtividade. Explicar aos grupos de produtores o que seria necessário para adaptar as fazendas para o consorciamento de criação de peixes e suínos, demonstrando os aspectos positivos e negativos.
A partir disso, cada produtor poderá refletir sobre os aspectos da introdução de uma nova atividade na fazenda, podendo decidir por implantar ou adaptar ou não sua fazenda para uma nova atividade produtiva. Se a resposta for sim, o extensionista participará do processo de adaptação da fazenda e auxiliará no seu desenvolvimento, assim como auxiliará e capacitará os produtores no manejo da atividade.

Continue navegando