Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ESTÁGIO SUPERVICIONADO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ESTÁGIO SUPERVICIONADO I
ALUNO: ANDRE DA SILVA DANTAS
CURSO: FÁRMACIA
MATRICULA: 01466060
A hepatite aguda de J.P.S. foi o uso excessivo de alguns medicamentos pode causar hepatotoxicidade, o que faz com que o remédio atinja diretamente as células do fígado. O paracetamol ou nimesulida são as substâncias mais comum relacionadas com a hepatite aguda no Brasil. O paracetamol é considerado hepatotóxico e pode promover uma lesão hepatocelular é um dos principais causadores de hepatite toxica por ser um dos medicamentos mais utilizado como antipirético e analgésico e também por não precisar de prescrição médica. Pela falta de conhecimento J.P.S colocou em risco a sua saúde ao ingerir bebida alcoólica em excesso, desenvolvendo uma toxidade no fígado, prejudicando seu funcionamento, usando o medicamento de forma errada atinge diretamente as células do fígado.
O Farmacêutico deveria ter abordado J.P.S para adquirir mais informações para saber o motivo da compra afim de saber com mais detalhes os sintomas para que possa orientar e oferecer informações seguras. O profissional tem o conhecimento de orienta a posologia, as contraindicações e de como e quando deve usar o medicamento o farmacêutico tem o objetivo de minimizar a automedicação, explicando os riscos da automedicação, os efeitos colaterais, os perigos de intoxicação e assim evitando que o pior acontecesse já que o mesmo não tinha nem uma receita medica. 
O farmacêutico deve orientar sobre o uso racional de medicamentos, inclusive os medicamentos isentos de prescrição (MIP), é uma prerrogativa do farmacêutico, que é o profissional mais indicado para dar orientações quanto à forma de administração, à posologia, à duração do tratamento, ao modo de ação do medicamento, a possíveis reações adversas, a contraindicações e a interações com outros medicamentos e/ou alimentos.
A automedicação já é um mau hábito que pode prejudicar a sua saúde, mas, quando os medicamentos são usados de maneira incorreta ou consumidos sem critérios médicos, podem prejudicar sua saúde, causando desde uma intoxicação até problemas mais graves, que podem inclusive levar à morte. Como formas de prevenção da hepatite medicamentosa recomenda-se só tomar medicamentos receitados pelo médico e nunca exceder as doses recomendadas.
O farmacêutico tem um papel fundamental na orientação do uso de fármacos para a população, assim ele possui atribuições e obrigações nas quais fazem afazeres na rotina diária da farmácia. Os cuidados que são relacionados a dispensação quando se diz a dispensação de medicação tem a disponibilização acerca de informações sobre como se deve usar de forma correta a medicação. Quando há uma conexão entre o farmacêutico e o paciente as orientações se dão em meio a orientar sobre as prescrições medicas e devem se consolidar em relação a prática e a teoria no que se propicia quanto a saúde, eficácia e segurança desses fármacos (OLIVEIRA et al,. 2005).
REFERÊNCIAS: 
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/saude/a-importancia-do-farmaceutico-na-orientacao-do-uso-de-medicamentos-isentos-de-prescricao.htm#:~:text=O%20farmac%C3%AAutico%20tem%20um%20papel,na%20rotina%20di%C3%A1ria%20da%20farm%C3%A1cia.
http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=3universobelohorizonte3&page=article&op=view&path%5B%5D=3854#:~:text=O%20paracetamol%20%C3%A9%20considerado%20hepatot%C3%B3xico,mg%2F%20kg%20em%20crian%C3%A7as).
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/mostracientificafarmacia/article/view/2927
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/les%C3%B5es-intoxica%C3%A7%C3%A3o/intoxica%C3%A7%C3%A3o/intoxica%C3%A7%C3%A3o-por-paracetamol

Continue navegando