Buscar

Biodiversidade: Terra e Mar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.
Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.
A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.
A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.
Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, como é o caso da Amazônia e sua excepcional vegetação.
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/
. Biodiversidade Marinha:
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o nome dado à variedade de organismos que vivem em determinado ambiente. A biodiversidade marinha, portanto, diz respeito à fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas de mares e oceanos.
A biodiversidade marinha é maior que a terrestre — especialmente se levarmos em conta que dois terços da superfície terrestre são cobertos por mares e oceanos. Como a vida se originou em ambiente marinho, há 3,5 bilhões de anos, é natural que a maior diversidade de espécies e linhagens seja encontrada nos mares e oceanos.
Apesar disso, os oceanos ainda são um território misterioso para a ciência. Somente no fim da década de 1980, por exemplo, é que foram descobertas as Prochlorophytas — cianobactérias fotossintetizantes, responsáveis por 40% da clorofila existente nas regiões oceânicas, onde há poucos nutrientes.
Mesmo assim, a biodiversidade marinha sofre ameaças devido à ação humana. Entre os principais problemas, destaque para a aquicultura, a pesca predatória e a poluição. Estima-se que 27% dos recifes de todo o mundo tenham desaparecido. Segundo especialistas, um aumento de 2 a 3ºC na temperatura do planeta já poderia acarretar no desaparecimento desse ecossistema, já que os recifes têm capacidade de adaptação limitada. Os manguezais, que funcionam como berçários para diversas espécies, também são frágeis e sofrem principalmente com o desmatamento.
É nos oceanos que ocorrem algumas funções básicas fundamentais, como os ciclos do Carbono, Nitrogênio e Fósforo, essenciais para a manutenção do clima terrestre. Por isso, entender melhor a biodiversidade marinha é importante para a conscientização ambiental e preservação do equilíbrio do planeta.
https://www.fragmaq.com.br/blog/biodiversidade-marinha/

Mais conteúdos dessa disciplina