Buscar

Energia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Energia
Anna, Elisangela, Jéssica, Ezequiel, Requiele.
Energia
	A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na China ou qualquer outra parte da terra. Também as pessoas dependem da energia em suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social. Por fim os países dependem da energia para movimentar suas economias e criar produtos competitivos no mundo globalizado. 
Energia, economia e mercado
		-A energia é um insumo indispensável ao desenvolvimento econômico. 
		-O mundo atual depende, para seu funcionamento, muito fortemente do abastecimento de vetores energéticos modernos que são o petróleo, o gás natural, o carvão, a energia nuclear e a hidroeletricidade. 
		-Embora a energia seja crucial para o funcionamento das sociedades modernas, sua importância relativa varia de acordo com o estágio e o modelo de desenvolvimento de cada país. 
		-O progresso técnico tem forte influência tanto sobre o consumo de energia como sobre a sua oferta. Pelo lado da demanda, o progresso técnico reduz progressivamente as necessidades de consumo de energia por unidade produzida, ao melhorar a eficiência das máquinas e dos processos industriais. O progresso técnico também altera a estrutura do produto em benefício das atividades que utilizam menos intensivamente energia como as industriais de alta tecnologia e os serviços.
Eficiência Energética e Conservação de Energia
no Brasil
		Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. A promoção da eficiência energética abrange a otimização das transformações, do transporte e do uso dos recursos energéticos, desde suas fontes primárias até seu aproveitamento. Adotam-se, como pressupostos básicos, a manutenção das condições de conforto, de segurança e de produtividade dos usuários, contribuindo, adicionalmente, para a melhoria da qualidade dos serviços de energia e para a mitigação dos impactos ambientais.
Consumo de energia no Brasil
Fonte:Balanço Energético Ano Base 2011
Uso de energia em todo o mundo
Energia Hídrica
	A energia hidrelétrica é aquela que é gerada em uma usina hidrelétrica e tem como fonte de produção a força da água em movimento.
História da Energia Hídrica
		-As pessoas têm tirado proveito da energia da água em movimento há séculos.
		 -Os Gregos e Romanos da antiguidade usavam a roda-d'água, que opera sob o mesmo princípio que a turbina, para girar maquinários. A roda-d'água também era conhecida na China antiga. 
		-Na Europa, a partir da era medieval, a água em movimento impulsionava rodas-d'água que moíam milho ou trigo, transformando-os em farinha. Moinhos de água alimentavam fábricas têxteis na Inglaterra e Nova Inglaterra no início do século XVII. O desenvolvimento de uma turbina movida a vapor tornou a energia da água ainda mais eficiente.
		
		
Vantagens
		
		-É um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo. 
 		-Não gera diretamente poluição
	-A maior vantagem das usinas hidrelétricas é a transformação limpa do recurso energético natural.
	-Não há resíduos poluentes.
	-Há baixo custo da geração de energia
	
Desvantagens
		
	- Inundam áreas extensas de produção de alimentos e florestas;
	- Alteram fortemente o ambiente e com isso prejudicam muitas espécies de seres vivos, exemplo: interferem na migração e reprodução de peixes;
	- Alteram o funcionamento dos Rios;
	- Alteram a paisagem das margens pela indução de atividades humanas ligadas a presença dos reservatórios;
	- Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos;
		- Boa parte das florestas inundadas se decompõe produzindo metano, um gás que contribui para o efeito estufa.
PRINCIPAIS USINAS HIDRELÉTRICAS DO MUNDO
 
1º. Três Gargantas (China): 18.200 megawatts (MW)
2º. Itaipu (Brasil/Paraguai): 14.000 MW
3º. Guri (Venezuela): 10.000 MW
4º. Tucuruí I e II (Brasil): 8.370MW
5º. Grand Coulee (EUA): 6.494 MW
6º. Longtan Dam (China): 6.426 MW
7º. Sayano-Shushenskaya (Rússia): 6.400 MW
8º. Krasnoyarsk (Rússia): 6.000 MW
9º. Churchill Falls (Canadá): 5.428 MW
10º. La Grande 2 (Canadá): 5.328 MW
Três Gargantas-China
Itaipu-Brasil
Guri-Venezuela
Importância para a Economia
		A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa. Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.Obtida a partir de todos os outros tipos de energia, a eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricos complexos, compostos de quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.
Energia solar
		A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).
		Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela é pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação.
19
Historia da Energia Solar
O homem adorou o sol durante milênios. Se conseguíssemos ver de sua superfície a Terra, perceberíamos que ela é um ponto girando a uma distância de 150 milhões de quilômetros e que recebe algo como a energia de 10 bilhões de Itaipus. Para que possamos utilizar a energia do sol que chega à superfície da Terra, precisamos de transdutores que convertam tal energia diretamente em energia elétrica.
O aproveitamento dessa energia começou a ser utilizada em 1959 nos EUA, como forma de geração de energia elétrica para os satélites.
Vantagens
A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.
As centrais necessitam de manutenção mínima.
Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Desvantagens
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatéria (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidrelétrica (água).
Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%.
Principais Países que utilizam
1º – Alemanha
Consumo
em 2011: 19,0 TWh
2º – Itália
Consumo em 2011: 9,4 TWh
3º – Espanha
Consumo em 2011: 9,1 TWh
4º – Japão
Consumo em 2011: 4,5 TWh
5º – China
Consumo em 2011: 2,5 TWh
6º – República Tcheca
Consumo em 2011: 2,1 TWh
7º – França
Consumo em 2011: 1,8 TWh
8º – Estados Unidos
Consumo em 2011: 1,8 TWh
9º – Bélgica
Consumo em 2011: 1,5 TWh
10º – Coreia do Sul
Consumo em 2011: 0,9 TWh
Fonte: Exame.com
Energia Eólica
		Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). 
História da Energia Eólica
		O primeiro registro histórico da utilização da energia eólica para bombeamento de água e moagem de grãos através de cata-ventos é proveniente da Pérsia, por volta de 200 A.C. Acredita-se, todavia, que antes da invenção dos cata-ventos na Pérsia, a China (por volta de 2000 A.C.) e o Império Babilônico (por volta 1700 A.C) já se utilizavam de cata-ventos rústicos para irrigação.
Vantagens
É uma fonte de energia segura e renovável;
Não polui;
Suas instalações são móveis, e quando retirada, pode-se refazer toda a área utilizada;
Tempo rápido de construção (menos de 6 meses);
Recurso autônomo e econômico;
Cria-se mais emprego.
Desvantagens
Impacto visual: sua instalação gera uma grande modificação da paisagem;
Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque delas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração;
Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43dB(A)). As casas do local deverão estar, pelo menos, a 200m de distância.
Principais países que utilizam
	1º -  China (62,7 mil megawatts)
	2º -  Estados Unidos (46,9 mil megawatts)
3º -  Alemanha (29 mil megawatts)
4º -  Espanha (21,6 mil megawatts)
5º -  Índia (16 mil megawatts)
6º -  França (6,8 mil megawatts)
7º -  Itália (6,7 mil megawatts)
8º -  Reino Unido (6,5 mil megawatts)
9º -  Canadá (5,2 mil megawatts)
10º- Portugal (4 mil megawatts)
Evolução da Energia Eólica no Brasil
Energia Nuclear
		A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.
História da energia nuclear
		As usinas de energia nuclear surgiram após a Segunda Guerra Mundial. A busca pela bomba atômica só fez acelerar as pesquisas práticas de física nuclear. A questão da energia atômica sempre causou polêmica. Afinal, com energia atômica se matou cerca de 250 mil japoneses em Hiroshima e Nagasaki.
		Especificamente as usinas nucleares, que respondem hoje (agosto de 2008) por 16% de toda energia produzida no mundo, tiveram uma história de altos e baixos. A constatação da possibilidade de criar energia a partir de isótopos aconteceu em 1939, quando os cientistas Otto Hahn e Fritz Strassman em Berlim conseguiram produzir a fissão nuclear. Mas a invasão nazista à Polônia dava início a Segunda Guerra Mundial e os interesses estavam voltados para as bombas. 
O acidente de Chernobyl
	Durante uma parada de rotina para manutenção, no dia 26 de abril de 1986, ocorreu um superaquecimento do reator número 4 da usina nuclear de Chernobyl, em uma área vizinha à capital ucraniana, Kiev. O calor provocou uma explosão que jogou no ar uma nuvem de radiação nuclear, que se alastrou pela Europa. Imediatamente, após o acidente 31 pessoas morreram. As estimativas dizem que outras oito mil pessoas morreram em consequência das doenças provocadas pela irradiação. No local do acidente foi feito um envoltório e total parada do reator. Os outros reatores de Chernobyl continuam em atividade.
Vantagens
As reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis;
Comparada às usinas de combustíveis fósseis, a usina nuclear requer menores áreas;
As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás;
- Não contribui para o efeito estufa.
Desvantagens
Os custos de construção e operação das usinas são muito altos;
Possibilidade de construção de armas nucleares;
Destinação do lixo atômico;
Acidentes que resultam em liberação de material radioativo;
- O plutônio 239 leva 24.000 anos para ter sua radioatividade reduzida à metade, e cerca de 50.000 anos para tornar-se inócuo
Principais Países que utilizam
1- Estados Unidos
2 – França
3 – Japão
4 – Rússia
5 - Coreia do Sul
6 – Alemanha
7 – Canadá
8 – Ucrânia
9 - China
 
Energia termelétrica
		Energia termelétrica é aquela gerada a partir da queima de combustíveis fósseis (diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc.) realizada nas usinas termoelétricas.
Vantagens
		- Em comparação com usinas hidrelétricas, são mais rápidas para se construir, podendo assim suprir carências de energia de forma mais rápida;
		- Podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, reduzindo o custo com torres e linhas de transmissão;
		- São alternativas para países que não possuem outros tipos de fontes de energia.
Desvantagens
		- Como são usados combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera. Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeito estufa e do aumento do aquecimento global. Portanto, este tipo de energia é altamente prejudicial ao meio ambiente.
		- Outra desvantagem é que o custo final deste tipo energia é mais elevado do que a gerada em hidrelétricas, em função do preço dos combustíveis fósseis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais