Buscar

resenha principe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFSM-CESNORS Palmeira das Missões
Ciências Econômicas
Aluno: Anna Carolina Heusner Brandenburg
Disciplina: Ciência Política
2º semestre
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
	-Fazer uma resenha do livro “O Príncipe” de Maquiavel.
Como dever agir os governantes
	No livro O príncipe, Maquiavel analisa como devem ser governados os estados e como um governante deve agir para não desagradar seu povo. Um príncipe precisa estar preparado para enfrentar as mais adversas situações, resolvendo os conflitos com sabedoria, administrando com consciência e mantendo o controle das finanças.
	Os principados possuem características individuais e cada um deve ser governado de acordo com seus atributos. A forma como as nações elegem seus governantes pode ser através de herança de poder ou através da conquista do estado, sendo que os hereditários tem mais facilidade em conservar o poder, enquanto que os conquistados devem agir de maneira adequada para não desagradar o povo e manter o poder.
	O governante deve defender os fracos e enfraquecer os poderosos, a fim de que seja bem visto. A maior parte a população é menos privilegiada, e tendo o apoio deste grupo, mantêm-se o domínio da nação. Os ricos devem ser enfraquecidos, mas não desmerecidos ou desrespeitados, pois em tempos de crise pode haver necessidade de pedir apoio aos mais favorecidos para solucionar problemas.
	A língua, os costumes específicos, a religiosidade, o modo de viver da população precisa ser mantido sempre, o príncipe não deve tentar modificar os hábitos dos indivíduos, advindos de suas culturas, para não criar conflitos. As tradições vão sendo alteradas naturalmente com o passar dos anos, acompanhando as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas.
	 Saber organizar e controlar as finanças também é atributo fundamental a um governante, para que não seja visto como mau administrador e desperdiçador de dinheiro. É necessário que arrecade os impostos com prudência, para que não haja miséria no reinado e para que possa atender as necessidades do povo e do Estado.
	Maquiavel diz que quem governa precisa pensar no futuro e prever os problemas antes que aconteçam, para que possa resolver o conflito antes que este provoque uma crise no país. Deve saber identificar e combater o foco da moléstia, para que não de dissemine mais profundamente e acarrete ainda mais males à nação.
	O líder deve ser justo, sabendo aplicar penas iguais a todos e de acordo com o dolo cometido, sem dar abrigo ou perdoar amigos. É preferível que ele seja temido do que amado, pois o temor faz com que os aliados sejam fiéis aos lideres, sem traição. Deve ser sério, ter caráter e integridade, mas sem ser cruel, sempre prezando pela bondade e pelo bem-estar do povo. É necessário que esteja preparado para enfrentar as possíveis mudanças que podem ocorrer no país ao decorrer do tempo, estando disposto a moldar-se para enfrentá-las. 
	Mesmo nos momentos de dificuldade, o governante deve ser forte e não demonstrar medo ao povo, sempre passando confiança e demonstrando esperança, mas sem esconder a verdade. Não deve haver desinteresse do governo em relação a questões do povo, mesmo que não seja possível realizar, o príncipe deve ouvir e demonstrar interesse, para que não seja odiado.
	A administração do Estado deve ser exercida com autoridade, controlando as ações dos secretários e mantendo a ordem sempre, sem deixar que haja gastos excessivos e desorganização no governo. O mau gerenciamento das finanças pode levar o país à falência, por isso é necessário dar atenção especial a este setor.
	O autor diz ainda que nem sempre ser bom é o melhor caminho, explica que em determinadas situações o príncipe precisa ter pulso firme e tomar decisões que nem sempre vão ser favoráveis a todos, mas é melhor que seja assim para que não haja maiores prejuízos, apesar de não agradar a todos.
	Nenhum governante é perfeito e possui todas as qualidades necessárias a administração de uma nação, portanto, ao governar, deve-se manter um equilíbrio, não deixando transparecer suas falhas e fazendo com que seus bons atributos ganhem destaque aos olhos da população, mostrando apenas as boas características de seu reinado.
	Portanto, Maquiavel orienta aos príncipes que sempre mantenham o equilíbrio em seu reino, de modo que sejam bem vistos pelo povo. O governante precisa ser firme e honesto, sabendo como lidar com as mais adversas situações que ocorrerem ao decorrer do seu governo. Precisam também ter sabedoria e ser justos, de modo que possam resolver conflitos com integridade e que todos sejam tratados igualmente.

Outros materiais

Outros materiais