Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual 
Políticas Sociais em Habitação 
Serviço Social
Enviado para correção em 03/11/2022
1- O trabalho social junta o PHIS vai além do acompanhamento social, incide no esforço contínuo para incluir as pessoas e as comunidades. Destacamos a importância da atuação do Serviço Social junto ao programa, pois através do compromisso ético na defesa dos direitos sociais, em especial o acesso à moradia digna, por meio do direito ao acesso à cidade. Partindo desse pressuposto, disserte sobre os PHIS e a atuação do Serviço Social.
R:
Notadamente se vê que o assistente social ele deve trabalhar com compromisso de defender o direito das pessoas a uma moradia digna. Dando ênfase na busca da diminuição da desigualdade social na questão de moradia no Brasil. Onde vemos que pessoas ainda vivem em palafitas, pessoas vivendo em condições precárias em relação a moradia. Dentro do âmbito de conhecimento e desenvolvimento do trabalho do assistente social, deve se fazer um diagnóstico das necessidades das pessoas em relação a moradia que é um problema muito grande.
Em relação aos assistentes sociais dentro da política de habitação de interesse social, dependendo do local de trabalho do assistente social ele pode até usar do modo de pesquisas para ter uma real análise da situação sobre a falta de moradia na sua cidade de trabalho ou no seu município. Pois é certo que a política pública de habitação tem de ser vista como a políticas que vem a defender o direito à moradia digna de quem realmente precisa. 
Dentro dessa política pública visando o direito do cidadão de ter sua moradia, também se deve observar, a questão da organização do território das cidades, a infraestrutura, os serviços prestados naquele local onde serão construídas as habitações populares para diminuir o déficit habitacional, isso tudo para que as pessoas não fiquem desamparadas das outras políticas públicas como por exemplo: transporte, educação e segurança, nos locais onde essas habitações são construídas. Além do mais podemos citar que A relação do serviço social na área habitacional é de amenizar a desigualdade social por meio do planejamento, execução e acompanhamento de programas e projetos habitacionais. A dedicação do serviço social na área da habitação consiste em abrandar a desigualdade social, através do desenvolvimento de planejamento, execução e acompanhamento dos programas e projetos habitacionais. Coisas que fazem parte do trabalho normal do assistente social, onde ele vai atual na defesa de direitos que a própria política de habitação veio para garantir.
Falando em relação a PHIS: Onde temos como principal objetivo da Política Nacional de Habitação é retomar o processo de planejamento do setor habitacional e garantir novas condições institucionais para promover o acesso à moradia digna a todos os segmentos da população. E elas vem para ao menos tentar sanar as demandas sobre as habitações no território nacional que estão em déficit. Da forma que essa política precisa ser entendida ou se fazer entender que deve atual em cima das condições necessárias para atender a necessidade da população que vive ou estar em vulnerabilidade social. onde historicamente o brasil não se comprometeu ou deu devida atenção para a questão da grande e urgente necessidade de se trabalhar nessa parte habitacional na busca de diminuir o buraco existente nessa questão habitacional.
2- A violência urbana apresenta-se como uma questão social que está inserida nos dias atuais na realidade da sociedade brasileira. Destaca-se também como um tipo de violência mais comum no mundo contemporâneo, ou seja, há uma diversidade de comportamentos ou atos individuais, interpessoais ou coletivos. As formas de violência exibidas e sua intensidade alteram muito. Partindo desse pressuposto, disserte sobre violência urbana.
R:
A violência urbana faz parte das violações penais de maior recorrência no Brasil. Consiste na ação criminosa contra pessoas, por meio de assaltos, sequestros, assassinatos, entre outros. Além disso, entram também nessa categoria os crimes contra o patrimônio, como furtos, depredação, pichação de espaços públicos. Esse tipo de violência está sendo vista em todos os tipos de cidade, pode ser de grande porte, médio porte ou pequeno porte. Esses atos de violência deixam os moradores, de certa forma em desconforto e até mesmo com medo de sair as ruas da cidade. Esse fenômeno negativo da sociedade tem afetado de forma dilaceradora os jovens, as crianças, os idosos em parte muito particular de forma negativa e preocupante. Isso se apresenta como uma forma desordenada de crescimento das cidades, onde as forças policias não conseguem contem a força e o avanço a violência nas cidades, até mesmo por falta de contingente e de equipamentos de uso pelas forças de segurança
Se tem também como forma e causa do crescimento da violência urbana, a questão dos baixos salários, a ocupação irregular de áreas nas cidades. Não podemos deixar de lado as questões da exploração e exclusão das classes sociais, onde o resultado que se tem é a insatisfação das pessoas que estão nessa situação, isso da notoriedade a desigualdade que é de tamanho gigante em nossa sociedade.
.
A violência urbana é tambem caracterizada pela desobediência à lei, vandalismo aos bens públicos e atentado à vida no âmbito das cidades. Esse tipo de violência origina-se na infraestrutura precária, exclusão socioeconômica, desemprego ou oferta de emprego de baixa qualidade. Temos outras causas e motivos que causam esse tipo de violência de modo que A violência urbana é um fenômeno social causado por problemas estruturais como, a segregação urbana, a falta de oportunidades de trabalho e também de acesso a outros direitos básicos do cidadão, como moradia digna, saúde e educação. Onde temos como os principais tipos de violência urbana as violências físicas, também como homicídios, roubos, latrocínios, lesões corporais e a violência psíquica, como abandono, preconceitos raciais, religiosos e sexuais.

Mais conteúdos dessa disciplina